A inclusão escolar
é um processo de adequação das escolas públicas e particulares (em
parceria com as famílias, os alunos e a sociedade) para que todos os
alunos possam receber uma educação de qualidade, independentemente de
etnia, gênero, idade, situação socioeconômica, deficiência e/ou demais
necessidades específicas.
Para isso, as
instituições de ensino precisam adaptar suas instalações físicas,
dispor de recursos e capacitar os profissionais. É necessário adaptar o
currículo de acordo com as especificidades e potencialidades de cada
um. Não basta que o aluno esteja na sala de aula, cada um tem forma e
ritmo de aprendizagem diferente quão são respeitados em uma sala de
aula inclusiva, proporcionando aos professores o desenvolvimento de
habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada
um.
A Escola desenvolve um trabalho de qualidade para os alunos nas
diferentes áreas do currículo, promovendo a inclusão escolar.
Trabalhamos com o intuito de aperfeiçoar cada dia mais os aspectos
emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais. Por isso
construímos uma escola inclusiva, aberta a múltiplas relações,
incluindo todos os processos que contribuem para a formação e a
socialização dos alunos.
A maneira de mediar os recursos, as estratégias e os métodos utilizados pelos profissionais, em alguns casos, não favorecem a forma como os alunos se apropriam do conhecimento. Descobrir como se aprende pode ser a chave para o sucesso dos alunos.
Todos podem aprender, só precisamos ter paciência e descobrir a melhor estratégia para o sucesso do aprendiz
__________________________________________________________________________________
É habilitada em
Normal Superior e Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial,
Psicopedagogia, Deficiência Mental, Alfabetização em Libras e Braille,
Letramento em Libras e Braille e Docência do Ensino Superior. Atua como
professora da Sala de Recursos Multifuncionais e Especialista em
Educação.