Estimular a aprendizagem
e não a competição
Organizar
jogos para trabalhar conteúdos didáticos não é novidade em sala de
aula. Ainda assim, os professores precisam ficar atentos para evitar
que a competição em si seja o mais relevante para a garotada e os
reultados dividam a classe em grupos de perdedores e vencedores, dando
margem à exclusão de alguns. Também é fundamental ter em mente que a
famosa frase "o importante é competir" não funciona quando se trata de Educação poruqe o que realmente vale é a aprendizagem dos alunos.
As
competições costumam estimular as crianças, mas os educadores não devem
se esquecer de que a escola é uma instituição que precisa exercer sua
força reguladora e de que não se pode reforçar o ambiente de
competitividade que existe na vida cotidiana, em que muitas vezes as
regras nãos ão respeitadas e a vaidade pelo simples fato de vencer
impera.
Para
que isso não aconteça, ao fim de um determinado jogo, o docente tem de
orientar o grupo ou o aluno que fez mais pontos a explicar para toda a
turma como conseguiu conquistar o primeiro lugar afim de que o
conhecimento seja socializado.
Outra boa conduta é orientar cada estudante a se preocupar com a própria superação enão com o desempenho em relação aos colegas.
No
mais, ao escolher os jogos com que vai trabalhar, é interessante o
educador buscar os que são cooperativos,e m que a união de todos os
participantes leva a vitória.