Idéias Para Escrever um ótimo Relatório!
Você pensa
|
Você escreve
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
|
É nervoso
|
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
|
Tem o costume de roubar
|
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
|
É bagunceiro, relaxado, porco
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
|
É largado da família
|
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
|
É apático, distraído
|
Ainda
não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas
vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
|
É chiclete
|
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
|
É sonso e dissimulado
|
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
|
É deprimido, isolado, anti-social
|
Evita
o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer
sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio
social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
|
ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida
do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com
RELATÓRIO
INDIVIDUAL DO ALUNO
1º
Bimestre - 2012
Nome
do aluno: Aluna X
Nome
da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Série:
5 ano Turno:
Vespertino
Ano Letivo:
1º Bimestre - 2012
A
aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de
deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa
etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria
Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula,
causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está
matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental ,
mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade,
pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a
sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua
filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o
processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi
constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades
previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala
de aula, pode constatar:
- Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
- Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
- Fornece dados do seu primeiro nome.
- Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
- Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
- Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
- É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
- Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
- Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
- Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
- Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
- Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
- Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
- Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
- A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
- Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
- A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar
das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações
de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a
utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel,
jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda
demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta
dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito,
utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência,
devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades
que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades
articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais,
as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda
continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para
usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as
suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito
individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível,
visando um bom desempenho da escolar da mesma.
________________________________________________________________________________________
ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida
do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com
RELATÓRIO
INDIVIDUAL DO ALUNO
2º
Bimestre - 2012
Nome
do aluno: Aluna X
Nome
da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Série:
5 ano Turno:
Vespertino
Ano Letivo:
2º Bimestre - 2012
Com
base nos objetivos trabalhados durante o bimestre, foi possível
observar que a aluna Maria Eduarda teve um avanço bastante
significativo. Observando diariamente o desempenho da mesma foi
constatado que demonstrou habilidades em participar das aulas
propostas. A aluna está desenvolvendo gradativamente no processo de
ensino aprendizagem. Saiu do nível garatuja e está no nível pré-
silábico. Maria Eduarda é uma menina inteligente, observadora e
perspicaz. Neste bimestre ele se destacou ainda mais na área das
Artes. Gosta muito de desenhar e criar oralmente, consegue entrar com
facilidade no mundo do imaginário. Tem aprimorado cada dia mais seu
campo visual. Quanto
ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
- Apresenta parcialmente um bom desenvolvimento cognitivo, mas tem dificuldades na escrita, contudo com a realização de atividades vem apresentando avanços importantes.
- Aprecia ouvir histórias;
- Não faz relação entre o que fala e escreve;
- Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita através de desenhos;
- Relata acontecimentos com riqueza de detalhes em situações do cotidiano familiar;
- Identifica o seu nome e escreve;
- Identifica o nome dos colegas;
- Reconhece e escreve as letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M;
- Tem um pouco de dificuldades em escrever e falar oralmente as letras G, K e M.
- Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, respeitando o seu limite ampliando a confiança em sua capacidade motora.
- Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: como brincadeiras com a bola;
- Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento;
- Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
- Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
- Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
- Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas, devido o barulho por ser uma turma agitada;
- Coopera com colegas e professora;
- Manifesta hábitos sociais(cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
- Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
- O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
- Gosta de desenhar;
- Interessa-se por diversos recursos artísticos;
- Manuseia a massa de modelar com interesse;
- Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
- Traz para a classe informações de fontes diversas como TV e rádio;
A
aluna as vezes tem ficado um pouco sonolenta, devido os
medicamentos
que ela toma. É assidua e pontual, gosta de frequentar a escola.
“O
parecer é sobretudo a imagem de um trabalho.
Ao
relatarmos um processo efetivam,ente vivido,naturalmente
encontraremos as representações
que lhe
dêem verdeiro sentido.”(Jussara Hoffman)
________________________________________________________________________________
ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida
do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com
RELATÓRIO
INDIVIDUAL DO ALUNO
3º
Bimestre - 2012
Nome
do aluno: Aluna x
Nome
da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Série:
5 ano Turno:
Vespertino
Ano Letivo:
3º Bimestre - 2012
Sua
adaptação ao grupo ocorreu tranquilamente.
Sente-se
insegura em determinadas atividades, porém após receber incentivos
e elogios da professora, consegue executá-las, alegrando-se e
percebendo o quanto é capaz;
- Tem curiosidade pela letra cursiva, demonstrando alegria a cada palavra escrita;
- É uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola
- É alegre e inteligente.
- Sabe ser companheira, amiga e cativante, sem fazer distinção entre os colegas. Falar sobre o aprendizado na leitura e escrita
- A aluna esqueceu de algumas letras por isso teve que fazer uma revisaõ geral de todas as letras trabalhadas. Depois de algumas semanas a aluna:
- Reconhece as cores vermelha, amarela,azul e verde e letras. Já consegue escrever em letra de forma as letras A,B,C,D,E,F,H,I,L,O.
- Quando faz as tentativas de escrita, coloca as vogais corretamente.
- Consegue reconhecer as letras A,B,C,D,E,F,L,M com alfabeto móvel.
- Nas atividades de linguagem oral, relata alguns trechos das histórias contadas.
- Apesar de apresentar algumas dificuldades , teve um crescimento significativo durante este bimestre
- Identifica e escreve todas as letras do seu nome.
- Por apresentar dificuldades em gravar o que viu, percebo que já procura assimilar mas as vezes não consegue. Fico feliz, pois quanto a isto, os avanços são notáveis e progressivos
- Em determinados momentos, necessita de estímulos da professora para prosseguir em suas atividades de escrita, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas.Matemática
- Reconhece cores, figuras geométricas, números e quantidades;
- Apresentou uma confusão no reconhecimento dos numerais, com o auxílio dos pais sempre presentes e da professora, superou essa barreira reconhecendo-os e suas respectivas quantidades (0 à 9 )
- Começa a distinguir esquerda e direita.
- Começa a identificar sua lateralidade diferenciando a direita da esquerda;Outras disciplinas
- Nas demais disciplinas demonstra interesse, participando de todos os temas abordados.
- Nas disciplinas de ciências, história, geografia e ética e cidadania participa ativamente de todas as atividades, conseguindo compreendê-las parcialmente.
- Nas demais disciplinas participa de tudo com entusiasmo, contribuindo dentro de seus limites para que os objetivos sejam alcançados.
- Nas aulas de artes, realiza seu trabalho com determinação e capricho, se apegando aos detalhes e demonstrando prazer nesse tipo de atividade.
- Realiza as atividades com prazer e dedicação demonstrando um pouco de dificuldade quando faz uso de tintas e pincéis.
- Adora realizar trabalhos de artes, caprichando para que fique tudo bem feito
- Pinta, desenha e realiza atividades de recorte e colagem com maior entusiasmo, obtendo avanços significativos na área artística. Suas produções estão gradativamente mais criativas e ricas em detalhes. Outros aspectos
- Distrai-se facilmente, atrasando-se nas atividades e não desenvolvendo todo o seu potencial
- Sua concentração dura em média 10 minutos, dificultando a expansão de todo o seu potencial;
- Segura o lápis com firmeza e em atividades de recorte, respeita os limites demonstrando boa coordenação motora grossa.
- Manuseia o lápis com um pouco de dificuldade.
- Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende.
- Possui bom relacionamento com a professora e colegas.
- Tem curiosidade pela letra cursiva, demonstrando alegria a cada palavra escrita;
- É uma aluna capaz, participando com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola
- É alegre e inteligente.
- Sabe ser companheira, amiga e cativante, sem fazer distinção entre os colegas. Falar sobre o aprendizado na leitura e escrita
- A aluna esqueceu de algumas letras por isso teve que fazer uma revisaõ geral de todas as letras trabalhadas. Depois de algumas semanas a aluna:
- Reconhece as cores vermelha, amarela,azul e verde e letras. Já consegue escrever em letra de forma as letras A,B,C,D,E,F,H,I,L,O.
- Quando faz as tentativas de escrita, coloca as vogais corretamente.
- Consegue reconhecer as letras A,B,C,D,E,F,L,M com alfabeto móvel.
- Nas atividades de linguagem oral, relata alguns trechos das histórias contadas.
- Apesar de apresentar algumas dificuldades , teve um crescimento significativo durante este bimestre
- Identifica e escreve todas as letras do seu nome.
- Por apresentar dificuldades em gravar o que viu, percebo que já procura assimilar mas as vezes não consegue. Fico feliz, pois quanto a isto, os avanços são notáveis e progressivos
- Em determinados momentos, necessita de estímulos da professora para prosseguir em suas atividades de escrita, mas aos poucos tem demonstrado melhoras significativas.Matemática
- Reconhece cores, figuras geométricas, números e quantidades;
- Apresentou uma confusão no reconhecimento dos numerais, com o auxílio dos pais sempre presentes e da professora, superou essa barreira reconhecendo-os e suas respectivas quantidades (0 à 9 )
- Começa a distinguir esquerda e direita.
- Começa a identificar sua lateralidade diferenciando a direita da esquerda;Outras disciplinas
- Nas demais disciplinas demonstra interesse, participando de todos os temas abordados.
- Nas disciplinas de ciências, história, geografia e ética e cidadania participa ativamente de todas as atividades, conseguindo compreendê-las parcialmente.
- Nas demais disciplinas participa de tudo com entusiasmo, contribuindo dentro de seus limites para que os objetivos sejam alcançados.
- Nas aulas de artes, realiza seu trabalho com determinação e capricho, se apegando aos detalhes e demonstrando prazer nesse tipo de atividade.
- Realiza as atividades com prazer e dedicação demonstrando um pouco de dificuldade quando faz uso de tintas e pincéis.
- Adora realizar trabalhos de artes, caprichando para que fique tudo bem feito
- Pinta, desenha e realiza atividades de recorte e colagem com maior entusiasmo, obtendo avanços significativos na área artística. Suas produções estão gradativamente mais criativas e ricas em detalhes. Outros aspectos
- Distrai-se facilmente, atrasando-se nas atividades e não desenvolvendo todo o seu potencial
- Sua concentração dura em média 10 minutos, dificultando a expansão de todo o seu potencial;
- Segura o lápis com firmeza e em atividades de recorte, respeita os limites demonstrando boa coordenação motora grossa.
- Manuseia o lápis com um pouco de dificuldade.
- Em situações que apresenta insegurança espera o auxilio da professora, sendo encorajada a tentar fazer do seu jeitinho, pois é tentando que se aprende.
- Possui bom relacionamento com a professora e colegas.
gostei da maneira como foi colocado o relatório, fazendo citações dos avanços e dificuldades da criança. Parabéns
ResponderExcluirO relatório esta muito bem definido, parabéns
ResponderExcluirEsse foi o últim, depois de 3 hs no PC. Valeu a pen!!! Esse é perfeito.
ResponderExcluirEsse foi o últim, depois de 3 hs no PC. Valeu a pen!!! Esse é perfeito.
ResponderExcluirEsse foi o últim, depois de 3 hs no PC. Valeu a pen!!! Esse é perfeito.
ResponderExcluirEsse foi o últim, depois de 3 hs no PC. Valeu a pen!!! Esse é perfeito.
ResponderExcluirMuito bom!!! #
ResponderExcluirParabéns! O relatório está muito organizado e com clareza do desenvolvimento do aluno.
ResponderExcluirtudo vdd
ResponderExcluirQue Maravilha! É tão difícil um profissional compartilhar seu trabalho ( realmente bom) nas redes! Parabéns!
ResponderExcluirParabèns. Maravilhoso.
ResponderExcluirmuito bom aprendi muito
ResponderExcluirNossa maravilha , a maioria dos profissionais não compartilham esse tipo de conhecimento..muito bom parabéns. .
ResponderExcluirEsse é de de sala de recurso?
ResponderExcluirAdorei as dicas!
ResponderExcluirMuito bom. Gostei
ResponderExcluirFoi muito útil.
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirÓtimo com bastante clareza!
ResponderExcluirQue trabalho excelente! Parabéns!
ResponderExcluirTRABALHO MARAVILHOSO! PARABÉNS!!!
ResponderExcluirPARABÉNS !!! MUITO BOM O SEU RELATÓRIO,
ResponderExcluirparabéns seu trabalha ficou muito bom seu relatório bem colocado suas observação
ResponderExcluirMuito boa sua descrição, parabéns.....
ResponderExcluirSão sensacionais parabéns. 🥰🥰
ResponderExcluirqueria sugestões de relatório anual para terminalidade específica Ensino Médio, aluno com deficiência intelectual
ResponderExcluirAdorei, muito claro e definido sem palavras muito difíceis ou desconhecida.
ResponderExcluirMuito obrigada por produzir e compartilhar, o seu conteúdo me ajudou muito.
ResponderExcluirEsse material tem nos ajudado muito na elaboração de nossos relatórios.
ResponderExcluir