Aspectos
a serem observados nos diferentes eixos
curriculares:
Comportamento social
Comportamento social
- Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
- Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);
- Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
- Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
- Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;
- Coopera com colegas e professora;
- Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;
- Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
- Participa da roda da conversa;
Movimento
- Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.
- Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
- Valoriza suas conquistas corporais.
- Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
- Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
- Caminha sobre uma linha sem cair.
- É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.
Matemática
- Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
- Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.
- Identifica os números.
- Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.
- Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.
- Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora.
- Consegue montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
- Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.
- Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
- Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.
- Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.
Linguagem oral e escrita
- Aprecia ouvir histórias.
- Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;
- Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);
- Não faz relação entre o que fala e escreve;
- Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
- Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.
- Identifica o seu nome.
- Identifica o nome dos colegas.
- Reconhece as letras do alfabeto.
- Identifica as vogais.
- Consegue formar algumas sílabas, construindo palavras.
Artes
plásticas e cênicas
- Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
- Gosta de desenhar;
- Interessa-se por diversos recursos artísticos;
- Manuseia a massa de modelar com interesse;
- Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
- Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
Relatório
Individual
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Excelente! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirParabens pelo trabalho desenvolvido.
ResponderExcluirParabéns! agradeço pelas dicas para elaboração de relatório, foi de suma importância para o meu trabalho. Obrigada
ResponderExcluirParabéns! agradeço pelas dicas para elaboração de relatório, foi de suma importância para o meu trabalho. Obrigada
ResponderExcluirParabéns! agradeço pelas dicas para elaboração de relatório, foi de suma importância para o meu trabalho. Obrigada
ResponderExcluir