sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RELATÓRIO 1 BIMESTRE


ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Avenida do Contorno, 2299, Bairro N.S. de Fátima – Taiobeiras/MG
Tel: (38) 3845-1602 – Email: eeptancredoneves@hotmail.com

RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
1º Bimestre - 2012
Nome do aluno: Maria Eduarda dos Anjos
Nome da Professora: Cristiane Meireles de Oliveira Série: 5 ano Turno: Vespertino Ano Letivo: 1º Bimestre - 2012
A aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula, causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental , mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade, pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
  • Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
  • Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
  • Fornece dados do seu primeiro nome.
  • Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
  • Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
  • Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
  • É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
  • Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
  • Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
  • Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
  • Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
  • Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
  • Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
  • Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
  • A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
  • Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
  • A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel, jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito, utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência, devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais, as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível, visando um bom desempenho da escolar da mesma.
______________________________
Professora de Apoio
Cristiane Meireles de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário