segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM X DEFICIENCIA

Como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais , tenho me deparado  a nossas escolas com as angústias de professores e diretores em diferenciar DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM de DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, realmente não é nada fácil, já que há uma linha tênue que os separa.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

1. O que é?
      O termo refere-se não a um único distúrbio, mas a vários problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. O que as crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum é o baixo desempenho inesperado.Embora os prejuízos neurológicos possam afetar qualquer área do funcionamento cerebral, as deficiências que mais tendem a causar problemas acadêmicos são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade para focalizar a atenção. Pode ocorrer também a hiperatividade e outros comportamentos problemáticos, além de problemas emocionais relacionados. Problemas emocionais também podem levar às dificuldades na aprendizagem.

2. Definição de Dificuldades de Aprendizagem
Comitê Associado Nacional para desordens de Aprendizagem, EEUU, 1988:
"Desordens de aprendizagem" é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestado por significativas dificuldades na aquisição e utilização das habilidades da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio e matemática. Estas desordens são intrínsecas ao indivíduo e supostamente devidas à disfunção do sistema nervoso central, podendo ocorrer durante toda a vida. Podem existir junto com as desordens de aprendizagem, problemas nas condutas de auto-regulação, percepção social e interação social. Mesmo que as desordens de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras deficiências (como, por ex., deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio sócio-emocional) ou influências extrínsecas (como, por ex., diferenças culturais, instrução insuficiente ou inadequada), elas não são o resultado direto de tais condições ou influências.
As Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita surgem em alunos que não apresentam problemas de compreensão, que perfeitamente entendem ordens, tem autonomia e são extremamente espertos em realizar outras atividades, esse já é o primeiro e mais importante passo para que se exclua a Deficiência Intelectual.É claro que de forma alguma estou afirmando que as questões de saúde não fazem parte da vida desse aluno, muito pelo contrário, visto que a Dificuldade de Aprendizagem é uma questão biológica ela deve ser investigada por estes profissionais.

Listei alguns problemas que podem ajudar a excluir a Deficiencia Intectual.


Problemas Visuais Perceptuais:
• Dificuldade de distinção de vários formatos e tamanhos;
• Dificuldade de colorir, escrever e recortar;
• Falta de estabilidade no uso das mãos; trocando a direita e a esquerda muitas vezes para realizar uma tarefa;
• Letras e palavras ao contrário.

Problemas de Memória e Atenção:
• Dificuldade de concentração.
• Não ouve bem;
• Esquece fácil;
• Não é capaz de seguir instruções com vários passos.

Deficiência de Linguagem:
• Demora no desenvolvimento da linguagem;
• Tem dificuldades de formar sentenças e encontrar palavras certas.

Problemas de Leitura:
• Problema com os sons das palavras;
• Dificuldade de entender palavras e conceitos;
• Troca letras por ordem incorreta ou letras erradas.
  
O insucesso na aprendizagem da Matemática pode ser devido a várias causas: ensino inferior, capacidade intelectual limitada, disfunções do sistema nervoso central.

Discalculia - é a dificuldade parcial para operar matematicamente, falhando no processo de aprendizagem.

Crianças com distúrbios na Matemática apresentam incapacidade para:
  • Estabelecer correspondência 1 a 1;
  • Fazer uma contagem com sentido;
  • Associar símbolos auditivos a visuais (faz contagem oral mas não identifica o número visual);
  • Aprender a contagem através dos cardinais e ordinais;
  • Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
  • Compreender o princípio de conservação de quantidades;
  • Executar operações aritméticas, bem como para compreender o significado dos sinais (+ - x :);
  • Compreender os princípios de medida;
  • Obedecer e recordar a seqüência dos passos que devem ser dados em operações matemáticas diversas;
  • Escolher os princípios para solucionar problemas de raciocínio aritmético. (a criança consegue ler as palavras e resolver os problemas quando o princípio lhe é dado - somar, subtrair, multiplicar etc. Sem ajuda, porém não tem condições de determinar o processo que deve usar).

Esses distúrbios podem estar associados a:
  • Distúrbios de linguagem: a criança se sai bem em cálculos mas é inferior no que diz respeito ao raciocínio e aos testes de vocabulário aritmético.
  • Memória auditiva:
           - problemas de reorganização auditiva que impedem a criança de recordar números com rapidez;
           - a criança não consegue ouvir os enunciados apresentados oralmente e não é capaz de guardar os fatos, o que a impede de resolver os problemas matemáticos propostos.
  • Distúrbios de leitura: a criança apresenta dificuldade para ler os enunciados dos problemas, mas são capazes de fazer cálculos quando as questões são lidas em voz alta.
  • Distúrbios de escrita: crianças disgráficas não conseguem aprender os padrões motores para escrever letras ou números.
FALHAS
CAUSAS
- No pensamento operatório: referem-se à impossibilidade da criança de operar, pois necessita de "estruturas mentais" para isso:
. Incapacidade de realizar cálculos mentais
. Necessidade absoluta de concretizar as operações (uso de dedos, traços, etc.)
. Dificuldade para compensar ordens, nas operações
. Impossibilidade de estabelecer uma operação ou operações correspondentes a um problema, sem apresentar dificuldade de leitura compreensiva, mesmo com o professor lendo o problema
. Incapacidade de compreender a multiplicação como abreviação da soma, e a divisão como abreviação da subtração
. Grandes dificuldades no manejo reversível de operações ou problemas
- Falta da noção maior/ menor nos números
- Falta da noção antes/depois
- Se não existe a conservação de substância, seriações e classificações, não haverá possibilidade de integrar a noção de número
- Reversão na escrita dos números
- Reversão na ordem das cifras de um número
- Falhas na disposição das cifras de um número
- Operar em ordem inversa
- Falha em reconhecimento e discriminação de figuras geométricas
- Dificuldades espaço-
  temporais
- Em um problema, somar em vez de subtrair, ou dividir em lugar de multiplicar, apesar das relações terem sido bem compreendidas e a criança ter podido encontrar o erro por si mesma
- Pular operações em um problema ou saltar as próprias etapas da operação
- Repetir operações em um problema ou etapas da operação
- Associar elementos de uma etapa com elementos de outra, criando uma relação totalmente estranha
- Confundir o número com o qual se deve operar na multiplicação ou subtração
- Dificuldades de  figura-fundo
- Falhas de atenção
- Ausência de estrutura mental para o manejo dos números
- Dificuldade de captação da estrutura de um problema, através da leitura de seu enunciado, sem interferir com a capacidade de cálculo quando são lidos em voz alta
- Falhas lingüísticas (devido aos problemas de leitura) - leitura hiperanalítica, não conseguindo compreender as instruções e os enunciados matemáticos
- Associações extremamente absurdas ou raras que a criança cria
- Desinibição perceptiva
- Falta de atenção
- Dificuldades de  pensamento operatório
- Falta de concretização
- Aparecem falhas na evocação correta das tabuadas, ou falhas de figura-fundo, ou erros estranhos, por estarem realizando operações excessivamente extensas, ou problemas de muitas etapas
- Falhas de sobrecarga
- Dificuldade em memorizar tabuadas de +, -, x, mesmo havendo estruturas operatórias corretas
- Esquecer de efetuar a compensação na soma, na subtração, na multiplicação
- Esquecer de efetuar parte das operações ou dos problemas, mesmo quando a estrutura em si esteja correta
- Falhas mnêmicas (de memória), por não poder memorizar aquilo que não compreende - não há estruturas mentais para a compreensão de operações

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A Deficiência Intelectual é associada a manifestação de limitações em mais de uma área de habilidades, tais como:
- atraso no desenvolvimento neuro-psiquicomotor (a criança demora a firmar a cabeça, sentar,andar, falar)
- dificuldades no aprendizado de um modo geral
- não compreende ordens e normas

Lembrando que um único aspecto não pode ser considerado como indicativo de Deficiência Intelectual.O nivel do grau de desenvolvimento do Deficiênte Intelectual, depende de sua história de vida particular, apoio da família e oportunidades vivificadas, todos são capazes de aprender respeitando-se suas limitações.

Bom queridos professores, simplificando, o meu desejo é que todos tenham ciência que o Ensino Especial está centralizado nas questões da Deficiencia Intelectual e não das Deficiências de Aprendizagem, e que este  diagnóstico esta atrelado a vários fatores emocionais, alterações de atividades nervosas superiores, como retardo específico e de linguagem, dislexia, psicoses e porque não dizer baixo nível sócio econômico e cultural, porém todos os fatores devem ser levados em conta e adequadamente diagnósticados por profissionais da saúde para que nossos alunos não sejam classificados indevidamente.Porém nada impede que pela nossa experiência em campo e nossos incansáveis estudos, possamos colaborar com vocês nas questões que dizem respeito as dificuldades de aprendizagem, embora este não seja o nosso foco.

Um beijo a todos.

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