quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CRITÉRIOS PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO DO AEE


Orientações para o preenchimento do Formulário de
Registro do Plano de AEE

O plano de AEE são as ações desenvolvidas para atender as necessidades do estudante. São específicas do AEE para que o estudante possa ter acesso ao ambiente e conhecimentos escolares de forma a garantir a permanência, participação e desenvolvimento do estudante na escola.

1. Identificação do aluno:
Solicitar na escola o prontuário do aluno para preenchimento.

2. Resumo do Caso:
Relatar brevemente a história de vida do aluno.

3.Registro sobre uso de medicações:
Em contato com a familia solicitar receita médica para registrar a medicação do aluno.Caso ele não faça uso, indicar na ficha.

4.Tipo de dificuldade:
Tendo o relato  do caso em mãos, identifique e assinale o tipo de problema que o aluno apresenta, pode assinalar mais de um tipo. Registre no campo de observações aspectos relevantes que complementem o item.

5. Habilidades, dificuldades, intervenções e resultados esperados.

A- Função Cognitiva

Desenvolvimento Psicomotor:
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
Exemplos:Função motora fina, função motora grossa, marcha, postura, descer escadas, pular corda, dançar, recortar, equilibrio, coordenação olho-mão, jogar bola, lateralidade, orientação espaço-temporal, postura, etc.
Esquema corporal: observar condições de equilíbrio motor, a capacidade de aplicar conceitos espaciais e de lateralidade em seu próprio corpo, se é capaz de reproduzir estruturas rítmicas.
Coordenação grafo- manual: observar a qualidade dos traçados realizados com instrumentos grossos e finos, representação gráfica esquemática ou reconhecível.




Comunicação e linguagem
Compreensão verbal: compreensão de diálogo, entendimento das palavras e seus significados aplicados, definição de palavras por suas características, compreensão do significado de uma leitura oral de um texto ou explicação.
 Raciocínio Verbal: compreensão de relações de igualdade e diferença entre duas ou mais palavras, compreende relações entre o essencial e secundário num texto ou numa história.
Fluência Verbal: faz relatos do cotidiano ou de histórias com seqüência lógica e compreensiva, inventa frases, descreve cenas, faz narrativas orais, manifesta e explica seus pensamentos ou idéias.

Memória
Memória visual: reconhece lugares conhecidos e desconhecidos, reconhece itinerários de seu cotidiano, lembra-se de narrativas e reconta histórias oralmente, repete uma seqüência de palavras significativas.
Memória verbal e numérica: relata coisas que fez durante o dia em seqüência temporal correta, é capaz de dar recados em ambiente familiar ou escolar, repete frases complexas, reconhece datas significativas como: aniversário, páscoa e natal. Sabe dizer a sua idade e reconta contos e histórias com suas próprias palavras.

 Atenção e concentração
A atenção trata da organização do comportamento, é a capacidade de se manter centrado na atividade realizada.Exemplo: seleção e manutenção do foco, concentração,compreensão de ordens, identificação de personagens, etc.
          Nível de abstração; capacidade de representação ou simbolização.Exemplo: verbal, escrita, desenho, gestual ou expressão corporal.
          Nível de Generalização: capacidade de fazer uso de determinado conceito em outros contextos ou situações.O desenvolvimento dessa habilidade mantém relação com raciocinio, memória voluntária, a criatividade dentre outras funções.
          Criatividade: capacidade de solucionar problemas com exito ou realizar atividades de formas diferenciadas, não convencionais, por meio de desenhos, dramatizações, danças e etc. No entanto, a criatividade, revela desenvolvimento das funções mentais superiores que, por sua vez, indicam potencialidade e capacidade para internalização dos conteúdos abstratos e complexos.

Raciocinio lógico: ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: Compreensão de relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de situações problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e enunciados, causalidade,sequencia lógica, etc.

Percepção: ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.

Aprendizagem
Mencionar a estabização do alfabeto,nomes, números, sequência numérica, etc.
Citar as fases da escrita segundo teoria da “Teoria da Psicogenese da Lingua Escrita” de Emilia Ferreiro.
Avaliar a leitura e produção textual.
Avaliar a aprendizagem das operações matemáticas.
Compreensão de relações de igualdade e diferença, compreensão de enunciados, capacidade de conclusões lógicas, resoluções de problemas cotidianos, compreenção de ordens, causalidade, sequencia lógica, etc.

B- Área Emocional / Afetiva / Social

Sociabilidade/ afetividade
É o envolvimento do aluno com os colegas, professores e funcionários, além de ter relação com a questão do interesse de regular o comportamento, as interrelações em sala de aula oportunizam “trocas”  que resultam em aprendizagens significativas.
Relatar o relacionamento do aluno com a família e também como ela aceita a deficiencia e apoia os atendimentos. E como é a relação com o meio social. Por exemplo:Estado emocional, reação a frustração, interação grupal, cooperação, resistência as regras, timidez excessiva, enfrentamentos de medos e inseguranças.

Atividade da vida autônoma( AVA)
Ao  avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: se é capaz de ter autonomia em atividades da vida diária como: comer, uso do banheiro, locomoção, vestir-se, calçar-se, abotoar as roupas, higiêne pessoal, etc.

C. Desenho

Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo.
GARATUJA (2 aos 4 anos)
  1. Desorganizada: movimentos amplos e desordenados. Ainda é um exercício. Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertos com novos rabiscos várias vezes.
  2. Ordenada:movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. Figura humana de forma imaginária, exploração do traçado; interesse pelas formas.
  3. Nominada:
  4. Escrita.
PRÉ-ESQUEMÁTICA (4 aos 7 anos)
-         Conquista da forma;
-         Descobre a relação entre representação e coisa representada;
-         Tanto o espaço quanto a cor são usados segundo seu significado emocional e não tem, na maioria das vezes, relação com o real.
ESQUEMA ( a partir dos 7 anos)
      -   Organiza a forma no espaço do papel;
-         Repete esquemas desenvolvidos para uma determinada coisa;
-         Tamanho e proporção são relativos ao sentimento, mas também ao conhecimento sobre as coisas, assim como a cor.
REALISMO (início aos 8 anos)
-         Muitos adultos não chegam a esta fase;
-         Preocupação em fazer construção exata do real;
-         Preocupação estética;
-         Maior exigência;
-         Figuras humanas diferenciadas;
-         Figura-fundo;
-         Pintura


6. Outros Dados que são Importantes para a elaboração do Plano.
Vamos pesquisar, dentro das ações necessárias, o que já existe disponível na U.E., o que o aluno traz com ele.

7. Objetivos do plano

Considerando as necessidades listadas , organize seus objetivos de intervenção de forma clara e prática.
Com base nas dificuldades enfrentadas pelo estudante na participação e desempenho de atividades para seu aprendizado e com base nas potencialidades deste estudante, liste quais são os objetivos.

8.Organização do atendimento
Para atingir estes objetivos como você propõe a organização dos atendimentos de AEE?
Incluir o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o período pretendido e a realização da atividade, e analisar o desempenho do estudante ao longo das atividades.

9 Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas no atendimento ao estudante
Para atender a cada um dos objetivos propostos descreva atividades que pretende realizar.

10-Seleção de materiais a serem produzidos para o estudante. Necessidades de adequações.
(Por exemplo, para comunicação facilitada ou alternativa). Reveja os objetivos e as atividades propostas e relacione os materiais necessários para a efetivação de sua proposta.

11-Recursos Humanos previstos.
Indicar a necessidade de A.D.I.

12. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
(Informática acessível/tecnologia assistiva, mobiliário adaptado,...). Dos materiais selecionados no item 5, quais não estão disponíveis em sua escola e necessitam ser adquiridos?

13- Tipos de parcerias, profissionais e/ou instituições, produção de materiais para o aprimoramento do atendimento ao aluno.
A partir das informações que você já tem do caso, que profissionais poderão colaborar com o AEE para que haja maior compreensão do caso e que possivelmente possam se tornar parceiros de um trabalho em rede colaborativa?
Exemplo: Capes, Psicólogo, Neurologista, Fisioterapeuta, Psiquiatra, Fonoaudiólogo, Oftalmologista. CRS. UBS, AACD, AMA, APAE etc.
Pensando nos profissionais já listados no item anterior, como você proporia o trabalho em parceria?
Que mecanismos deveriam ser constituídos para que haja o fortalecimento desta equipe, a comunicação imediata das novidades e novos propósitos (necessidades)? Que instituições podem colaborar com o projeto de inclusão de seu estudante e de que forma isto poderia acontecer?
Descrever os recursos/materiais que serão produzidos e utilizados para o aluno no AEE.

14. Lista dos principais resultados esperados
Faça uma lista dos principais resultados esperados. Cada um dos objetivos projetados deverão produzir resultados pela intervenção do AEE. Quais são os resultados que você espera em cada um dos objetivos propostos? Esta projeção será muito importante para verificações em reavaliações.
Quando um objetivo não for alcançado poderemos revê-lo e adequá-lo ou então, precisaremos mudar as estratégias (atividades) propostas no atendimento.

15. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao estudante na comunidade escolar.
A quem e quais? Descreva a quem o AEE irá orientar e quais são as informações relevantes a serem passadas, no caso apresentado.

16.Avaliação dos resultados
Visa antecipar ou indicar maneiras de como avaliar os resultados esperados. Indicação das formas de registro.
          O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
          O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento,onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
          No registro deverão constar as mudanças observadas em relação ao estudante no contexto escolar. O que foi que contribuiu para as mudanças observadas. De que forma as ações do plano de AEE repercutiram no desempenho escolar do estudante.

17. Reestruturação do Plano (semestralmente)
Relacionar pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os resultados esperados não sejam atingidos.
          Pesquisar e implementar outros recursos.
          Estabelecer novas parcerias.
          Outros.

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