"PROJETO IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
Tema: TUDO SOBRE MIM!
"PROJETO
DE LEITURA -CULTIVANDO LEITORES"
Tema: TUDO SOBRE MIM!
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Vamos fazer um autorretrato bem divertido, fora do comum! Cada amigo vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho:
Conhecendo tudo sobre o meu Nome - Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Você também pode optar por crachás feito em eva e a criança irá apenas escrever o nome:
Brincadeiras:
- Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
- Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
- Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
- Trabalhe o número de letras de cada crachá
Partes do corpo, num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.
O que tem dentro do meu corpo? Usando sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes:
Nosso coração é um órgão importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos sobre as emoções que dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no coração! Agora, vamos fazer uma arte com um coração:
- Livro: O livro da família - O livro abaixo fala sobre as diferenças entre as famílias: cor, quantidade de pessoas, a distância, por quem esta família é composta (baixe aqui)
Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!)
Minha casa - Primeiro vamos ler o livro: Cada um mora onde pode - Ziraldo - Baixe aqui
Agora, vamos desenhar como é a nossa casa
Reconhecer as noções de higiene e a importância e necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental vamos conversar na roda de conversa sobre o tema e depois vamos separar alimentos que fazer bem para nossos dentes e os que não fazem :
Professora : Cristiane
Meireles de Oliveira
Público
Alvo: alunos das séries finais Período:
Durante todo o ano letivo
APRESENTAÇÃO
O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda de todos nós. E qual é uma
das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da
leitura.
É importante que as sementes sejam muito bem cuidadas e selecionadas.
Não se forma
bons leitores s eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneiras
de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças
sem interessante e que desperte a curiosidade deles.
As
disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais
próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais
implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo
da leitura, partindo desses pressupostos que, os professores das séries
iniciais da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a supervisão
pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os
alunos apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho
sistemático com o ato de ler.
Atitudes
como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas
para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em
que a escrita circula. Mas, pra outros, é, sobretudo na escola que o gosto pode
e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, perceba a leitura
como ato prazeroso e necessário tendo os adultos como modelo.
Neste
projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do
conhecimento escolar; professor, alunos, pais e equipe pedagógica, pois só com
esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se
que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que
concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução.
Lançar mão desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato
de ler.
OBJETIVO GERAL
J Disponibilizar
a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o
desenvolvimento do gosto e do hábito de ler;
J Apropriar do
ato de ler para construção da escrita;
J Reconhecer o
valor da língua falada e escrita como meio de informação e transmissão de
culturas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
J Conhecer e
apreciar várias histórias e textos de diversos autores nacionais e
internacionais;
J Promover
momentos de leitura diariamente;
J Apropriar do
hábito de ler na construção da escrita em sala de aula;
J Valorizar a
leitura como fonte de fruição, estética e entretenimento;
METODOLOGIA
J Aula
expositiva dialogada e interativa;
J Roda de
leitura;
J Dramatização;
J Contação de
histórias;
J Empréstimo
de livros;
J Leitura oral
e silenciosa pela professora e pelos alunos;
J Histórias
audiovisuais.
J Escrita de
fichas;
J Produção de
textos a partir da história explorada.
CRONOGRAMA
PERÍODO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
MOMENTO
|
|
1
|
DIARIAMENTE
|
LEITURA DELEITE
|
PROFESSORA REGENTE
|
INÍCIO DA AULA
|
2
|
DIARIAMENTE
|
INTERVENÇÃO NA LEITURA
|
PROFESSORA EVENTUAL
|
APÓS O RECREIO
|
3
|
DIAS ALTERNADOS
|
EMPRÉSTIMO DE LIVROS
|
SUPERVISÃO E PROFª EVENTUAL
|
DURANTE A AULA
|
4
|
QUINZENAL/SEXTAS- FEIRAS
|
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
|
PROFESSORAS/ SUPERVISÃO
|
APÓS RECREIO
|
5
|
QUINZENAL
|
HISTÓRIA AUDIVISUAL/ ESCRITA
|
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
|
INÍCIO DA AULA
|
6
|
ABRIL
|
APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PAIS
|
PROFESSORAS/SUPERVISÃO
|
REUNIÃO DE PAIS
|
7
|
MAIO/ DIARIAMENTE
|
HISTÓRIA NOVELA
|
PROFESSORA REGENTE
|
TÉRMINO DA AULA
|
8
|
JUNHO/ SEMANAL
|
VISITA A BIBLIOTECA
|
PROFESSORA REGENTE/ SUPERVISÃO
|
INÍCIO DA AULA
|
9
|
JULHO/ DIARIAMENTE
|
LEITURA COLETIVA
|
PROFESSORA REGENTE/ALUNOS
|
INÍCIO DA AULA
|
10
|
AGOSTO A NOVEMBRO
|
MALA VIAJANTE
|
PROFESSORA/ PAIS/ALUNOS
|
DURANTE A AULA
|
11
|
DEZEMBRO
|
CULMINÂNCIA
|
PROFESSORAS/ SUPERVISÃO/ PEUB/ ALUNOS/ PAIS
|
REUNIÃO DE PAIS
|
PROCEDIMENTOS
1. Leitura deleite: o texto
deve ser escolhido e preparado anteriormente. Pois trata-se de uma leitura
prazerosa, então deve ser divertida e de fácil entendimento pelas crianças.
2. Intervenção na Leitura: momento em
que a Professora Eventual terá com os alunos que estão com dificuldades na
leitura. Propondo textos simples para memorização dos sons das sílabas e textos
maiores para os eu precisam adquirir fluência na leitura. Acontecerá todos os
dias individualmente após o recreio, o aluno levará o texto para casa
para fixação da leitura.
3. Empréstimos de Livros: Os livros
deverão ser expostos para que as crianças possam escolher de acordo a sua
preferência. O professor responsável deverá sugerir algumas histórias para as
crianças que apresentam dúvidas e que não tem hábito de leitura. Os empréstimos
acontecerão em dias alternados de acordo disponibilidade das professoras
responsáveis.
4. Contação de Histórias: Preparada
com antecedência, a contação deve ser prazerosa e envolvente, com cantigas,
movimentos e adereços.
5. História audiovisual: Organizar
as histórias e passar na TV ou data show. Para os alunos do 1º ano histórias
mais curtas como fábulas e para os alunos do 2º ano histórias maiores como
contos. Após apreciação do filme realizar atividade escrita realizada pela
supervisão escolar.
6. Apresentação do Projeto: Na reunião
de pais cada professora deverá apresentar o projeto aos pais expondo a
importância e objetivos, bem como a participação de todos. Neste dia é
interessante que se conte uma história aos pais e entregue lembrancinhas
referentes a história contada.
7. História novela: A
partir de uma história maior divide-se capítulos que deverão ser contados com
suspense todos os dias para os alunos, ou histórias auditivas.
8. Visita a biblioteca da escola: Combinar com
a bibliotecária da escola um momento de literatura na própria biblioteca da
escola, para que os mesmos possam conhecer e desfrutar desse espaço tão
importante da escola.
9. Leitura coletiva: Ao receber
os alunos todos devem se concentrar no pátio para audição de um texto feito
pelos colegas no microfone.
10. Mala
viajante: 1º A professora apresenta o escritor a ser
trabalhado naquele momento através de suas obras e biografia, em seguida
conta-se uma história, explora e entrega um mimo que deve ser colado no caderno
de leitura, após sorteia uma criança ser a próxima a conhecer outra obra do
escritor, que leva o livro para casa para deleite com a família e retornar-se
uma semana depois para a contação. Cada criança deverá trazer um mimo para seus
colegas e professoras. A família que quiser pode participar desse momento na
escola junto a criança.
11. Culminâcia :
em aberto
AVALIAÇÃO
J Observação
do desempenho dos alunos em todo processo de leitura, inferência, interpretação
e escrita;
J Participação
dos pais, alunos e professoras;
SUGESTÕES DE LEITURA:
J Fábulas de
Esopo
J Fábulas de
Monteiro Lobato
J Fábulas
populares
J Pequenos
contos populares
J Autores:
1. Ziraldo: Menino Maluquinho, O menino Marrom, Os dez amigos, Flicts,
Juvenal
2. Sylvia Orthof: Maria vai com as outras, Se as coisas fossem mães, Chora
não! O sapato que miava.
3. Ruth Rocha: Marcelo, Martelo, Marmelo; O reizinho mandão; A rua do
Marcelo; A família do Marcelo; Quem tem medo do quê?
4. Ana Maria achado: Menina Bonita do laço de fita; O menino Pedro e o seu
boi voador; Dona Baratinha; Beijos mágicos; Beto, o carneiro; Palavras,
palavrinhas, palavrões;
5. Eva Furnari: Nós; Você troca; Não confunda Amigos do peito; Filó e
Marieta; Bilico.
6. Eliás José: Caixa mágica de surpresa; O amigão de todo mundo; Gente e
mais gente; Bolo pra festa no céu
7. Monteiro Lobato: Caçada de Pedrinho; Reinações de Narizinho; Memórias da
Emília; histórias das invenções
8. Enric Larreula: Todas as aventuras da Bruxa Onilda
J Livros:
1. A casa sonolenta;
2. Marley
3. Lila, e o segredo da chuva;
4. Minha casa azul;
5. Fugindo das garras do gato;
6. Rápido como gafanhoto;
7. Confusão no jardim;
8. Bruxinha e Frederico;
9. Que horas são;
10. Bom dia
todas as cores;
11. O
menino que aprendeu a ver;
12. Toca de
gente, casa de bicho;
13. Trava-língua,
quebra queixo, rema-rema, remelexo;
14. A noite
assombrada;
15. Falando
pelos cotovelos;
16. O
valor de cada um;
17. Quase de
verdade;
18. A margarida
friorenta
“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo.
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria
alma. Nada posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei
a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
HERMANN HESSE
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"Projeto
de prevenção ao uso abusivo de drogas"
Organização
e Coordenação:Professora: Cristiane Meireles de
Oliveira
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:Toda
a comunidade escolar e a sociedade municipal de modo geral.
INTRODUÇÃO:
O
uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa
dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.Não só
existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os
efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por
mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família
- representa um momento especial no qual a droga exerce forte
atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O
projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas
e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.Engana-se quem
acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca
experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre
os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga
Sim à vida", que está sendo desenvolvido pelo Colégio. Para a
psicóloga Roberta Domingues - que respondeu às questões dos
estudantes por meio de bate-papo na internet -, é muito comum o
jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande
diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar",
diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos
jovens às próprias características dessa fase da vida. "A
adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e
frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso."
Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Roberta, dependendo
da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade
pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai
estragar o corpo."A ação preventiva tem também como
justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade,
que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do
álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha,
cocaína e outras mais.
OBJETIVOS:
- Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
- Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
- Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
- Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
- Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.ATITUDES POSITIVAS NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS:
- Observar como a educação, no tocante ao uso de drogas, pode acompanhar a vida toda, pois até entre os idosos estão crescendo os problemas a ele associados, notadamente, em relação ao álcool e a certos medicamentos.
INTERVENÇÃO
JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR:
- Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida, na sala de aula, na escola e arredores.
- Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas.
- Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
- Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
PARTICIPAÇÃO:
- Todo o corpo docente e comunidade escolar.
- Pessoas da comunidade interessadas em atuar e professores de outras áreas que desejarem participar .
ÁREAS
ENVOLVIDAS:
Língua
Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História, Química,
Educação Artística e Informática.
ESTRATÉGIAS:
- As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
- Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
- Os alunos usarão a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com especialistas no assunto.
DESENVOLVIMENTO:
1ª
ETAPA:Pesquisas de campo.
PERÍODO:1º
BIMESTRE
ATIVIDADES:
1.
Entrevistas:
¨
Delegacia (Sargento da Polícia Militar)
¨ Membros do Conselho
Tutelar.
2.
Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5.
Leitura de documentos já existentes
6. Debates em sala de
aula.
7. Pesquisas
OBJETIVOS:
- ¨ Diagnosticar o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
- “Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
PARTICIPANTES:
Alunos e professores.
2ª
ETAPA: Contato com pessoas diretamente ligadas à área a ser
trabalhada.
- médicos, psiquiatras, psicólogos, ex-viciados em
drogas etc.
OBJETIVO:
- ¨ Convidar estes profissionais para discussões e palestras.PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
PERÍODO:
do 2º ao 4º bimestre
ATIVIDADES:
1.
Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas
pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de
drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4.
Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5.
Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes
que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas -Filme
“ Escritores da Liberdade”
7.
Vídeos
8. Entrevistas com ex-viciados.
9. Depoimentos de
ex-viciados.
OBJETIVO:
A
prevenção e a conscientização.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
¨
Filmes para máquinas fotográficas.
¨ Microfone.
¨
Videocassete.
¨ Tinta para impressora.
¨ Papel, cartolina,
tesoura, fita crepe cola, hidrocor
¨ Gravador
¨
Disquetes
¨ Retroprojetor
RECURSOS
HUMANOS:
¨
Psicólogos
¨ Médicos
¨ Membros da PM e do Conselho
Tutelar.
¨ Ex-viciados
¨ Familiares dos alunos
¨
Professores
APOIO
E ORIENTAÇÃO:
Secretaria
de saúde -
CRAS -
CRONOGRAMA:
¨
Fevereiro e março: Início do Projeto
¨ Primeira apresentação
de atividades: no Dia Nacional da Família na Escola.
¨ As ações
serão contínuas durante todo o ano letivo e deverão ser repetidas
a cada ano.
TRABALHOS
EM GRUPO:
- Após cada atividade, acontecerão trabalhos em grupos como discussões e elaboração de relatório sobre o tema específico.
CULMINÂNCIA:
- Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como teatros (fundamentados nas pesquisas feitas); músicas, confecção de murais... Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola (refeitório, pátio) ou no Centro Cultural do município de Paty do Alferes.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
RESULTADOS
ESPERADOS:
Com
este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes
sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e
que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de
vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de
felicidade e realização: a saúde.
"Dizer SIM à vida significa estar receptivo a tudo o que o mundo nos proporciona de bom e prazeroso, ser capaz de vencer as pressões negativas da massificação, do consumismo, da corrupção e da violência." |
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Projeto de Musicalização " Socialização
e Desenvolvimento de Habilidades Através da Musicalização com alunos Autistas"
PROFESSORA - Cristiane Meireles de Oliveira
Musicalizar é tornar a pessoa receptiva e
sensível à música. As aulas de musicalização têm um formato e objetivos bem
diferentes das aulas de música que visam à formação de músicos. Através da
musicalização podemos:
- Desenvolver a criatividade, a autoestima e a capacidade de expressão por meio da linguagem musical;
- Promover o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica por meio da linguagem musical;
- Promover a participação dos alunos como ouvintes e intérpretes;
- Favorecer a integração social, despertar e desenvolver o trabalho em equipe, o desembaraço e a autoconfiança;
- Trabalhar a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora;
- Estimular o desenvolvimento intelectual, auditivo e sensorial.
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PROJETO: ARTES
JUSTIFICATIVA
Acredita-se na ideia de que produzindo arte também se aprende, pois as
artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de
expressão e comunicação humanas.Partindo deste principio pretende-se por meio deste projeto, criar
ambiente artístico que permitem aos alunos a viajar através da
imaginação, proporcionando aprendizagem com prazer e animação.
- Desenvolver um trabalho com a linguagem artística, que leve a criança a compreender a importância de uma alimentação saudável, favorecendo a interação com o mundo e a criatividade através de atividades artísticas.
- Trabalhar a leitura de imagens;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem através do trabalho com artes
- Conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável através dos trabalhos artísticos;
- Propor trabalhos artísticos para que as crianças adquiram habilidades e soluções próprias através do desenho da pintura e da colagem.
Espera-se que, os alunos percebam a importância de
uma alimentação saudável, e que as crianças se expressem livremente,
desenvolvendo assim sua capacidade criadora, aumentando sua
sensibilidade, de forma lúdica, respeitando e valorizando o trabalho de
seus colegas, criando oportunidade de uma interação pessoal e amigável.
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PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS: CRISTIANE MEIRELES DE OLIVEIRA
ARTESÃS:IDAÉLIA,MARIA E MARLI
Objetivos
- Conhecer técnicas para o trabalho com argila.
- Elaborar uma escultura.
- Proporcionar ao aluno o prazer e a satisfação de confeccionar artes manuais;
- Estimular a concentração, atenção,paciência e principalmente a coordenação motora.
O uso da argila como material nas aulas da Sala de Recursos Multinfuncionais é sempre
recomendado, mas é preciso conhecer bem esse material para poder
orientar seu uso. Por isso foi elaborado o Projeto Argila na Escola, contando com a parceria das Artesãs Idaélia,Maria e Marli que faz parte da Associação dos Artesãos de Taiobeiras/MG.Para as crianças, pode não ser uma modelagem tão
fácil como a feita com massa de modelar, mas pode render trabalhos
duradouros. Além disso, é muito importante o trabalho com materiais
naturais.
Material
Para a atividade:
- argila
- tinta guache ou plástica (diversas cores)
- pincéis
- barbante
- palitos de soverte
- plástico ou jornal para forrar a mesa
- pote com água
Estratégia
Leitura e interpretação dos textos para que os alunos conheçam as características de uma escultura.
Proposta do trabalho com argila, explicando seu uso. Uma sugestão é
estipular um tema para que a sala produza objetos que se relacionem com
o tema proposto.
Atividade
A execução da escultura deve seguir os seguintes passos:
1. Forre a mesa.
2. Mantenha a argila dentro do plástico, retirando, aos poucos, pedaços para a modelagem.
3. Mexa livremente com a argila. Oriente os alunos para que sintam
sua consistência e pensem nas possibilidades que ela pode oferecer.
4. Comece a modelar, se necessário, umedeça a mão.
5. Deixe secar a sombra.
6. Pinte.
Observações
- Conheça e leve para a sala de aula tipos diferentes de argila.
- Se você comprar pacotes grandes de argila, poderá cortá-la em pedaços com o auxílio de um barbante.
- A Argila deve estar sempre úmida para ser modelada.
- Se a argila estiver molhada ou mole demais, sem plasticidade (que não quer se soltar das mãos), deve-se pegar um pouco dela e bater com um pedaço de madeira ou qualquer superfície que possa ser molhada, mudando os lados, até sair o excesso de água.
- As sobras de argila devem ser guardadas em plástico bem fechado e em lugar fresco.
- A pintura deve ser feita sobre a peça bem seca.
ALUNOS DA SALA DE RECURSOS DA ESCOLA ESTADUAL DONA BETI
ALUNOS DA SALA DE RECURSOS ESCOLA ESTADUAL DONA PRETA
PROJETO CEMIG NA ESCOLA
O Programa Energia Inteligente inicia um novo ciclo do Projeto Cemig nas Escolas –
Procel. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de
Estado de Educação a Cemig e a Escola Estadual Dona Beti.
O objetivo é estimular condutas de uso responsável dos
recursos naturais, incentivando novos comportamentos - seja no âmbito
individual, seja no âmbito coletivo - e desenvolver, nos espaços das
comunidades escolares, ações visando ao uso eficiente da energia
elétrica, contribuindo para a excelência do Programa Nacional de
Conservação de Energia Elétrica.
“APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS”
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Escola Estadual Dona Beti
Taiobeiras/ MG
JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto está embasada segundo a nota técnica SEESP/GAB/Nº 11/2010 do Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Especial e Esplanada dos
Ministérios, que se trata das Orientações para a institucionalização da
Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de
Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares.
A
educação inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e
legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção
pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a
efetivação do direito de todos à educação, transformando as estruturas
educacionais que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e
a organização de espaços segregados para alunos público alvo da
educação especial.
Nesse
contexto, o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade
das políticas públicas para assegurar as condições de acesso,
participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares,
em igualdade de condições.
Na
perspectiva da educação inclusiva, a educação especial é definida como
uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e
modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e realiza o
atendimento educacional especializado – AEE de forma complementar ou
suplementar à formação dos alunos público alvo da educação especial.
O
Decreto nº 6.571/2008 dispõe sobre o atendimento educacional
especializado, definido no §1º do art.1º, como o conjunto de
atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados
institucionalmente e prestados de forma complementar ou suplementar à
formação dos alunos no ensino regular. No §2º do art.1º, determina que
o AEE integra a proposta pedagógica da escola, envolvendo a
participação da família e a articulação com as demais políticas
públicas.
Dentre
as ações de apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação
previstas nesse Decreto, destaca-se, no art.3º, a implantação de salas
de recursos multifuncionais, definidas como “ambientes dotados de
equipamentos, mobiliários e materiais didáticos para a oferta do
atendimento educacional especializado”.
Para
a implementação do Decreto nº 6.571/2008, a Resolução CNE/CEB nº
4/2009, no art. 1º, estabelece que os sistemas de ensino devem
matricular os alunos, público alvo da educação especial nas classes
comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado,
ofertado em salas de recursos multifuncionais ou centros de atendimento
educacional especializado da rede pública ou de instituições
comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos; e no
seu art.4º define o público alvo do AEE como:
I
– Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo
de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II – Alunos com
transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um
quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor,
comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias
motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico,
síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desintegrativo da
infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação;
III – Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de conhecimento
humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.
Para a
Escola Estadual Norberto Schwantes em Terra Nova do Norte-MT, Educar é
ir além do convencional, ter coragem de ousar. Mudar é compromisso de
cada um de nós, e mudar o que aí está posto necessita coragem para
ousar e é nesta visão que a escola se propõe ao atendimento do aluno:
a)
Atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade, prestados de
forma complementar à formação dos alunos público alvo da educação
especial, matriculados no ensino regular;
b)
Articulação e interface entre os professores das salas de recursos
multifuncionais e os demais professores das classes comuns de ensino
regular;
c)
Plano de AEE: identificação das habilidades e necessidades educacionais
específicas do aluno; planejamento das atividades a serem realizada
avaliação do desenvolvimento e acompanhamento dos alunos; oferta de
forma individual ou em pequenos grupos; periodicidade e carga horária;
e outras informações da organização do atendimento conforme as
necessidades de cada aluno;
d)
Existência de espaço físico adequado para a sala de recursos
multifuncionais; de mobiliários, equipamentos, materiais
didático-pedagógicos e outros recursos específicos para o AEE,
atendendo as condições de acessibilidade;
Os
projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, na Sala de
Recurso Multifuncional, visão atender o aluno de uma forma abrangente
na linguagem oral e escrita, coordenação motora, conhecimento corporal
e lateralidade, orientação espaço-temporal, habilidades psicomotoras
(no processo de alfabetização), conhecimento lógico-matemático,
conhecimento de mundo, percepção, expressão Musical e dramatização.
OBJETIVO GERAL
· Desenvolver
estímulos indispensáveis ao pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e
social da criança, criando para isto situações adequadas ao seu
desenvolvimento, socialização e diminuir os efeitos de problemas
decorrentes do meio e demais estímulos referentes à aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar dificuldade que induzem o aluno a conceitos diferenciados dos almejados em relação a determinados conteúdos.
· Introduzir
o educando no mundo do pensamento mais ativo e organizado, através do
trabalho individualizado, o uso de material de manipulação, tecnologia
e a observação.
· Proporcionar estímulos que garanta a criança o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.
METODOLOGIA
A
Sala de Recursos multifuncional tem a função de estimular a
aprendizagem, desenvolvendo atividades de linguagem oral, afetiva e
escrita, através do uso de material de manipulação, sempre que
possível, para facilitar a formação de conceitos abstratos, atividades
lúdicas, brinquedos cantados e outros, pois quanto mais a criança age,
mais desenvolve as estruturas que lhe permite significado ao seu
comportamento e as coisas.
Nas estratégias a serem trabalhadas prevê-se o trabalho com aula de campo, DVDs, programas de computador, pesquisas digitação,
jogos didáticos, carimbos, leituras diversas: individualizada,
silenciosa, de figuras, de imagens (vídeo, DVDs, TV), trabalho
envolvendo rótulos e outros recursos disponíveis nesta unidade escolar
A
metodologia será aplicada de acordo com a grade curricular do ensino
regular fazendo intervenções de acordo com a limitação de cada aluno.
Como estratégia principal será observado a potencialidade de cada
aluno. Usaremos os recursos didáticos e pedagógicos existentes na
escola além de visitas planejadas aos órgãos públicos, favorecendo ao
aluno a formação de conceitos resultando na aprendizagem.
O
atendimento do aluno acontecerá no contra turno de acordo com a
necessidade de cada um ou o mesmo será durante o período de aula,
quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido à
distância do colégio e o uso do transporte escolar.
O Plano de AEE (EM CONSTRUÇÃO)
Objetivos Previstos: (EM CONSTRUÇÃO)
Superação das dificuldades motoras, de evolução conceitual, de atenção e de concentração.
Atividades do Plano (EM CONSTRUÇÃO)
Para o desenvolvimento da capacidade
grafomotora e da motricidade ampla: atividades de desenho, pintura e o
uso de diferentes instrumentos como suporte para sua expressão gráfica,
como, por exemplo, o computador; uso de massa de modelar; a construção
de maquetes; dentre outras atividades. Deslocamentos em ambientes
abertos através da expressão corporal com o uso de variados recursos,
tais como bolas, arcos, dentre outros.
Para desenvolvimento de conceitos,
desenhar, jogo simbólico, dramatização, pintura, música, jogo da
memória, associação de imagens e palavras, contato com variados gêneros
textuais. Todas as atividades devem ser contextualizadas e
significativas para a criança e devem ser realizadas em situações
lúdicas.
Atenção e concentração
Jogos educativos diversos.
Oralidade
Relatos
orais, registro oral de passeios, visitas, atividades de dramatização e
brincadeiras livres que permitam ao aluno exercitar sua capacidade
criativa e de expressão verbal. Interlocução entre a professora do AEE
e a da sala de aula do ensino comum Visa a conhecer os efeitos do plano
de EE no comportamento do aluno em sala de aula.
MATERIAIS DIDÁTICOS
- lupas;
- bolas diversas;
- 02 bolas de Pilates;
- bambolês,
- caixas de giz de cera;
- tesouras (grandes);
- cola tenaz;
- caixas de massa de modelar;
- ábacos;
- E.V.A de cores variadas (03 de cada cor);
-caixas de tinta guache,
- canetas marcar CD azul e preta)
- pincéis (espessuras variadas);
- rolo de papel bobina;
- resma de papel sulfite;
- cadernos pequenos (alunos do matutino e vespertino);
- papel crepom de cores variadas;
- papel camurça de cores variadas;
- papel para dobradura;
- papel cartão;
- caixas de palito de dente;
-maços de fósforo;
- pacotes de canudinhos;
- pacotes de bexiga (balão);
- tecido pintura;
- tecido (bordado p/ vagonite e ponto cruz);
- T.N.T (cores variadas);
- agulha de costura (de mão);
- agulhas de crochê;
- linhas de costura diversas;
- 10 m corda;
- 06 cones grandes
- 01 rolo de barbante;
- bastões de cola quente;
- 01 extensão;
- 01 T (para tomada);
- colchonetes;
- cabos de vassoura;
- pregos (pequenos e médio);
- feltro (diversas cores);
- Obs.: Os materiais de consumo serão utilizados bimestralmente.
RECURSOS DIDÁTICOS
-
fantoches, brinquedos de encaixes, dedoches, quadro valor lugar, álbum
seriado, livro de pano, livros paradidáticos e didáticos, dicionário de
libras, quebra-cabeça variados, - blocos de madeira, garrafas pet,
caixas de leite, material dourado, alfabeto móvel, jogos de memória
variados, revistas e jornais velhos, livros diversos, sucatas e outros,
tudo o que for necessário para enriquecer o trabalho dentro da proposta
curricular da escola, contemplando o cotidiano e as especificidades de
cada aluno.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Cada
vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos
tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se
diferentes códigos de significação (novas maneiras de se expressar e se
relacionar). Inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam
dados e informações, permitindo novas formas de comunicação, além dos
meios gráficos. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas
de ordenação da experiência humana, com grandes reflexos,
principalmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si
mesmo.
É
fundamental que a instituição escolar integre a cultura tecnológica
extracurricular ao seu cotidiano, proporcionando aos alunos o
desenvolvimento de habilidades para utilização dos novos instrumentos
de aprendizagem. A televisão é um meio de comunicação que oferece
grande variedade de informações utilizando basicamente imagens e sons,
o que a faz não depender necessariamente da cultura letrada, que não
pode ser desconsiderada pela instituição escolar. É um meio de
transmissão de programas, algumas vezes com finalidades educacionais,
dirigidos a professores e alunos.
Já
o computador é uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de
novas relações para a construção do conhecimento e da comunicação. O
computador permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir
novas formas de pensar e aprender e, principalmente, de se comunicar.
Para que os alunos não sejam receptores passivos é necessário
contextualizar essas programações, levando em consideração as
necessidades, interesses e condições de aprendizagem dos alunos.
- diversos tipos alternativos de comunicação;
- vídeos diversos;
- DVDs;
- aparelho de som;
- caixa de som;
- microfone;
- computador;
- impressora;
- softwares educativos;
- data show;
- máquina fotográfica digital
DURAÇÃO DO PROJETO
A
execução deste projeto se dará ao longo do ano letivo, com
possibilidade de se estender por mais tempo de acordo com as
necessidades do aluno, até que a aprendizagem atenda aos objetivos
propostos.
Computador e Educação? Uma ótima combinação
Como
diz o Professor José Armando Valente em seu texto: ...O computador é
apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência,
flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas... Ainda: ...
Podemos concluir que com o uso do computador, mesmo as tarefas mais
simples, como desenhar na tela, escrever um texto, etc..., são
suficientemente ricas e complexas, permitindo o desenvolvimento de uma
série de habilidades que ajudam na solução de problemas, levando o
aluno a aprender através de seus erros...
Para
tal utilizareis programas que despertem o raciocínio lógico matemático,
produção de textos, artes entre outros recursos que as mídias nos
proporcionam.
PROJETO 2
ESCOLA
ESTADUAL DONA BETI
PROJETO
INFORMÁTICA COM ALUNOS DA SALA DE RECURSOS
PROFESSORA: Cristiane Meireles de Oliveira
PÚBLICO ALVO: Alunos da sala de recursos
Introdução
As
diversas utilidades da informática, sua importância e influência
no desenvolvimento, na educação, terapia, comunicação, integração
e socialização dos educando com necessidades especiais são de suma
importância para o desenvolvimento dos educando nas aulas de
informática.
O
Projeto de Informática implantado nesta escola tem como objetivo
utilizar a informática como um recurso pedagógico para auxiliar o
processo educacional e conectar os educando com a rede mundial de
computadores (internet), visando à inclusão social e digital dos
mesmos e
o aprendizado das ferramentas de informática para maior adaptação
às tecnologias atuais
Objetivo
Geral
O
objetivo geral deste projeto é utilizar o ambiente computacional de
aprendizagem para pesquisar o papel que o computador desempenha na
avaliação e educação das pessoas com necessidades especiais,
levando-se em conta os diferentes tipos de dificuldades que o aluno
apresenta (problemas sensoriais, motores, cognitivos, neurológicos,
lingüísticos, etc.).
Objetivo
especifico:
O
principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao
currículo escolar, está na utilização do computador como
instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos trabalhados.
A
globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da
realidade. E quando colocar a Informática como disciplina, tanto de
conteúdo como de prática para o educando. Segundo: GALLO-
(1994)
“A organização curricular das disciplinas coloca-as como
realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para
desenvolver a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a
construção de um cosmo visão abrangente que lhes permita uma
percepção totalizante da realidade.”
Dentro
do contexto, qual seria a função da Informática? Não seria de
promover a interdisciplinaridade ou, até mesmo, a
transdisciplinaridade na escola.
Metodologia:
O
uso da Internet na Escola Estadual Dona Beti está delimitado, em sua
maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande
potencial da Internet é a comunicação. Entretanto,dentro de
nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro
momento, usamos a Internet como ferramentas sua característica mais
marcante que é o acesso à informação.
Após
um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que
isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a
participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar
de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências
ela usá-la com ferramenta de expressão política e social.
Conclusão:
A
Informática educacional como pode notar, deve fazer parte do projeto
político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as
pretensões da escola em sua proposta educacional.
"A
importância que assumem essas tecnologias no âmbito da Educação
Especial já vem sendo destacada como a parte da educação que mais
está e estará sendo afetada pelos avanços e aplicações que vêm
ocorrendo nessa área para atender necessidades específicas, face ás
limitações de pessoas no âmbito mental, físico - sensorial e
motoras com repercussão nas dimensões sócio- afetivas." (Doc.
do PROINESP, 2000).
No
nosso trabalho educacional, portanto, utilizamos adaptações com a
finalidade de possibilitar a interação, no computador, de alunos
com diferentes níveis de comprometimento motor e/ou de comunicação
e linguagem, em processos de ensino-aprendizagem.
Resumo:
Muito
se têm discutido sobre a união os recursos tecnológicos e a
educação, na formação dos alunos, devido à expansão dos
computadores e de seu uso. No entanto, não adianta tornar disponível
toda essa tecnologia sem liberar a criatividade do traço e o
desenvolvimento do saber artístico, mostrando a transição do papel
para a tela do computador.
Boa tarde professora Cristiane Meireles!
ResponderExcluirVenho deixar meus parabéns pelo seu blog. Tudo perfeito, os projetos bem inspiradores, um blog de grande valia.
Um abraço carinhoso,
Ana Gardenha F. Dias
Parabéns por nos apresentado projetos para a inclusão
ResponderExcluirParabéns!!! Muito valioso esses projetos. Amei.
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