quarta-feira, 22 de agosto de 2012

INCLUSÃO EDUCACIONAL - TODOS PODEM APRENDER INCLUSÃO EDUCACIONAL - TODOS PODEM APRENDER

A inclusão escolar é um processo de adequação das escolas públicas e particulares (em parceria com as famílias, os alunos e a sociedade) para que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade, independentemente de etnia, gênero, idade, situação socioeconômica, deficiência e/ou demais necessidades específicas.

Para isso, as instituições de ensino precisam adaptar suas instalações físicas, dispor de recursos e capacitar os profissionais. É necessário adaptar o currículo de acordo com as especificidades e potencialidades de cada um. Não basta que o aluno esteja na sala de aula, cada um tem forma e ritmo de aprendizagem diferente quão são respeitados em uma sala de aula inclusiva, proporcionando aos professores o desenvolvimento de habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada um.
A Escola desenvolve um trabalho de qualidade para os alunos nas diferentes áreas do currículo, promovendo a inclusão escolar. Trabalhamos com o intuito de aperfeiçoar cada dia mais os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais. Por isso construímos uma escola inclusiva, aberta a múltiplas relações, incluindo todos os processos que contribuem para a formação e a socialização dos alunos.
Além das técnicas e recursos específicos de cada área, fazemos uso de um roteiro de observação que permite a coleta de informações relevantes a respeito do estilo de aprendizagem, a forma peculiar pela qual o aprendiz se aproxima de uma situação de aprendizagem. O cérebro pode captar e reter informações ou conhecimento, utilizando formas diversificadas como o ver, o ouvir, o fazer ou o refletir.
A maneira de mediar os recursos, as estratégias e os métodos utilizados pelos profissionais, em alguns casos, não favorecem a forma como os alunos se apropriam do conhecimento. Descobrir como se aprende pode ser a chave para o sucesso dos alunos.

Todos podem aprender, só precisamos ter paciência e descobrir a melhor estratégia para o sucesso do aprendiz
__________________________________________________________________________________
 É habilitada em Normal Superior e Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia, Deficiência Mental, Alfabetização em Libras e Braille, Letramento em Libras e Braille e Docência do Ensino Superior. Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncionais e Especialista em Educação.