PALAVRAS E TEXTOS
No
trabalho em classes de alfabetização não existe uma ordem fixa em que
as coisas têm de ser feitas. Os alunos não aprendem aos pedaços, um
item depois do outro, do mais fácil para o mais difícil. Pelo
contrário, eles aprendem fazendo muitas relações entre tudo o que faz
parte do que chamamos de campo conceitual da alfabetização.
O
que vem a ser isso? É um conjunto de situações que dão sentido aos atos
de escrever e ler. Por isso eles aprendem escrevendo e lendo. Para que
isso aconteça, o professor deve propor diariamente atividades que
envolvam letras, palavras e textos. Não pode se enganar achando que se
está trabalhando com textos já está naturalmente trabalhando com
palavras e letras.
Durante
o processo de alfabetização o professor deve criar situações didáticas
que permitam aos seus alunos pensar sobre a escrita e deve estar atento
às especificidades do trabalho com letras, com palavras e com textos.
Seus objetivos para os três não são os mesmos e todos são igualmente
importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário