"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." (MARION WELCHMANN)
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL DONA BETI
Meu nome é Cristiane Meireles, estou trabalhando na sala de recursos desde 2007,habilitada em Pedagogia e Normal Superior, especialização em Psicopedagogia,Educação Especial,Libras , Braille,Deficiência mental e Docência do Ensin Superior.Quando assumi a Sala de Recurso a idéia era trabalhar principalmente as dificuldades encontradas no processo ensino /aprendizagem, mas com o passar do tempo, fomos vendo que a inclusão, ou seja, as necessidades especiais é o foco principal da Educação brasileira, atualmente . Daí o empenho do setor de inclusão da Superintendência de Araçuaí ,estado de Minas Gerais em ingressar alguns de seus professores na especialização do AEE (Atendimento Educacional Especializado), inclusive “eu”. E agora estamos analisando que além daquilo que tínhamos previsto, em torno da clientela da escola e o que e como são trabalhados todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento motor e cognitivo.
E para que todo esse processo tenha êxito procuro organizar meu plano das seguintes maneiras: primeiro procuro conversar com a família para me inteirar de toda a situação familiar da criança, segundo, dialogar e trocar idéias com os professores da sala comum e por último o atendimento a criança, cada uma na sua especificidade. Mas ainda vejo muito escassa a participação da família em todo esse processo.
Os alunos são atendidos sempre no período oposto ao da escola, mas se há alguma ocorrência no período de aula, procuro sempre auxiliar os professores das salas comunus. Por isso que a atividade que mais me dispendo de tempo é o atendimento ao aluno.
Perfil dos alunos atendidos na SRM:
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL
ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
ALUNOS COM BAIXA VISÃO
ALUNOS COM AUTISMO
ALUNOS SÍNDROME DE WEST
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Vale ressaltar que todos os alunos atendidos são da mesma escola e também de outras escolas da nossa cidade.Sendo que a demanda está cada vez mais aumentando, pela procura do atendimento ao AEE, por parte dos professores da sala comum, coordenação pedagógica, professores de reforço e outros. Porque a somatória do trabalho do professor da sala comum, que trabalha na procura de planejar e adequar os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula, com o trabalho do AEE que é um serviço de educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, faz com que o ensino/aprendizado e a inclusão só se tornem cada vez mais ricos e aguçadores. E para que tudo isso tenha uma frutificação melhor e grandiosa cada vez mais faz se necessário a formação de professores em “Atendimento Educacional Especializado.”
O QUE É SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
O que é Sala de Recursos?Direito dos alunos e dever da escola.
As
pessoas com necessidades educacionais especiais têm assegurado pela
Constituição Federal de 1988, o direito à educação (escolarização)
realizada em classes comuns e ao atendimento educacional especializado
complementar ou suplementar à escolarização, que deve ser realizado
preferencialmente em salas de recursos na escola onde estejam
matriculados, em outra escola, ou em centros de atendimento educacional
especializado. Esse direito também está assegurado na LDBEN – Lei nº.
9.394/96, no parecer do CNE/CEB nº. 17/01, na Resolução CNE/CEB nº. 2,
de 11 de setembro de 2001, na lei nº. 10.436/02 e no Decreto nº. 5.626,
de 22 de dezembro de 2005.
O Atendimento Educacional Especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com Necessidades Educativas Especiais. Este pode ser em uma Sala de Recursos Multifuncionais, ou seja, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. Esse atendimento deverá ser paralelo ao horário das classes comuns. Uma mesma sala de recursos, conforme cronograma e horários pode atender alunos com, altas habilidades/superdotação, dislexia, hiperatividade, déficit de atenção ou outras necessidades educacionais especiais.
...uma nova gestão dos sistemas educacionais prevê a prioridade de ações de ampliação do acesso à Educação Infantil, o desenvolvimento de programas para professores a adequação arquitetônica dos prédios escolares para a acessibilidade. Preconiza também a organização de recursos técnicos e de serviços que promovam a acessibilidade pedagógica e nas comunicações aos alunos com necessidades educacionais especiais em todos os níveis, etapas e modalidades da educação. ( ALVES, 2006, p. 11)
Os princípios para organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de que a escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes comuns do Ensino Regular, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente e que o atendimento educacional especializado complementar e suplementar a escolarização podem ser desenvolvidos em outro espaço escolar.
Freqüentando o ensino regular e o atendimento especializado, o aluno com necessidades educacionais especiais tem assegurado seus direitos, sendo de responsabilidade da família, da Escola, do Sistema e da sociedade.
AS Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001, em seu artigo 2° orientam que: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidades para todos”. (Alves, 2006, p.11)
O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado em salas de recursos se destacam: o ensino de Libras, o sistema Braille e o soroban, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular, dentre outros, até mesmo o apoio educacional aos professores que estão na sala de aula com o aluno.
Esse atendimento não pode ser confundido com reforço escolar ou mera repetição dos conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
Os alunos atendidos na Sala de Recursos são aqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. Entre eles estão os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais, os alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico. Também fazem parte destes grupos, os alunos que enfrentam limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios, disfunções ou deficiências, tais como: autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.
O professor da Sala de Recursos (formado em Pedagogia/Educação Especial) deve atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado; atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagogias que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo; promover as condições de inclusão desses alunos em todas as atividades da escola; orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional; informar a comunidade escolar a cerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional; participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades especiais dos alunos; preparar material específico para o uso dos alunos na sala de recursos; orientar a elaboração de material didático-pedagógico que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular; indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade e articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
O Atendimento Educacional Especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com Necessidades Educativas Especiais. Este pode ser em uma Sala de Recursos Multifuncionais, ou seja, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. Esse atendimento deverá ser paralelo ao horário das classes comuns. Uma mesma sala de recursos, conforme cronograma e horários pode atender alunos com, altas habilidades/superdotação, dislexia, hiperatividade, déficit de atenção ou outras necessidades educacionais especiais.
...uma nova gestão dos sistemas educacionais prevê a prioridade de ações de ampliação do acesso à Educação Infantil, o desenvolvimento de programas para professores a adequação arquitetônica dos prédios escolares para a acessibilidade. Preconiza também a organização de recursos técnicos e de serviços que promovam a acessibilidade pedagógica e nas comunicações aos alunos com necessidades educacionais especiais em todos os níveis, etapas e modalidades da educação. ( ALVES, 2006, p. 11)
Os princípios para organização das salas de recursos multifuncionais partem da concepção de que a escolarização de todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, realiza-se em classes comuns do Ensino Regular, quando se reconhece que cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente e que o atendimento educacional especializado complementar e suplementar a escolarização podem ser desenvolvidos em outro espaço escolar.
Freqüentando o ensino regular e o atendimento especializado, o aluno com necessidades educacionais especiais tem assegurado seus direitos, sendo de responsabilidade da família, da Escola, do Sistema e da sociedade.
AS Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001, em seu artigo 2° orientam que: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidades para todos”. (Alves, 2006, p.11)
O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado em salas de recursos se destacam: o ensino de Libras, o sistema Braille e o soroban, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular, dentre outros, até mesmo o apoio educacional aos professores que estão na sala de aula com o aluno.
Esse atendimento não pode ser confundido com reforço escolar ou mera repetição dos conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
Os alunos atendidos na Sala de Recursos são aqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. Entre eles estão os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais, os alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico. Também fazem parte destes grupos, os alunos que enfrentam limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios, disfunções ou deficiências, tais como: autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.
O professor da Sala de Recursos (formado em Pedagogia/Educação Especial) deve atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o atendimento educacional especializado; atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagogias que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo; promover as condições de inclusão desses alunos em todas as atividades da escola; orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional; informar a comunidade escolar a cerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional; participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades especiais dos alunos; preparar material específico para o uso dos alunos na sala de recursos; orientar a elaboração de material didático-pedagógico que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular; indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade e articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
FICHA DE ENCAMINHAMENTO
Sala de Recurso Multifuncional
Ficha individual de encaminhamento do aluno para Sala De Recursos
I – DADOS
PESSOAIS DO (A) ALUNO (A):
Nome do (a) Aluno(a) _________________________________________________________
Data de Nascimento _______/________________/_________ Idade _____________
Naturalidade ________________________________________________________________
Endereço ___________________________________________________________________
Telefone ___________________________________________________________________
Nome dos Pais ______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Com quem mora _____________________________________________________________
Ano Letivo: 2011 Fase:( ) Ciclo: ( ) Turma:______Turno: Matutino ( ) ( )Vespertino ( )
Professora Sala Regular _______________________________________________________
Professora da Sala de Recurso: __________________________________________________
Esta ficha tem como objetivo colher dados preliminares sobre o aluno, que justifique seu encaminhamento a Sala de Recursos.Para que se possa fazer um bom estudo do aluno que você está encaminhando, é importante algumas informações, que só você,professor, que o acompanha no dia a dia escolar, pode fornecer.As questões que se seguem dizem respeito às áreas do desenvolvimento infantil a serem trabalhadas, com vistas ao progresso global dos alunos, na certeza de que:
1. A natureza das disfunções na aprendizagem deve ser considerada como conseqüência de inúmeros fatores, e não como a causa primeira do fracasso escolar.
2. A modificação do quadro de insucessos pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em crianças pequenas.
3. As estratégias de intervenção devem ser adequadas aos interesses e necessidades das crianças, evitando-se estímulos tão elementares que possam provocar desinteresse pelo aprender, reforçando-lhe, ao mesmo tempo auto-conceitos negativos.
4. As dificuldades na aprendizagem podem ser superadas quando os alunos são devidamente estimulados e aceitos.
II - MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO
a) ( ) Baixo Rendimento Escolar
b) ( ) Problemas de Comportamento
c) ( ) Problemas Emocionais
d) ( ) Suspeita de Superdotação
e) ( ) Dificuldades Auditivas
f) ( ) Dificuldades Visuais
g) ( ) Dificuldades Motoras
h) ( ) Dificuldades de Linguagem
i) ( )Outra (s) _____________________________________________________________
A - Baixo rendimento escolar
Nome do (a) Aluno(a) _________________________________________________________
Data de Nascimento _______/________________/_________ Idade _____________
Naturalidade ________________________________________________________________
Endereço ___________________________________________________________________
Telefone ___________________________________________________________________
Nome dos Pais ______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Com quem mora _____________________________________________________________
Ano Letivo: 2011 Fase:( ) Ciclo: ( ) Turma:______Turno: Matutino ( ) ( )Vespertino ( )
Professora Sala Regular _______________________________________________________
Professora da Sala de Recurso: __________________________________________________
Esta ficha tem como objetivo colher dados preliminares sobre o aluno, que justifique seu encaminhamento a Sala de Recursos.Para que se possa fazer um bom estudo do aluno que você está encaminhando, é importante algumas informações, que só você,professor, que o acompanha no dia a dia escolar, pode fornecer.As questões que se seguem dizem respeito às áreas do desenvolvimento infantil a serem trabalhadas, com vistas ao progresso global dos alunos, na certeza de que:
1. A natureza das disfunções na aprendizagem deve ser considerada como conseqüência de inúmeros fatores, e não como a causa primeira do fracasso escolar.
2. A modificação do quadro de insucessos pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em crianças pequenas.
3. As estratégias de intervenção devem ser adequadas aos interesses e necessidades das crianças, evitando-se estímulos tão elementares que possam provocar desinteresse pelo aprender, reforçando-lhe, ao mesmo tempo auto-conceitos negativos.
4. As dificuldades na aprendizagem podem ser superadas quando os alunos são devidamente estimulados e aceitos.
II - MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO
a) ( ) Baixo Rendimento Escolar
b) ( ) Problemas de Comportamento
c) ( ) Problemas Emocionais
d) ( ) Suspeita de Superdotação
e) ( ) Dificuldades Auditivas
f) ( ) Dificuldades Visuais
g) ( ) Dificuldades Motoras
h) ( ) Dificuldades de Linguagem
i) ( )Outra (s) _____________________________________________________________
A - Baixo rendimento escolar
1.0 - Quanto a psicomotricidade:
A Psicomotricidade é a integração das funções motrizes e mentais. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento intelectual da criança, levando em conta as suas possibilidades bem como ajudar sua afetividade e se expandir e se equilibrar.
A Educação Psicomotora é indispensável a toda criança, seja ela dita normal ou com problemas de aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor abrange (6) itens didaticamente distintos:
1.1 - Esquema corporal, por meio do qual a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de expressar–se por seu intermédio.
-O aluno:
( ) identifica partes do corpo
( ) identifica partes do corpo do outro
( ) diz a função das partes do corpo
1.2 - lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo.
- Ao escrever, recortar ou segurar qualquer objeto o aluno utiliza:
( ) mão direita ( ) mão esquerda
- Ao chutar, utiliza:
( ) pé direito ( ) pé esquerdo
- Ao escrever, o aluno, começa:
( ) pelo lado esquerdo ( ) pelo lado direito
( ) no meio ( ) no final
1.3 - Estruturação espacial, tomada de consciência, pela criança, da situação de seu próprio corpo no meio ambiente, ou seja, do lugar que ocupa e da orientação que pode ter em relação às pessoas e às coisas que a cercam.
- O aluno tem dificuldade distinguir:
( ) à frente/atrás ( ) perto/longe/ao lado
( ) para dentro/para fora ( ) último/primeiro
( ) acima/abaixo
1.4 - Orientação temporal, capacidade da criança se situar em função da sucessão, da duração e da periodicidade dos acontecimentos, bem como do caráter irreversível do tempo.
- O aluno tem dificuldade em distinguir:
( ) antes/depois ( ) hoje/ontem ( ) rápido/lento
( ) cedo/tarde ( ) dia/noite ( ) agora
1.5 - Tônus, postura e equilíbrio, constituem a capacidade da criança conquistar atitudes habituais cômodas e sustentáveis de serem mantidas com um mínimo de fadiga, sem desequilíbrio ou vícios de postura.
- O aluno
( ) anda mal em linha reta
( ) tem defeito de postura (cabeça baixa, ombros para frente, corcunda, etc.)
( ) deixa cair objetos que segura
( ) tem dificuldade para apanhar pequenos objetos usando polegar e o indicador
( ) apresenta constantes movimentos involuntários (tiques e cacoetes)
( ) apresenta desleixo ao sentar e/ou ao andar
( ) o traçado da letra é excessivamente forte
( ) escreve fora da linha
( ) ao recortar sai do contorno do desenho
( ) o traçado da letra é excessivamente fraco
1.6 - Pré-escrita, psicomotricidade fina ou coordenação dinâmica manual, constituiu a capacidade de coordenação óculo-manual necessária para a aprendizagem das letras e dos números, para o domínio dos gestos, dos movimentos delicados com as mãos e com os dedos, associando-os, primeiramente, com a motricidade ocular.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) usar tesoura ( ) cobrir pontilhados
( ) dar laços ( ) enfiar
( ) empilhar objetos ( ) encaixar objetos
( ) copiar do quadro ( ) pintar
( ) desenhar ( ) recortar
• Coloque as intervenções feitas em sala de aula com relação aos itens anteriormente destacados:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.0 – QUANTO A COGNIÇÃO:
Entende-se por cognição o ato ou ação de conhecer ou de adquirir conhecimentos. Em todas as correntes que tentam explicar como a criança aprende e pensa, há um denominador comum: a aceitação de que se trata de fenômenos complexos, porque envolvem aspectos culturais e biopsicológicos. O desenvolvimento da área cognitiva pressupõe a estimulação da percepção, memória, atenção, raciocínio, conceituação, linguagem.
2.1- Percepção e discriminação, ato ou efeito de conhecer os objetos em suas qualidades ou relações. O fenômeno perceptivo implica em integração de estímulos e atribuição de significados aos mesmos, em interpretações pessoais acerca dos diferentes objetos.
2.12- Percepção visual
- O aluno tem dificuldade em discriminar:
( ) cores ( ) tamanhos ( ) quantidades
( ) formas ( ) direções ( ) semelhanças e diferenças
( ) tamanhos (grande, pequeno, maior, menor)
2.3 – Percepção Auditiva:
O aluno apresenta dificuldade em:
( ) distinguir sons vocais e não vocais ( ) reproduzir sons
( ) localizar a fonte sonora _________________________________________
2.4 - Percepção gustativa
- O aluno consegue reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.5 - Percepção olfativa
O aluno consegue discriminar odores?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.6 - Percepção tátil
- O aluno consegue através de o tato distinguir:
(Coloque S para Sim e N para Não)
( ) objetos ( ) formas ( ) tamanhos ( ) posição
( ) quantidades ( ) temperaturas ( ) texturas
3.0 - Memória é a capacidade de registrar, fixar e recortar estímulos visuais, auditivos e táteis, sejam estáticos ou cinéticos.
3.1 - Memória visual
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) compreender os estímulos visuais
( ) reter e evocar nomes de lugares, pessoas, objetos, figuras, frases, números
( ) reproduzir situações ocorridas (em filmes, TV, situações reais)
( ) reproduzir desenhos
3.2 - Memória auditiva
- O aluno é capaz de reter e evocar sons:
(S para Sim N para Não)
( ) onomatopaicos ( ) ordens verbais ( ) letras de música
( ) notícias ( ) histórias ( ) trecho lido
( ) frases
3.3 - Memória viso-motora
- O aluno é capaz de: (S para Sim N para Não)
( ) reproduzir desenhos ou dobraduras, segundo modelos anteriormente vistos
( ) reproduzir movimentos com o corpo, após demonstração (dança, exercícios corporais)
( ) imitar situações da vida diária (ir às compras, à escola, à festas, à escola)
4.0 - A atenção constitui-se no modo como a mente seleciona e fixa determinados estímulos por um período de tempo variável, segundo a motivação, fadiga do sujeito.
- O aluno: (S para Sim N para Não)
( ) controla a atenção
( ) é dispersivo
( ) é desatento, olhar distante
5.0 - Raciocínio, processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente ou por escrito, evidenciando o modo como o pensamento se organiza; são formas de pensar graças às quais se procuram resolver problemas: coletando dados, levantando hipóteses, selecionando a melhor e testando-a.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) resolver problemas simples
( ) resolver problemas complexos
( ) explicar uma situação
( ) realizar tarefas definidas
( ) tirar conclusões lógicas de determinadas situações
( ) fazer críticas
6.0 - Conceituação é a capacidade de organizar ou classificar objetos através da abstração de suas características gerais, o que permite a representação dos mesmos, pelo pensamento. Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores,... ), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário,...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
- O aluno apresenta dificuldades em classificar os objetos quanto:
( ) cor ( ) forma ( ) natureza ( ) tamanho
( ) posição ( ) quantidade ( ) utilidade
( ) tipo de material que o constitui
7.0 - Linguagem é todo o sistema de signos que serva como o meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos. Na aprendizagem da linguagem, devem ser considerados os níveis de maturação, as experiências anteriores, a motivação, as diferenças individuais e a socialização das crianças.
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Fala:
( ) omite fonemas
( ) fala de forma incompreensível
( ) apresenta gagueira
( ) apresenta vocabulário aquém de sua idade
( ) fala muito rapidamente (sem clareza)
___________________________________________________________________________
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Leitura:
( ) identificar as vogais ( ) unir vogais
( ) troca letras ( ) ler palavras simples
( ) fazer leitura interpretativa ( ) respeitar pontuação
( ) inventar palavras ( ) saltar linha
( ) omitir fonemas ( ) trocar fonemas
( ) inverter fonemas ( )aproximar o rosto do texto
( ) lê soletrando palavras, frases ou textos
( ) mexe os lábios ao fazer leitura silenciosa
( ) não lê
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Escrita:
( ) escrever sobre a linha
( ) omite letras ou palavras
( ) acrescenta letras
( ) substitui letras visualmente semelhantes (ex: u/v, e/l )
( ) troca letras auditivamente semelhantes ( ex: pato/bato)
( ) identifica letras de orientação simétrica: p/d, n/u
( ) tremor no traçado
( ) direção do traçado
( ) escrita ilegível
( ) inconstância no tamanho da letra
( ) grafia ilegível
( ) muita força muscular ao escrever
( ) pouca força muscular ao escrever
( ) dificuldade motora ao escrever
( ) identificar vogais
( ) unir vogais
( ) copiar palavras ou textos do quadro ou de livros
( )outros _________________________________________________________________
B - PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
- O aluno apresenta problemas de comportamentos relativos a:
a) Indisciplina
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes
Em que situações?
( ) quando a tarefa é difícil
( ) quando a tarefa é oral
( ) quando vem aborrecido de casa
( ) quando alguém o agride
( ) quando agride alguém
( ) outros ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Com freqüência
( ) sim ( ) Não
Em caso positivo a que você atribui a sua freqüência?________________________________
___________________________________________________________________________
c) Conduta inadequada
( ) agressividade
( ) mentira
( ) furto
( ) exibicionismo
( ) apatia
( ) inquietação
( ) egoísmo
( ) excessiva preocupação com a sexualidade
( ) hiperativo
( ) rói unhas
( ) é birrenta
( ) chupa o dedo
( ) é retraída, sonhadora
( ) apresenta tiques, quais? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( ) outros?_________________________________________________________________
C. PROBLEMAS EMOCIONAIS
- O aluno apresenta comportamento que podem ser caracterizados como problemas emocionais, como:
( ) carência afetiva
( ) choro fácil
( ) riso imotivado freqüente
( ) fala excessivamente sobre suas dificuldades
( ) insegurança
( ) timidez excessiva
( ) isolamento
( ) outro. Quais: ___________________________________________________
D. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Altas habilidades/Superdotação, referem-se aos comportamentos observados e/ou relatos que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores” em relação a uma média (por exemplo: idade, produção, ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer.
- O aluno vem se destacando em um ou mais dos seguintes aspectos:
( ) Intelectual - apresenta flexibilidade; de independência de fluência de pensamento; rapidez e facilidade de aprendizagem; capacidade de pensamento abstrato para analisar; associar; avaliar; maturidade de julgamento; elevada compreensão e memória; capacidade para resolver problemas; poder excepcional de observação; fluência verbal.
( ) Acadêmico – capacidade de atenção; memória; interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas; velocidade e precisão percentuais; habilidade para avaliar; sintetizar e organizar o conhecimento; destaca-se pelas habilidades especiais em Matemática; Informática; Línguas e outras áreas; dispõe de grande quantidade de informação na área que lhe é peculiar; desempenho excepcional na Escola.
( ) Criativo – capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras; facilidade de auto- expressão; fluência; originalidade e flexibilidade; mais fantasia; interesse precoce por atividades intelectuais; curiosidade; desejo de melhorar as ordens e os sistemas geralmente aceitos; originalidade; estabelece com rapidez relações de causa e efeito.
( ) Psicomotricinestésico – que se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motora;
( ) Tratamento especial – para uma ou mais das seguintes áreas: Artes plástica; Comunicação; Relacionamento Humano; Música; etc...
E. DIFICULDADES AUDITIVAS
- O aluno apresenta dificuldades em:
( 1 ) perceber sons
( 2 ) reconhecer sons
( 3 ) discriminar sons
( ) ( ) ( ) ambientais
( ) ( ) ( ) instrumentais
( ) ( ) ( ) articulados (voz humana)
( ) O aluno está sempre a exigir que o professor repita o que disse
( ) Apresenta dor ou supuração de ouvido
( ) Não atende quando solicitado
( ) Não reage a sons pouco intensos, fora do seu campo visual
F. DIFICULDADES VISUAIS
- O aluno apresenta:
( ) irritação crônica nos olhos (olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas)
( ) náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura
( ) tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais
( ) pestaneja, pestanejamento constante, principalmente durante a leitura
( ) hábito de esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto ao olhar objetos distantes
( ) inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos de um prolongado e atento trabalho visual.
( ) inclinação de cabeça para um lado durante a leitura
( ) cautela excessiva no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente
( ) desatenção anormal durante trabalhos no quadro-de-giz, mapas de paredes, etc.
( ) capacidade de leitura por apenas um período curto
( ) hábito de, durante a leitura, segurar o livro muito perto, muito distante, em outra posição incomum, ou ainda, fechar ou tampar um olho.
III. RELACIONAMENTO DO PROFESSOR COM O ALUNO:
- Descreva o relacionamento do seu aluno com você e demais pessoas da escola
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Descreva alguns pontos positivos de seu aluno
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Outras observações que deseja abordar sobre o seu aluno
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Aspectos de personalidade (agressividade, inferioridade, despreocupado, atenção, apático, autonomia, interesse, impaciência, relacionamento com professor e alunos, insegurança, agitação,socialização, timidez, limites, etc.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Aspectos
acadêmicos- (assimilação, expressão escrita e oral, retém
informações,resolução de problemas e operações, leitura,
interpretação, troca de letras, caligrafia, dificuldades, etc.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aspectos
atitudinais (disciplina, organização, participação, capricho,
assiduidade, motivação,concentração, interesse, concentração,
responsabilidade/tarefas, etc. )
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Medidas educativas
já adotadas (adaptação, trabalho em grupo, organização do tempo,
avaliação oral, simplificação dos conteúdos, encaminhamentos,
conversa com os pais, etc. ):
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Contexto familiar
(super proteção, autoritarismo, relacionamento, estruturação
familiar, separação, participação, traumas, convívio, etc.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Dados importantes
(apoio pedagógico, acompanhamento psicológico/fono, repetente,
mudança de escola, inclusão, problema de saúde, medicamentos,
problemas de saúde, etc.)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinaturas
Professor da Sala de Recurso:
Data: _______/_______/________
Professor da Sala de Recurso:
Data: _______/_______/________
PLANO DE AÇÃO
PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o
desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma
preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre
estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas
nem sempre, as nossas atividades diárias são delineadas em etapas
concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa
rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão
inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para
alcançar o que desejamos.
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e
fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das
atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão,
de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de
necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e
recursos (humanos) disponíveis visando à concretização de objetivos
em prazos determinado e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações" (PADILHA. 2001 p.30)
Entendemos que planejar, em sentido amplo è um processo que
"visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que
apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes
previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas
considerando as condições do presente, as experiências do passado,
os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais,
econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta
tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o
futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais
apropriadamente a execução da ação educativa, prever o
acompanhamento e a avaliação da própria ação. “Planejar e avaliar
andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221).
A partir dessas questões o entendimento do conceito de
participação, do trabalho associado de pessoas analisando situações,
decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em
conjunto, deve ser o eixo norteador das ações propostas.
OBJETIVOS GERAIS
• Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos
diferentes turnos.
• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos
problemas.
• Garantir uma educação de qualidade, como um direito
inalienável do educando.
• Promover o diálogo aberto escola-família. na solução dos
problemas com vistas as sugestões no intercâmbio das
relações.
• Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos
com a realidade da escola.
• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando
junto ao corpo
docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da
aprendizagem com vistas a sua melhoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ÁREA DE ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE:
• Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do
planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a
partir de reflexões coletivas.
• Promover encontros e reuniões com temas relevantes
identificados a partir da observação e análise da realidade
escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola -
reunião pedagógica.
• Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na
escola.
• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos
desenvolvidos.
• Analisar e refletir sobre o sistema de avaliação promovendo
ações de melhoria no processo ensino aprendizagem.
• Elaborar um conselho de classe que forneça dados e
informações relevantes no processo de ensino e
aprendizagem, bem como colher dados e informações
significativas que subsidiem o trabalho com o educando.
• Acompanhar os professores da sala de apoio pedagógico e da
Sala de Recursos, dando suporte aos mesmos.
ÁREA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS
• Proporcionar meios de interação com as tecnologias
existentes na escola.
• Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao
educando.
• Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de
projetos e ações educativas.
• Observar de forma sistemática e assistemática o
desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma
preventiva.
• Promover dinâmicas de grupo para socialização e
desenvolvimento de valores.
• Acompanhar o rendimento escolar com vistas à sua melhoria
e registrar em fichas próprias o desempenho da turma e
individual, bem como comportamentos inadequados, tendo
como premissa reverter os casos de baixo rendimento e
analisar e promover a integração do aluno.
• Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o
relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar
condições de acesso e permanência na escola.
• Acompanhar e garantir o desenvolvimento do aluno na Sala
de Apoio e Sala de Recursos.
ÁREA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA
• Promover palestras e encontros com temas de interesse
educativo.
• Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria
do rendimento escolar do aluno.
• Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como
analisar os dados com vistas à sua melhoria.
• Promover ações culturais que aproximem a família da escola.
• Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com
vistas a sugestões no intercambio das relações.
• Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento
de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
• Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e
reflexões com os temas: Diretrizes curriculares, avaliação,
metodologias, etc
• Reunião quinzenal entre a equipe pedagógica.
• Conselho de Classe.
• Acompanhamento da hora atividade.
• Parada pedagógica (para tratar temas emergenciais).
• Elaboração de gráficos do rendimento escolar.
• Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do
rendimento escolar.
• Palestra para pais com o tema: “O papel da família na
aprendizagem do aluno”.
• Palestra com toda a comunidade escolar - família, professores,
funcionários da secretaria e de serviços gerais.
• Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEED/NRE
• Coleta de dados para caracterização da comunidade para
subsidiar as ações em 2006/2007/2008
• Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que
necessário
• Observação sistemática e assistemática de atitudes e
comportamento dos alunos para as intervenções
necessárias.
• Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e
Sala de Recursos para avaliação e conseqüente melhoria das
atividades.
JUSTIFICATIVA
O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o
desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma
preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre
estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas
nem sempre, as nossas atividades diárias são delineadas em etapas
concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa
rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão
inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para
alcançar o que desejamos.
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e
fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das
atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão,
de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de
necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e
recursos (humanos) disponíveis visando à concretização de objetivos
em prazos determinado e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações" (PADILHA. 2001 p.30)
Entendemos que planejar, em sentido amplo è um processo que
"visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que
apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes
previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas
considerando as condições do presente, as experiências do passado,
os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais,
econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta
tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o
futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais
apropriadamente a execução da ação educativa, prever o
acompanhamento e a avaliação da própria ação. “Planejar e avaliar
andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221).
A partir dessas questões o entendimento do conceito de
participação, do trabalho associado de pessoas analisando situações,
decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em
conjunto, deve ser o eixo norteador das ações propostas.
OBJETIVOS GERAIS
• Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos
diferentes turnos.
• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos
problemas.
• Garantir uma educação de qualidade, como um direito
inalienável do educando.
• Promover o diálogo aberto escola-família. na solução dos
problemas com vistas as sugestões no intercâmbio das
relações.
• Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos
com a realidade da escola.
• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando
junto ao corpo
docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da
aprendizagem com vistas a sua melhoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ÁREA DE ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE:
• Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do
planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a
partir de reflexões coletivas.
• Promover encontros e reuniões com temas relevantes
identificados a partir da observação e análise da realidade
escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola -
reunião pedagógica.
• Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na
escola.
• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos
desenvolvidos.
• Analisar e refletir sobre o sistema de avaliação promovendo
ações de melhoria no processo ensino aprendizagem.
• Elaborar um conselho de classe que forneça dados e
informações relevantes no processo de ensino e
aprendizagem, bem como colher dados e informações
significativas que subsidiem o trabalho com o educando.
• Acompanhar os professores da sala de apoio pedagógico e da
Sala de Recursos, dando suporte aos mesmos.
ÁREA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS
• Proporcionar meios de interação com as tecnologias
existentes na escola.
• Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao
educando.
• Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de
projetos e ações educativas.
• Observar de forma sistemática e assistemática o
desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma
preventiva.
• Promover dinâmicas de grupo para socialização e
desenvolvimento de valores.
• Acompanhar o rendimento escolar com vistas à sua melhoria
e registrar em fichas próprias o desempenho da turma e
individual, bem como comportamentos inadequados, tendo
como premissa reverter os casos de baixo rendimento e
analisar e promover a integração do aluno.
• Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o
relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar
condições de acesso e permanência na escola.
• Acompanhar e garantir o desenvolvimento do aluno na Sala
de Apoio e Sala de Recursos.
ÁREA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA
• Promover palestras e encontros com temas de interesse
educativo.
• Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria
do rendimento escolar do aluno.
• Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como
analisar os dados com vistas à sua melhoria.
• Promover ações culturais que aproximem a família da escola.
• Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com
vistas a sugestões no intercambio das relações.
• Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento
de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
• Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e
reflexões com os temas: Diretrizes curriculares, avaliação,
metodologias, etc
• Reunião quinzenal entre a equipe pedagógica.
• Conselho de Classe.
• Acompanhamento da hora atividade.
• Parada pedagógica (para tratar temas emergenciais).
• Elaboração de gráficos do rendimento escolar.
• Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do
rendimento escolar.
• Palestra para pais com o tema: “O papel da família na
aprendizagem do aluno”.
• Palestra com toda a comunidade escolar - família, professores,
funcionários da secretaria e de serviços gerais.
• Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEED/NRE
• Coleta de dados para caracterização da comunidade para
subsidiar as ações em 2006/2007/2008
• Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que
necessário
• Observação sistemática e assistemática de atitudes e
comportamento dos alunos para as intervenções
necessárias.
• Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e
Sala de Recursos para avaliação e conseqüente melhoria das
atividades.
RELATÓRIO 1 BIMESTRE
ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida
do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com
RELATÓRIO
INDIVIDUAL DO ALUNO
1º
Bimestre - 2012
Nome
do aluno: Maria
Eduarda dos Anjos
Nome
da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Série:
5 ano Turno:
Vespertino
Ano Letivo:
1º Bimestre - 2012
A
aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de
deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa
etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria
Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula,
causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está
matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental ,
mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade,
pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a
sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua
filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o
processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi
constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades
previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala
de aula, pode constatar:
- Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
- Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
- Fornece dados do seu primeiro nome.
- Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
- Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
- Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
- É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
- Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
- Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
- Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
- Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
- Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
- Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
- Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
- A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
- Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
- A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar
das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações
de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a
utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel,
jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda
demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta
dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito,
utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência,
devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades
que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades
articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais,
as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda
continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para
usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as
suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito
individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível,
visando um bom desempenho da escolar da mesma.
______________________________
Professora
de Apoio
Cristiane
Meireles de Oliveira
MODELO DE PDI
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
PARTE I –
INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
-
NOME COMPLETO: Maria Eduarda dos AnjosDATA DE NASCIMENTO:ENDEREÇO: BAIRRO:CIDADE:
2- DADOS FAMILIARES:
-
NOME DO PAI:NOME DA MÃE:PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DO PAI:PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DA MÃE:NÚMERO DE IRMÃOS:MORA COM:
3- INFORMAÇÃO
ESCOLAR:
Nome
da escola: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
Endereço da escola:
Ano de escolaridade atual
(classe regular):
Idade com que entrou na
escola:
História escolar (comum)
e antecedentes relevantes:
História escolar
(especial) e antecedentes relevantes:
Motivo do encaminhamento
para o atendimento educacional especializado (dificuldades
apresentadas pelo aluno):
4- AVALIAÇÃO GERAL
ÂMBITO
FAMILIAR
|
Apontar de forma
descritiva as condições familiares do aluno
1- Características do
ambiente familiar (condições da moradia e atitudes):
2- Convívio familiar
(relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas):
3- Condições do
ambiente familiar para a aprendizagem escolar:
|
ÂMBITO
ESCOLAR
|
Apontar
de forma descritiva as condições da escola para atender às
Necessidades Educacionais do aluno
1-
Em relação à cultura e filosofia da escola:
2-
Em relação à organização da escola (acessibilidade física,
organização das turmas; mobiliários adequados, critérios de
matrícula, número de alunos nas salas, interação com as
famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de
avaliação, formação continuada de professores, desenvolvimento
de projetos, atividades propostas para a comunidade escolar,
grupos de estudo etc.):
3-
Em relação aos recursos humanos (professor auxiliar de sala,
instrutor de LIBRAS, tutor na sala de aula, parceria com
profissionais da saúde etc):
4-
Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários,
professores, gestores, pais etc.)
5-
Em relação ao professor da sala de aula regular (formação
inicial e continuada, motivação pra trabalhar, reação frente
às dificuldades do aluno, aspecto físico da sala de aula,
recursos de ensino-aprendizagem,, estratégias metodológicas,
estratégias avaliativas, apoio de especialistas etc.):
|
5-
AVALIAÇÃO DO ALUNO
5.1- CONDIÇÕES DE
SAÚDE GERAL
Caso
o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento
e/ou problemas de saúde, descreva:
1-
Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência
visual, deficiência física, deficiência intelectual ou
transtorno global de desenvolvimento?
1.1-Se
sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
1.2-Se
não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
2-
Tem outros problemas de saúde?
2.1-
Se sim, quais?
3-
Faz uso de medicamentos controlados?
3.1-
Se sim, quais?
3.2-
O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
Sim.A
aluna fica sonolenta e não consegue captar as informações .
4-
Existem recomendações da área da saúde?
4.1- Se sim, quais?
|
5.2- NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO
Caso
o aluno apresente alguma necessidade educacional especial,
descreva:
1-
Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s)
apresentada(s): Deficiência Intelectual e Deficiência Física.
2- Sistema linguístico
utilizado pelo aluno, na sua comunicação:
3- Tipo de recurso
e/ou equipamento já utilizado pelo aluno:
4- Tipo de recurso
e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno:
5- Implicações da
NEE do aluno para a acessibilidade curricular:
6- Outras informações
relevantes:
|
5.3-
NECESSIDADES APRESENTADAS:
- Acompanhamento individualizado;
- Tempo disponível para uma aprendizagem eficaz;
- Atividades lúdicas com músicas e comunicação acessível através da informática.
- 5.4- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
FUNÇÃO
COGNITIVA
E
METACOGNITIVAS
|
PERCEPÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção
visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.
Observações:
|
ATENÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: seleção e
manutenção de foco, concentração, compreensão de ordens,
identificação de personagens.
Observações:
|
|
MEMÓRIA
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: memória
auditiva, visual, verbal e numérica.
Observações:
|
|
LINGUAGEM
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos compreensão da
língua oral, expressão oral, leitura, escrita, uso de outros
sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)
Observações:
|
|
RACIOCÍNIO
LÓGICO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: compreensão de
relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e
capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados;
resolução de problemas cotidianos; resolução de
situações-problema, compreensão do mundo que o cerca,
compreensão de ordens e de enunciados, causalidade, sequência
lógica etc.
Observações:
|
|
FUNÇÃO
MOTORA
E
PSICOMOTORAS
|
DESENVOLVIMENTO
E CAPACIDADE MOTORA (considerar as potencialidades e
dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: postura,
locomoção, manipulação de objetos e combinação de
movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação
espaço-temporal, coordenação motora.
Observações:
|
FUNÇÃO
INTERPESSOAIS - AFETIVOS
|
ÁREA
EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL (considerar as potencialidades e
dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: estado
emocional, reação à frustração, isolamento, medos; interação
grupal, cooperação, afetividade.
Observações:
|
LÍNGUA
PORTUGUÊSA
|
|
MATEMÁTICA
|
|
HISTÓRIA
|
|
GEOGRAFIA
|
|
Com
base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno,
indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que
constituirão os objetivos no planejamento pedagógico no AEE:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PARTE
II: PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
NOME
DO ALUNO:
SÉRIE:
__________________ANO: __________________
DATA
DE NASCIMENTO:
___
PERÍODO
DA EXECUÇÃO DO PLANO: _________________________
PROFESSORA
DO AEE: ___________________
PROFESSORA
DA CLASSE REGULAR:
1- AÇÕES NECESSÁRIAS
PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
ÂMBITOS
|
Ações
necessárias:
|
Ações já
existentes:
|
Ações
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis
|
ESCOLA
|
|
|
|
|
SALA
DE AULA
|
|
|
|
|
FAMÍLIA
|
|
|
|
|
SAÚDE
|
|
|
|
|
2- ORGANIZAÇÃO DO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo
de AEE
|
(
) sala de recursos multifuncionais
(
) intérprete na sala regular
(
) professor de LIBRAS
(
x ) professor de apoio
(
) domiciliar
(
) hospitalar
(
) outro? Qual?
|
Frequência
semanal
|
(
) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
x ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(
) outra? Qual?
|
Tempo
de atendimento
|
(
) 50 minutos por atendimento
(
x ) durante todas as aulas, na própria sala de aula
(
) outro? Qual?
|
Composição
do atendimento
|
(
x ) atendimento individual
( ) atendimento
grupal
(
x ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais envolvidos
|
(
x ) Fonoaudiologia
(
x ) Psicologia
(
) Assistência Social
(
x ) área médica. Qual a especialidade? _______________
(
) outro? Qual?
|
Orientações
a serem realizadas pelo professor de AEE
|
(
x ) orientação ao professor de sala de aula. Quais?
(
x ) orientação ao professor de Educação Física. Quais?
(
x ) orientação aos colegas de turma. Quais?
(
) orientação ao diretor da escola. Quais?
(
x ) orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
(
x ) orientação à família do aluno. Quais?
(
) orientação aos funcionários da escola. Quais?
(
) outras orientações. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS
MULTIFUNCIONAIS:
ÁREAS
A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
|
Apontar as áreas e o
que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva
Área Motora
Área Social
|
OBJETIVOS
|
Descrever
os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no
AEE:
|
ATIVIDADES
DIFERENCIADAS
|
Descrever
as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
(
x ) comunicação alternativa
(
x ) informática acessível
(
) LIBRAS
(
x ) adequação de material
(
) outra? Qual?
|
METODOLOGIA
DE TRABALHO
|
O
planejamento para o trabalho é traçado a partir de uma
avaliação diagnóstica, realizada de maneira interventiva,
objetivando a percepção das potencialidades da aluna, de acordo
com suas reações, sem mediação e, posteriormente, com
mediação.O trabalho é centrado na realidade da criança, em sua
identidade, seu nome, sua família, suas motivações, no que ela
já sabe, em seu repertório de competências, em suas motivações,
no que ela já sabe, em seu repertório de competências, em suas
habilidades, em sua singularidade.
|
RECURSOS
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
|
Descrever
os recursos/equipamentos que serão produzidos e utilizados para o
aluno, no AEE:
|
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
Descrever
o período e pontuar os critérios que serão utilizados para
avaliar o desempenho do aluno, no AEE:
|
AVALIAÇÃO
DO PERÍODO
|
No
final do período, descrever as conquistas do aluno e quais
objetivos foram alcançados, no AEE. Registrar de que forma as
ações do AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.
|
DATA:
|
|
NOME
DA PROFESSORA DO AEE:
Cristiane Meireles de Oliveira
|
|
ASSINATURA
DO PROFESSOR DO AEE:
|
Assinar:
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