ESCOLA
ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida
do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com
RELATÓRIO
INDIVIDUAL DO ALUNO
1º
Bimestre - 2012
Nome
do aluno: Maria
Eduarda dos Anjos
Nome
da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira
Série:
5 ano Turno:
Vespertino
Ano Letivo:
1º Bimestre - 2012
A
aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de
deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa
etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria
Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula,
causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está
matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental ,
mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade,
pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a
sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua
filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o
processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi
constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades
previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala
de aula, pode constatar:
- Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
- Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
- Fornece dados do seu primeiro nome.
- Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
- Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
- Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
- É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
- Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
- Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
- Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
- Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
- Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
- Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
- Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
- A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
- Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
- A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar
das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações
de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a
utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel,
jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda
demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta
dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito,
utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência,
devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades
que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades
articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais,
as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda
continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para
usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as
suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito
individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível,
visando um bom desempenho da escolar da mesma.
______________________________
Professora
de Apoio
Cristiane
Meireles de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário