Plano de Aula I – Atividades Recreativas Variadas
Objetivos da Aula: Proporcionar
a participação espontânea dos alunos, nas brincadeiras e jogos
recreativos, possibilitando um conhecimento real das capacidades da
turma.
Conteúdos: Brincadeiras e jogos utilizando os sentidos, coordenação, agilidade, velocidade e manejo da bola.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Cooperar nas atividades propostas, tendo integração entre o grupo.
Procedimentais: Perceber as capacidades de atenção, coordenação e coletividade tida pelos alunos.
Conceituais: Reconhecer as diferentes habilidades.
ATIVIDADES
Gato – Rato
Formação:
Os alunos são divididos em dois grupos e colocados no centro da quadra
de futsal, um grupo de costas para o outro a uma distância de dois
metros entre os grupos. É delimitada também duas zonas neutras, uma a
frente de cada grupo, que quando os componentes dos grupos entrarem em
sua área não podem mais ser “pegos” pela outra equipe. Um grupo é
denominado “gato” e o outro pelos “rato”.
Desenvolvimento:
A professora comanda o jogo gritando “gato” ou “rato”. Ao gritar por
exemplo “gato”, os membros da equipe “gato” devem tentar ultrapassar o
mais rápido possível a linha que demarca a zona neutra de sua equipe,
enquanto isso os “ratos” deverão tentar tocar (pegar) os “gatos” antes
que eles cheguem a zona neutra, os que chegarem a zona neutra estarão
salvos. Todos voltam para a posição inicial, e se da continuidade a
brincadeira, o grupo que conseguir primeiro tocar em cinco componentes
da outra equipe, vence a brincadeira.
Variação: Par – Impar
Pode-se
também executar uma variação da brincadeira “gato – rato” para a mesma
não se tornar enjoativa e para aumentar o grau de dificuldade, ao invés
dos grupos se posicionarem de costas uns para os outros, eles se
posicionarão deitados em decúbito dorsal, de tal modo que suas cabeças
fiquem voltadas para o centro da quadra, e a professora será
responsável de falar uma conta matemática para os alunos, os mesmos
deverão resolver o calculo e se o resultado do mesmo for par a equipe
“par” deve tentar fugir da equipe “impar” e assim sucessivamente. A
brincadeira também terá uma regra diferente, ao invés de se designar um
número de alunos que deverão ser “pegos” para que a brincadeira
termine, a regra será de que os alunos que forem “pegos” deverão trocar
de equipe. A brincadeira termina, quando todos os alunos fizerem parte
de uma mesma equipe, ou quando perderem o interesse pela brincadeira.
O Túnel
Formação:
Alunos divididos em dois grupos, posicionados em colunas, com as pernas
afastadas, ao primeiro aluno de cada coluna será entregue uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora, o primeiro aluno de cada coluna deverá passar a
bola entre as pernas entregando-a nas mãos do colega que estiver atrás,
e assim até que a bola chegue até o ultimo aluno da coluna. Quando o
ultimo aluno de cada coluna receber a bola, deverá se deslocar o mais
rápido possível e se posicionar a frente do primeiro colega da sua
coluna, e assim sucessivamente, vindo sempre o ultimo a ocupar o lugar
do primeiro da coluna, será considerada vitoriosa a coluna em que o
aluno que deu inicio a brincadeira retornar novamente para o primeiro
lugar.
Queimada Maluca
Formação:
A professora divide a turma em dois grupos ou equipes, delimita uma
área da quadra onde uma das equipes ficará dentro da mesma, e os alunos
da outra equipe, ficarão espalhados ao redor da mesma área tendo a
posse de uma bola.
Desenvolvimento:
A equipe que tem a posse da bola deverá tentar acertar nas penas dos
alunos da equipe adversária. O jogador atingido sairá da quadra, o
tempo de jogo será de cinco minutos para cada equipe, e ao seu término
as equipes trocarão de posição, os que estavam jogando a bola passarão
a fugir da mesma, os alunos que estão sendo perseguidos podem se
defender agarrando a bola, e os que estão tentando acertar nos colegas
podem passar a bola entre os componentes da sua equipe. Vencerá a
equipe que ficar com um maior número de componentes no jogo.
Cola e Descola
Formação:
Alunos dispersos no pátio em uma área delimitada pela professora,
exceto dois alunos escolhidos pela professora e designados uma para ser
o “cola” e o outro para ser o “descola”, este terá a posse de uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora, os alunos deverão tentar fugir do colega
designado para ser o “cola”, quando algum aluno for tocado, deve
imediatamente parar de correr e afastar um pouco as pernas.
O
“descola” por sua vez deverá tentar descolar os mesmos, rolando a bola
por entre as pernas do aluno que estiver colado. Os que forem
descolados continuam a brincadeira normalmente.
A brincadeira termina quando os alunos perdem o interesse pela mesma ou quando se observar o cansaço.
Os Caçadores
Formação: Alunos divididos em dois grandes grupos, dispersos na quadra de futsal, com uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora os alunos que tiverem a posse da bola deverão
lançar a mesma em direção a outra equipe, tentando acertar em um dos
colegas da equipe adversária, enquanto os mesmos tentam fugir, o aluno
que estiver com a bola só poderá dar três passos segurando a bola nas
mãos, mas pode passar a bola para os outros companheiros de equipe.
Quando algum aluno for acertado, deve sentar no chão, mas continua
participando da atividade, pois pode continuar recebendo a bola de seus
companheiros e acertar em outros colegas, se conseguir acertar o mesmo
retorna a atividade normalmente. Quando alguém for acertado a posse da
bola passa a ser da equipe do mesmo. A brincadeira termina quando uma
das equipes se extinguir, ou quando os alunos perdem o interesse pela
mesma.
Caçador
Formação:
A professora divide a turma em duas equipes, equipe “A” e “B”, as
mesmas se colocarão uma de cada lado em uma área delimitada pela
professora, separadas por uma linha central, a uns cinco ou seis metros
da linha central, nas extremidades da quadra, o professor delimitará
outra linha que será as “prisões”. O professor decide quem inicia com a
bola.
Desenvolvimento:
Dado o sinal de início, os alunos que estiverem com a posse de bola
deverão tentar lançar e mesma em direção da outra equipe, na tentativa
de acertar um aluno (nos membros inferiores), se conseguir acertar
algum aluno este deverá sair da quadra e dirigir-se para a “prisão”
atrás da equipe adversária, caso tenha-se algum aluno na reserva este
poderá substituí-lo, mas depois que o aluno for acertado, não pode mais
sair da “prisão”, mas pode-se trocar passem com os mesmos na tentativa
de acertar um aluno da equipe adversária com maior facilidade. Será
vencedora a equipe que acertar em todos os seus adversários primeiro.
Recursos: Bola.
Plano de Aula II – Atividades Recreativas Voltadas ao Futsal
Objetivos da Aula: Estimular a integração entre o grupo, desenvolvendo suas habilidades no futsal.
Conteúdos: Brincadeiras e jogos recreativos de agilidade e atenção, voltados ao esporte.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Valorizar a participação nas atividades propostas.
Procedimentais: Explorar as capacidades motoras de cada aluno.
Conceituais: Reconhecer as diferentes capacidades dos alunos.
ATIVIDADES
Pega - Pega aos Pares
Formação:
Alunos em duplas, enganchados pelo braço um ao lado do outro, exceto
dois alunos que serão escolhidos pela professora, um para ser o pegador
e o outro para ser o fugitivo.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora o aluno designado como pegador deverá tentar
encostar no outro colega designado como fugitivo, porem se o colega que
está fugindo parar ao lado de uma das duplas não poderá mais ser pego,
o fugitivo passará a ser o colega que estiver ao lado daquele em que o
fugitivo parar, e assim sucessivamente, quando alguém ser pego passara
automaticamente a ser o pegador, e o que era pegador a ser o fugitivo.
Vassourobol
Formação:
Turma dividida em duas equipes com o mesmo número de participantes
posicionados em duas fileiras, estando os alunos sentados uns de frente
para os outros, mantendo uma distância de mais ou menos cinco metros.
Cada aluno da equipe receberá um número da professora, os gols serão
duas cadeiras que ficarão mais ou menos a uma distância de dez metros
uma da outra, dois cabos de vassoura servirão como bastões para
conduzir as bolas até o “gol”, a professora determinará qual das
cadeiras será a área de “gol” de cada equipe.
Desenvolvimento:
A professora chamará um número, e os alunos do mesmo número deverão
levantar-se correr até os cabos de vassoura pegá-lo e correr em direção
de uma das bolas. Os alunos cada um com o seu bastão e a sua bola
deverão tentar empurrar a bola por entre os pés da cadeira utilizando o
cabo de vassoura, o primeiro que conseguir marcar o “gol” pontuará para
a sua equipe. Vencerá a equipe que fizer maior número de gols.
Queimada – Gol
Formação: Alunos divididos em duas equipes, cada uma posicionada em um dos lados da quadra de futsal, com uma bola.
Desenvolvimento:
Cada equipe deverá acertar um adversário ou fazer gols por meio de
chutes na bola de futsal. A linha central da quadra será um limite para
as duas equipes, a linha de fundo em toda a sua extensão é a linha de
gol, onde ficarão posicionados um pouco à frente da mesma três alunos
de defesa, esses três alunos são os únicos que podem tocar na bola
quando a outra equipe estiver chutando a mesma na direção da sua
equipe, sem marcar pontos para a equipe adversária, pois estes deverão
impedir que a bola ultrapasse a linha de fundo, para impedir o “gol” da
outra equipe. As bolas consideradas “gols” serão recolocadas em jogo
pelos jogadores de defesa, os alunos poderão trocar passes entre si
para marcarem pontos.
Serão contados pontos quando:
Acertar um adversário – 2 pontos;
A linha de gol do adversário for ultrapassada – 3 pontos;
Os alunos que forem acertados continuarão na brincadeira. Será considerada vencedora a equipe que marcar maior número de pontos.
Futsal
Formação: Duas equipes, posicionadas em lados opostos da quadra, cada equipe escolherá um representante para ser o goleiro.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora os alunos iniciarão um jogo de futsal
recreativo, seguindo a seguinte regra, a equipe só poderá tentar marcar
gol, depois que todos os componentes da mesma equipe, exceto o goleiro,
ultrapassarem a linha central da quadra de defesa para a de ataque. A
atividade será coordenada pela professora para evitar transtornos, alem
de auxiliar os alunos na execução dos fundamentos e no cumprimento de
algumas regras básicas do futsal.
Recursos: Cabos de vassoura e bolas.
Plano de Aula III – Atividades Voltadas aos Fundamentos do Futsal
Objetivos da Aula: Realizar
atividades e jogos recreativos, mais elaborados aos fundamentos básicos
do futsal, que proporcione aos alunos uma melhor noção, execução e
assimilação dos mesmos em situações de jogo, sem busca de finalidade
técnica.
Conteúdos: Atividades
e jogos, que introduzam exercícios dos fundamentos básicos do futsal
como, domínio, recepção, passe, chute e deslocamento com bola.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Cooperar com os colegas na realização das atividades.
Procedimentais: Aperfeiçoar os conhecimentos que a turma já possuem sobre o esporte.
Conceituais: Compreender os objetivos dos exercícios.
ATIVIDADES
Bola Humana
Formação:
Serão formadas duas equipes, cada equipe se posicionará de um lado da
quadra. Será feito um sorteio para ver qual a equipe que iniciará o
jogo, será também determinado um tempo para casa equipe.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, a equipe sorteada irá tentar entrar no
gol do adversário, o qual tentará pegar todos os componentes do time
oposto que entrarem em seu campo de jogo. Cada aluno que conseguir
entrar no gol adversário será considerado um gol. Após terminado o
tempo estabelecido pelo professor, a outra equipe realizará o mesmo. É
importante salientar que a equipe que estiver marcando não pode entrar
na sua própria área e meta. Será vencedora a equipe que marcar mais
gols com a bola humana.
A Cobra Condutora
Formação:
A turma será dividida em três colunas, os alunos de cada coluna irão se
unir, segurando a cintura do colega, formando uma cobra, o primeiro de
cada coluna terá uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, cada cobra terá de levar a sua bola até
o local determinado, passar a bola para o segundo aluno da coluna, que
fará o mesmo percurso só que voltando ao ponto de partida, assim
sucessivamente até que todos os alunos realizem a condução da bola. A
cobra que terminar primeiro será a vencedora. Se a cobra romper, ela
não poderá continuar correndo. Se a cobra perder a bola, terá que
buscá-la.
Estafeta com Condução de Bola
Formação: Duas colunas paralelas, o primeiro aluno de cada coluna com uma bola.
Desenvolvimento:
Os primeiros de cada coluna irão conduzir a bola até o ponto
estabelecido pelo professor, devendo após, passar a bola para o
companheiro seguinte de sua coluna e retornar para o ultimo lugar da
mesma. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro.
Stop com Passe
Formação: A turma ficará dispersa em uma área definida, com uma bola de posse de um aluno.
Desenvolvimento:
Um aluno lançará a bola ao alto, enquanto os demais fogem, ao agarrar a
bola, ele gritará: "STOP !!". Todos deverão parar e ficar imóveis, o
aluno colocará a bola no solo e fará um passe de maneira que acerte um
dos alunos que estavam fugindo. Quem for pego, reinicia o jogo e em
caso de erro, o mesmo recomeçará.
Chute aos Cantos
Formação:
Alunos divididos em dois grandes grupos. Nas linhas de fundo da quadra
de voleibol, fazer dois quadrados que serão as bases, em um lado da
quadra ficará o grupo A e, nas bases, alunos do grupo B; do outro lado,
o grupo B e, nas bases, alunos do grupo A.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, o grupo que está com a posse da bola
deverá em seu campo, fazer três passes e chutar nos cantos para uma de
suas bases dominar a bola. O grupo adversário tentará interceptar a
bola com os pés, também em seu campo.
Caso
a bola do grupo que chutou chegue as suas bases e o aluno domine a
bola, sem sair do quadrado ou pisar na linha, será considerado um
ponto. Quando um dos grupos marcar ponto, a bola será do grupo
adversário.
Futsal sem Goleiro
Formação: Alunos divididos em duas equipes, posicionadas uma em cada lado da quadra de futsal, com uma bola.
Desenvolvimento:
Os alunos iniciarão uma partida de futsal sem goleiro de forma
recreativa, devendo seguir uma regra imposta ao jogo, de só valer fazer
gol de dentro da área, trabalhando assim situações de gol próximo à
meta.
Recursos: Bolas e giz.
Plano de Aula IV – Atividades Recreativas Voltadas ao Handebol
Objetivos da Aula: Proporcionar
atividades e jogos que desenvolvam de forma recreativa, as habilidades
básicas do handebol, sem seguir regras próprias do jogo, estimulando
assim a prática e um melhor conhecimento do mesmo.
Conteúdos: Atividades recreativas, coordenação motora, coletividade e movimentos básicos do esporte.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Participar das atividades coletivas, e estabelecer regras para um bom convívio com os colegas da turma.
Procedimentais: Desenvolver qualidades motoras, experimentando diferentes jogos.
Conceituais: Vivenciar atividades diversificadas.
ATIVIDADES
Pega – Deita
Formação:
Alunos em um grande círculo, deitados em decúbito dorsal, exceto dois
alunos escolhidos pelo professor e designados um para ser o pegador e
outro o fugitivo.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora o aluno designado como pegador, deverá tentar
pegar (tocar) o fugitivo, este por sua vez deverá tentar fugir do
pegador.
Para
se salvar o fugitivo deverá saltar sobre um dos colegas que está
deitado e deitar ao seu lado, automaticamente o colega que está deitado
deverá levantar-se passando a ser o fugitivo. Se o fugitivo for pego
passará a ser o pegador, e o pegador por sua vez será o fugitivo.
Segurando a Bola
Formação:
Alunos divididos em dois grupos que ficarão posicionados em lados
opostos da quadra de voleibol, com uma bola. Na linha de fundo oposta,
dentro de um triangulo que será a base, ficará um aluno que será
considerado o goleiro.
Desenvolvimento:
Ao sinal, o grupo de posse da bola deverá lançá-la em direção ao
goleiro, e este tentará segurá-la. Cada vez que a bola for agarrada, ou
o goleiro sair da base, será ponto. Os alunos sem posse da bola
tentarão interceptar a jogada pulando e deslocando-se somente em seu
campo, só não poderão tocar na bola com as pernas ou pés. Enquanto que
os que têm a posse da bola, poderão trocar até três passes antes de
lançar a bola para o goleiro, e picar a bola uma vez no chão antes de
fazer um passe, mas também somente em seu campo.
Handebol com Alvo
Formação: Dois grupos, posicionados em lados opostos da quadra de futsal, nos gols será pendurado um arco.
Desenvolvimento:
Os alunos executarão uma partida de handebol recreativa, onde se é
permitido entrar na área de gol, não precisa de goleiros, é permitido
arremessar a bola em qualquer um dos alvos. A única regra básica a
seguir é a de conduzir a bola apenas com as mãos e picando a mesma, mas
esta regra também não será exigida restritamente.
Handebol Sentado
Formação:
Alunos divididos em dois grupos, todos sentados no chão, a professora
aproxima as duas goleiras de futsal e prende um arco a mesma, que serão
considerados a área de gol, a professora define qual será a área de gol
de cada equipe.
Desenvolvimento:
Ao sinal, os alunos sentados trocarão passes entre si, a única forma de
locomoção será se arrastando no chão sentados. A equipe que conseguir
primeiro marcar cinco gols, ou seja, acertar cinco vezes a bola dentro
do arco será a vencedora.
Recursos: Bolas, giz e arcos.
Plano de Aula V – Atividades Voltadas aos Fundamentos do Handebol
Objetivos da Aula: Atividades
e jogos recreativos, que proporcionem aos alunos uma melhor noção do
esporte, através de uma aprendizagem divertida dos principais
fundamentos do handebol, aplicando a prática do mesmo e expondo algumas
regras básicas, mas sem cobrança.
Conteúdos: Exercícios
recreativos, voltados aos fundamentos básicos do handebol, como, passe,
recepção, arremesso, condução e locomoção sem finalidade de execução de
forma técnica.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Respeitar as diferentes habilidades e atitudes coletivas.
Procedimentais: Experimentar diferentes formas, de executar determinados movimentos.
Conceituais: Evidenciar práticas que aprimorem os aspectos de habilidades naturais.
ATIVIDADES
Pega-Pega com bola
Formação:
Alunos dispersos na quadra, em uma área delimitada pela professora,
dois alunos serão escolhidos e designados como os pegadores, esses por
sua vez terão a posse de uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, os alunos que são os pegadores deverão
passar a bola entre si, com o intuito de tocá-la em um dos fugitivos,
deve-se levar em conta que os pegadores não poderão atirar a bola nos
fugitivos, só poderão encostar a bola nos mesmos, também não poderão
correr com a bola nas mãos, tendo assim que passar a bola entre si e se
posicionarem de maneira que facilite aos mesmos tocar a bola nos
colegas.
Os
fugitivos por sua vez, deverão fugir do alcance dos pegadores,
respeitando a área delimitada, os que forem tocados pela bola passarão
a fazer parte do grupo pegador.
A brincadeira termina, quando não tiver mais fugitivos.
Jogo dos Cinco Passes
Formação: Alunos divididos em duas equipes. O campo de jogo será toda a quadra de futsal.
Desenvolvimento:
O início de jogo será feito pela professora com um arremesso ao alto. A
equipe que tomar a posse de bola terá que realizar cinco passes
consecutivos. Se a outra equipe conseguir tocar na bola, a contagem
terá que recomeçar. Os alunos da equipe farão a contagem dos passes em
voz alta, facilitando o controle da professora. Cada cinco passes
realizados pelas equipes valerá um ponto. A equipe vencedora será
aquela que atingir o número de pontos desejados pela professora.
Foge com a Bola
Formação: Cada aluno estará com uma bola, ficando todos espalhados pela quadra, o Caçador ficará sem bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, os alunos terão que fugir conduzindo a
sua bola picando, não deixando que o caçador a pegue. O aluno que
perder a sua bola passará a ser o caçador, sendo que este não poderá
tirar a bola daquele que antes o tinha pego.
Quico lá – Quico cá
Formação:
Na quadra, a professora divide a turma em duas equipes. Em cada
extremidade da quadra, o professor desenha um círculo (A e B), com dois
metros de diâmetro. Dentro de cada círculo, o professor coloca dois
alunos, sendo um de cada equipe, nas laterais os outros alunos das
equipes se colocam em fileiras. O professor entrega a bola a cada aluno
do circulo A.
Desenvolvimento:
A um sinal dado pela professora, cada aluno de posse da bola começa a
repassá-la para os colegas de equipe, até chegar ao outro círculo, na
extremidade oposta da quadra. Quando os alunos do círculo B receberem
as bolas, deverão sair pelo centro da quadra, picando a bola, até
chegar ao círculo A. Nesse momento os alunos de cada equipe dão um
passo à esquerda, para que os colegas que estavam dentro do círculo A
entrem nas suas respectivas fileiras. O primeiro aluno de cada fileira
deve entrar no circulo vazio e recomeça o passe de bola, e assim
sucessivamente. Toda vez que o primeiro aluno volta ao lugar de origem,
a professora marca um ponto para a equipe.
Mantenha a Área Livre
Formação: Alunos divididos em dois grupos, cada grupo poderá manter-se somente em seu campo de jogo. Cada aluno terá uma bola.
Desenvolvimento:
Os alunos deverão arremessar a bola em direção ao campo adversário após
o início do jogo. Depois disso, cada equipe se esforçará para manter
seu campo o mais livre possível de bolas, fazendo devoluções rápidas
(arremessos de todas as posições). No final de cada tempo, serão
contadas as bolas que se encontram em cada lado. Vencerá a equipe que
tiver o menor número de bolas.
Handebol
Formação:
Os alunos são divididos em dois grupos, cada grupo se espalha em um dos
lados da quadra, a professora escolhe um aluno de cada grupo para ser o
goleiro.
Desenvolvimento:
A professora entrega a bola para uma das equipes, e dá um sinal de
início. O aluno de posse da bola deverá passar com as mãos a um colega
de equipe, que passará para outro, e para outro, e assim
sucessivamente, até que consigam atravessar o campo adversário para
tentar marcar um gol.
A
equipe adversária por sua vez, procura de todas as maneiras interceptar
a bola, impedindo sua passagem e encaminhando-a para o outro lado, com
o mesmo objetivo. Cada vez que se marcar um gol a bola deve ser
devolvida à sua equipe pelo goleiro, para dar continuidade ao jogo.
Será considerada vencedora a equipe que fizer maior número de gols. Não
serão cobradas todas as regras do jogo, apenas se lembrará durante a
partida das mesmas, para que os alunos comecem a assimilá-las.
Recursos: Bolas de handebol e de meia.
Plano de Aula VI – Atividades Recreativas Voltadas ao Voleibol
Objetivos da Aula: Proporcionar
atividades recreativas e divertidas que desenvolva o voleibol, através
de brincadeiras diversificadas, sem cobrar regras próprias do jogo e
fundamentos visando uma breve adaptação dos alunos ao esporte.
Conteúdos: Exercícios recreativos voltados ao voleibol, que trabalhem a coletividade, lateralidade e orientação espacial.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Ajudar uns aos outros.
Procedimentais: Realizar movimentos diferenciados, adequando-se as diferentes situações.
Conceituais: Conhecer as habilidades, conhecimentos e interesse dos alunos pelo esporte.
ATIVIDADES
Caçador
Formação:
A professora divide a turma em duas equipes, equipe “A” e “B”, as
mesmas se colocarão uma de cada lado em uma área delimitada pela
professora, separadas por uma linha central, a uns cinco ou seis metros
da linha central, nas extremidades da quadra, o professor delimitará
outra linha que será as “prisões”. O professor decide quem inicia com a
bola.
Desenvolvimento:
Dado o sinal de início, os alunos que estiverem com a posse de bola
deverão tentar lançar e mesma em direção da outra equipe, na tentativa
de acertar um aluno (nos membros inferiores), se conseguir acertar
algum aluno este deverá sair da quadra e dirigir-se para a “prisão”
atrás da equipe adversária, caso tenha-se algum aluno na reserva este
poderá substituí-lo, mas depois que o aluno for acertado, não pode mais
sair da “prisão”, mas pode-se trocar passem com os mesmos na tentativa
de acertar um aluno da equipe adversária com maior facilidade. Será
vencedora a equipe que acertar em todos os seus adversários primeiro.
Voleibol no Escuro
Formação:
A professora divide a turma em duas equipes, cada uma se posiciona em
um lado da quadra de voleibol, por cima da rede será estendido um
lençol, para encobrir a visão dos alunos, as equipes terão a posse de
uma bola de plástico.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora os alunos deverão tentar lançar a bola
para o outro lado da quadra, para lançar a bola é válido qualquer parte
do corpo com exceção dos pés. Toda vez que a bola cair no chão de uma
equipe, o adversário marcará um ponto e, quando fizer 15 pontos, será
vencedor de um set. A professora junto com os alunos definirão o número
de sets para declarar a equipe vencedora.
Voleibol com Toque no Chão
Formação: A professora divide a turma em grupos, um posicionado em cada lado da quadra de voleibol, com uma bola de voleibol.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora os alunos deverão lançar a bola por cima
da corda para o campo adversário, a bola deverá tocar no chão antes de
ser rebatida por um toque ou uma manchete para o outro lado da quadra.
A bola deverá ser posta em jogo através de um saque dado na linha de
fundo, a bola poderá ser devolvida logo depois de ter tocado o chão, ou
ainda depois de dois toques ou manchetes, conta-se ponto quando a bola
não for rebatida para o lado oposto a quadra.
Voleibol no Lençol
Formação:
A turma é dividida em equipes com oito componentes cada, se o número de
alunos for muito grande uma equipe deverá aguardar a sua vez de jogar.
Uma bola de voleibol será utilizada.
Desenvolvimento:
Os alunos deverão segurar um em cada ponta de dois lençóis, devendo o
manter esticado para lançar a bola e um pouco frouxo para receber a
mesma. Toda vez que a bola cair no chão de uma equipe, a equipe
adversária marcará um ponto. A professora e os alunos serão
responsáveis para delimitar o número de pontos e o número de sets para
declarar a equipe vencedora do jogo.
Recursos: Bolas de voleibol, bolas de plástico e lençol.
Plano de Aula VII – Atividades para Dia de Chuva
Objetivos da Aula: Proporcionar diversão para os alunos.
Conteúdos: Brincadeiras Recreativas que trabalhe com a perspicácia, inteligência, agilidade e criatividade.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Cooperar com os colegas.
Procedimentais: Estabelecer regras para a realização das atividades.
Conceituais: Analisar as atitudes dos alunos.
ATIVIDADES
Quem Trocou de Lugar
Formação:
Alunos sentados nas cadeiras, um aluno com os olhos vendados estará na
frente da turma e ao lado da professora, este terá dois minutos para
observar a posição dos colegas antes de colocar a venda.
Desenvolvimento:
A um sinal dado pela professora, dois alunos trocarão de lugar, após a
troca o aluno escolhido, tira a venda e a professora pergunta, “Quem
trocou de lugar?”, se este aluno descobrir, escolherá um colega para
substituí-lo e indicará a nova troca de lugares, se não acertar, os
companheiros indicarão a troca e ele mesmo voltará a fazer outra
tentativa.
Jogo da Forca
Formação: Na sala de aula, a professora divide a turma em duas equipes. Os alunos devem permanecer assentados nas cadeiras.
Desenvolvimento:
No quadro a professora escreve a 1ª letra de uma palavra, colocando
“tracinhos” no lugar das outras letras que compõem a palavra, ao lado,
duas forcas serão desenhadas, uma para cada equipe.
A
professora inicia a brincadeira, pedindo aos alunos que tentem
adivinhar a palavra, dando oportunidade para que todos os alunos da
equipe falem uma letra.
Á medida que vão acertando as letras que compõem a palavra, a professora vai escrevendo-as nos respectivos lugares.
Cada
vez que um aluno errar um palpite, a professora vai desenhando na forca
uma parte de um boneco, iniciando pela cabeça, até formá-lo por
completo (corpo, braços, pernas, olhos, nariz e boca).
A
professora marcará um ponto para cada equipe que conseguir descobrir a
palavra. Será vencedora a que fizer o maior número de pontos.
Descobrindo o Comandante
Formação:
Alunos sentados em círculo. Um deles será escolhido pela professora
para se retirar por alguns instantes da sala de aula, enquanto os
alunos que ficaram na sala deverão combinar que todos irão sempre
repetir gestos iniciados por um dos membros do grupo, esta pessoa é o
“comandante”, se esta pessoa iniciar batendo palmas todos deverão bater
palmas, se coçar a cabeça todos terão que coçar a cabeça e assim
sucessivamente.
Desenvolvimento:
Após que tenha sido explicada a brincadeira e designado o “comandante”,
o aluno que estava fora da sala de aula será chamado para dentro do
círculo e deve tentar descobrir quem é que está comandando as mudanças
de movimento. O “comandante” por sua vez deve ser muito discreto para
tentar disfarçar pelo maior tempo possível. Por sua vez, esta pessoa
deve prestar bastante atenção para descobrir quem está comandando o
movimento. Quando o comandante é descoberto, este é convidado a
retirar-se da sala e outra pessoa é escolhida para comandar o
movimento, e assim segue a brincadeira até que todos tenham se
divertido.
Detetive, Assassino e Vítimas
Formação:
Alunos sentados em círculo, de tal modo que todos possam ver a todos,
são feitos pequenos bilhetes de papel no número exato de participantes,
escreve-se em um papel “assassino”, num outro “detetive” e em todos os
demais escreve-se “vítima”, explica-se aos alunos que todos irão
receber um bilhete, onde um dentre eles será o “assassino”, um será o
“detetive” e os outros serão “vítimas”. A função do assassino será de
tentar “matar” o maior numero de pessoas (“vítimas”), isto ele fará
dando uma piscada com um olho para a “vítima”, ao receber uma piscada
de olho, a “vítima” deverá deixar cair a cabeça, fingindo estar morta,
o “assassino” deve agir de forma discreta, pois o “detetive” por sua
vez, irá tentar descobrir quem é o “assassino”.
Desenvolvimento:
Explicada a brincadeira, os bilhetes são dobrados e distribuídos aos
alunos, e assim a brincadeira começa, o “assassino” tenta fazer suas
“vítimas”, enquanto o “detetive” tenta descobrir, com observação e
perspicácias quem é o “assassino”. Quando ele achar que descobriu deve
revelar a sua suspeita, estando ele correto, o “assassino” se rende e a
brincadeira passa para a segunda rodada (nova distribuição de
bilhetes). Não acertando, o “assassino” deve continuar fazendo as suas
vítimas, até ser descoberto, então os bilhetes são recolhidos,
misturados e distribuídos novamente. E a brincadeira recomeça.
Defendendo a Coroa
Formação:
Para o início da brincadeira deve ser colocadas cadeiras em círculo,
voltadas com as costas para dentro e o assento para fora, deve ser
colocada uma cadeira a menos em relação ao número de alunos, um dos
alunos será escolhido pela professora para ser o rei, que receberá uma
coroa de papel para colocar na cabeça, os outros alunos são colocados
em círculo, em volta das cadeiras; o rei fica fora.
Desenvolvimento:
Ao sinal da professora os alunos deverão caminhar em velocidade normal
em volta das cadeiras, sendo observados pelo rei, quando este decidir
pode dar um leve tapa nas costas de alguém que acaba de passar por ele.
Ao dar este sinal todos devem sentar-se em uma cadeira, menos o rei e a
pessoa que foi tocada, o rei deve correr pelo menos uma volta inteira
em relação ao local onde estava postado, e então procurar a cadeira
vazia para se sentar, a pessoa que foi tocada por sua vez deve
perseguir o rei e tentar tocá-lo, se conseguir antes que ele sente-se
na cadeira, terá conseguido roubar a sua coroa, esta pessoa passará
então a ser o rei, mas se o rei conseguir sentar-se antes de ser
tocado, terá defendido a sua coroa.
Todos os outros participantes levantam, e a brincadeira continua.
Adivinhar uma Palavra
Formação:
Alunos divididos em dois grandes grupos, sendo que dois alunos um de
cada grupo serão escolhidos para se distanciar dos demais
participantes, e combinam uma palavra em comum. Os dois falam esta
palavra para a professora, mas de tal modo que os outros participantes
não ouçam.
Desenvolvimento:
Depois disto esses alunos voltam para junto dos dois grupos e diante
deles, devem fazer simultaneamente mímica, tentando mostrar por gestos
a palavra combinada, sem poder fazer nem um som nem abrir a boca. Os
membros dos sois grupos podem observar a mímica dos dois alunos ao
mesmo tempo. O grupo que primeiro adivinhar a palavra ganha um ponto.
Tendo sido adivinhada a palavra, outros dois alunos se afastam e
combinam uma nova palavra a ser adivinhada, e assim a brincadeira
continua, o grupo que por primeiro marcar dez pontos é o vencedor.
Recursos: Giz, quadro, cadeiras e bola.
Plano de Aula VIII – Atividades Recreativas de Basquetebol
Objetivos da Aula: Proporcionar
atividades e jogos que desenvolvam as habilidades e conhecimentos
básicos dos alunos no basquetebol, sem seguir regras próprias do jogo.
Conteúdos: Brincadeiras e jogos recreativos de agilidade, atenção e velocidade voltados ao esporte.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Empenhar-se nas atividades propostas, como forma de valorização do grupo.
Procedimentais: Experimentar diferentes formas de movimento do aparelho motor.
Conceituais: Vivenciar atividades diversificadas.
ATIVIDADES
Roubar a Cauda
Formação: Alunos dispersos na quadra, cada aluno com um jornal ou tiras de tecido presos na cintura sem amarrar.
Desenvolvimento: Ao sinal, cada aluno deverá defender sua cauda e ao mesmo tempo tirar a cauda dos demais.
No
final da brincadeira, quando todos estiverem sem suas caudas, será
feita a contagem das caudas que cada aluno conseguiu pegar.
Bola no Alvo
Formação: Uma caixa de papelão ou um cesto, os alunos devem ser separados em dois grupos, com um determinado número de bolas.
Desenvolvimento:
Ao sinal, um aluno de cada grupo tentará acertar o alvo. A professora
marcará as bolas acertadas de cada grupo. Ao final serão somados os
pontos. Será vencedor o grupo com maior número de acertos.
Arremesso no Escuro
Formação:
Alunos devem ficar dispostos em duas ou mais colunas, segurando bolas
de meia. À frente de cada coluna, a uma distância de cinco metros,
haverá um arco, e, um aluno ou a professora o segurando.
Desenvolvimento:
Esse aluno ou professora deverá movimentar o arco para cima e para
baixo, enquanto os demais arremessarão as bolas tentando ultrapassar o
alvo, um de cada vez.
Basquetinho
Formação:
Os alunos são divididos em duas equipes com o mesmo número de alunos
com uma bola de basquete e uma cadeira em cada lado da quadra, onde
estarão encima das mesmas um aluno de cada equipe, o tamanho da quadra
pode variar de acordo com o número de alunos.
Desenvolvimento:
Os alunos poderão se locomover livremente, sem estar de posse de bola,
que só poderá ser deslocada por meio de dribles e de passes entre
jogadores da mesma equipe. A equipe oposta não poderá encostar na outra
na tentativa de recuperar a bola.
Os
alunos que estão sobre as cadeiras, representando a cesta, que
pertencem às equipes que estão atacando, e devem agarrar as bolas que
lhes são dirigidas pelos seus companheiros de equipe, sem perder o
equilíbrio.
Quando
o aluno cesta agarrar a bola, serão contatados 2 pontos. Conseguidos os
pontos, esse deverá reiniciar o jogo, passando a bola para um aluno da
equipe que sofreu os pontos.
Recursos: Bolas de basquete, bolas de meia, arcos, cadeiras e tiras de tecido.
Plano de Aula IX – Atividades Voltadas aos Fundamentos do Basquetebol
Objetivos da Aula: Realizar
atividades e jogos mais elaborados que trabalhem os principais
fundamentos do basquetebol, sem que haja a busca da perfeição técnica e
a utilização de todas as regras próprias do jogo.
Conteúdos: Exercícios recreativos, voltados aos fundamentos básicos do basquetebol, como, passe, recepção, arremesso, condução e locomoção.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Ter respeito uns com os outros.
Procedimentais: Diferenciar os diferentes movimentos corporais utilizados em diferentes esportes.
Conceituais: Compreender os objetivos das atividades.
ATIVIDADES
Pegador de Dupla
Formação: Alunos em duplas de mão dadas, dispersos pela quadra, a professora escolhe uma dupla para ser a pegadora.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora os alunos deverão em duplas sem se soltar
tentar fugir da dupla pegadora, os que forem pegos, passarão a ser
pegadores também.
Mata – Mata
Formação: Alunos posicionados em uma ou duas colunas virados para a cesta de basquete, com uma bola.
Desenvolvimento:
O primeiro aluno de cada coluna deve arremessar a bola na cesta com o
intuito de acertar, se não conseguir deve torcer para que o próximo
colega que vai arremessar erre também, pois se acertar eliminará o
anterior da brincadeira.
Os
alunos que arremessarem e acertarem, estarão salvos, por mais que o
próximo que arremessar acerte também, continuam na brincadeira.
A brincadeira termina quando sobrar só um aluno.
Jogo dos Números
Formação: Alunos sentados em duas fileiras, uma de frente para a outra, entre as mesmas serão colocadas duas bolas.
Desenvolvimento:
A professora distribui números iguais para as duas colunas, colocando
duas bolas no centro das duas colunas, de modo que a distância fique
proporcional para os dois lados.
Quando
a professora falar um número, os alunos das duas colunas que tiverem o
respectivo números deverão se levantar o mais rápido possível, correr
até as bolas de basquete, pegar uma das mesmas se deslocar até a cesta
de basquete e arremessar a bola.
O aluno que acertar primeiro, marcará um ponto para a sua fileira.
Termina a brincadeira quando todos os alunos realizarem a atividade.
Bola ao Cesto
Formação:
A professora divide a turma em dois grupos, posicionando os alunos em
duas colunas, uma de frente para cada cesta de basquetebol.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, um aluno por vez de cada coluna
arremessa a bola de basquetebol e se posiciona no final da coluna. As
cestas que forem convertidas serão contadas em voz alta por todos os
integrantes da equipe. A equipe que fizer 20 cestas antes será
declarada vencedora.
Basquetebol
Formação:
Alunos divididos em duas equipes, com o mesmo número de componentes
posicionados dentro da quadra de basquete com uma bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora os alunos começarão um jogo de
basquetebol, os alunos poderão se locomover livremente sem estar de
posse da bola, que só poderá ser deslocada por meio de dribles, passes
entre jogadores da mesma equipe, ou sendo picada.
Será
cobrado apenas as regras básicas do jogo, para manter a harmonia entre
os alunos, permitindo aos mesmos praticar o esporte como diversão, sem
que haja a preocupação na execução.
Recursos: Bolas de basquetebol.
Plano de Aula X – Atividades Voltadas ao Atletismo
Objetivos da Aula: Proporcionar aos alunos atividades que desenvolva de forma recreativa e divertida, o atletismo.
Conteúdos: Atividade
que trabalhem de forma recreativa a velocidade, habilidade e noção
espacial introduzidos em algumas atividades de atletismo.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Valorizar as novas experiências.
Procedimentais: Executar movimentos motores com todo o corpo.
Conceituais: Analisar as capacidades de cada aluno.
ATIVIDADES
Corrida Simples
Formação: Alunos, separados em dois ou três grupos dispostos em círculo, cada aluno com um número.
Desenvolvimento:
O aluno número um, ao sinal, correrá entre os companheiros fazendo um
ziguezague, contornando-os até chagar novamente em seu lugar. Ao
retornar, tocará o ombro do colega número dois e sentará. O aluno
número dois procede da mesma forma, e assim sucessivamente até todos os
alunos estarem sentados.
Vence o grupo que sentar todos os seus integrantes antes das outras.
Corrida de Obstáculos
Formação:
Alunos divididos em dois grupos, posicionados em duas colunas. As
colunas ficarão atrás de uma linha demarcada, a sua frente à professora
construirá um percurso feito de arcos, cordas, cones e bolas.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, o primeiro aluno de cada coluna sairá
correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida,
saltará sobre a corsa, continuará correndo fazendo ziguezague entre os
cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará
fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
Quando
chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que
levando a bola e deixando-a para que o próximo venha buscá-la.
Coso um aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e fazer a seqüência correta.
Será considerado vencedor o grupo que completar a prova primeiro.
Distribui e Recolhe
Formação: Dois grupos, com número igual de alunos, posicionados em coluna atrás de uma linha demarcada.
Na
frente das colunas, serão colocados quatro arcos, distantes uns dos
outros e uma caixa com bolas para cada grupo, ao lado da linha de saída.
Desenvolvimento:
O primeiro aluno deverá carregá-las uma a uma, em quatro corridas,
colocando-as uma em cada arco disposto à frente. O segundo aluno,
deverá apanhá-las, uma a uma, em quatro corridas.
Será vencedor o grupo que terminar em primeiro.
Lançar, Buscar e Correr
Formação:
Montar dois grupos com número igual de alunos. Os grupos estarão em
coluna, atrás de uma linha demarcada, de frente para um alvo, que
poderá ser um arco ou pneu.
Desenvolvimento:
Ao sinal dado pela professora, o primeiro aluno de cada coluna deverá
arremessar a bola em direção ao arco ou pneu, buscá-la e, correndo,
trazê-la ao segundo da coluna e assim sucessivamente. Será dado um
tempo para o grupo realizar a atividade.
No sinal, serão somados quantos arremessos e acertos cada grupo realizou.
Corrida de Revezamento
Formação:
Dois grupos com o mesmo número de componentes, posicionados em coluna,
o ultimo aluno de cada coluna receberá um bastão.
Desenvolvimento:
Ao sinal combinado, os alunos que estão de posse do bastão, deverão
correr pelo lado esquerdo, contornando a coluna e voltando ao seu
lugar. Entregará o bastão ao colega da frente que repetirá a corrida.
Os demais procederão da mesma forma até o bastão retornar ao primeiro
aluno da coluna.
Vencerá a equipe que terminar primeiro.
Arremesso no Latão
Formação:
Riscar um círculo no chão e colocar no centro um latão de lixo vazio.
Os alunos serão divididos em equipes e ficarão em fila ao redor do
círculo. É proibido pisar no risco do círculo.
Desenvolvimento:
Cada aluno terá posse de duas bolas de tamanhos diferentes
(preferencialmente uma grande e uma pequena) e farão arremessos em
direção ao latão, iniciando ao sinal combinado, um de cada vez, cada
bola terá uma pontuação diferente.
Conta-se três pontos se o aluno acertar a bola grande e dois pontos se acertar a bola pequena.
Se
o aluno acertar as duas bolas terá direito a mais dois arremessos, se
acertar uma terá direito a mais um arremesso, e com a respectiva bola
que acertou, se não acertar nenhuma, não terá direito a mais nenhum
arremesso.
Quando
todos terminarem de fazer suas tentativas, conta-se os pontos obtidos
por cada aluno de uma mesma equipe, e compara-se com os pontos da outra
equipe, declarando assim uma vencedora.
Tiro ao Alvo
Formação:
Dois grupos com número igual de alunos. No chão traçar com giz dois
círculos de dois metros de diâmetro, separados um do outro por um
espaço de 2 metros. No interior deles, serão desenhados dois outros
círculos, um com um metro de diâmetro e o outro com meio metro de
diâmetro. A uma distância de 4 metros, marcar a linha de lançamento.
Atrás ficarão os alunos em coluna, em frente aos círculos.
Desenvolvimento:
Ao sinal, os primeiros de posse de saquinhos de areia lançarão os
saquinhos em seus respectivos círculos, tentando marcar ponto. Antes de
o aluno recolher o saquinho, o professor deverá anotar os pontos.
Correndo,
este aluno deverá trazer o saquinho para o colega seguinte, que irá
realizar a atividade como o aluno interior e assim sucessivamente.
Pontuação:
Círculo três: 3 pontos;
Círculo dois: 2 pontos;
Círculos um: 1 ponto;
Em cima das linhas: zero.
O grupo que terminar antes, será acrescido 5 pontos.
No final, verificar o grupo com maior número de pontos.
Muito bom,parabéns pelas atividades!
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