"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." (MARION WELCHMANN)
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL DONA BETI
Meu nome é Cristiane Meireles, estou trabalhando na sala de recursos desde 2007,habilitada em Pedagogia e Normal Superior, especialização em Psicopedagogia,Educação Especial,Libras , Braille,Deficiência mental e Docência do Ensin Superior.Quando assumi a Sala de Recurso a idéia era trabalhar principalmente as dificuldades encontradas no processo ensino /aprendizagem, mas com o passar do tempo, fomos vendo que a inclusão, ou seja, as necessidades especiais é o foco principal da Educação brasileira, atualmente . Daí o empenho do setor de inclusão da Superintendência de Araçuaí ,estado de Minas Gerais em ingressar alguns de seus professores na especialização do AEE (Atendimento Educacional Especializado), inclusive “eu”. E agora estamos analisando que além daquilo que tínhamos previsto, em torno da clientela da escola e o que e como são trabalhados todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento motor e cognitivo.
E para que todo esse processo tenha êxito procuro organizar meu plano das seguintes maneiras: primeiro procuro conversar com a família para me inteirar de toda a situação familiar da criança, segundo, dialogar e trocar idéias com os professores da sala comum e por último o atendimento a criança, cada uma na sua especificidade. Mas ainda vejo muito escassa a participação da família em todo esse processo.
Os alunos são atendidos sempre no período oposto ao da escola, mas se há alguma ocorrência no período de aula, procuro sempre auxiliar os professores das salas comunus. Por isso que a atividade que mais me dispendo de tempo é o atendimento ao aluno.
Perfil dos alunos atendidos na SRM:
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL
ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
ALUNOS COM BAIXA VISÃO
ALUNOS COM AUTISMO
ALUNOS SÍNDROME DE WEST
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Vale ressaltar que todos os alunos atendidos são da mesma escola e também de outras escolas da nossa cidade.Sendo que a demanda está cada vez mais aumentando, pela procura do atendimento ao AEE, por parte dos professores da sala comum, coordenação pedagógica, professores de reforço e outros. Porque a somatória do trabalho do professor da sala comum, que trabalha na procura de planejar e adequar os conteúdos a serem trabalhados na sala de aula, com o trabalho do AEE que é um serviço de educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, faz com que o ensino/aprendizado e a inclusão só se tornem cada vez mais ricos e aguçadores. E para que tudo isso tenha uma frutificação melhor e grandiosa cada vez mais faz se necessário a formação de professores em “Atendimento Educacional Especializado.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito, da postagem, obrigada pela ajuda eu também trabalho na sala de Recursos e precisamos estar lendo pesquisando para desempenhar um trabalho de qualidade. Sozinho somos menos, juntos somos mais.Gloria Pereira da Costa .Rondonópolis MT - costahernandes@gmail .com
ResponderExcluir