PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
PARTE I –
INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
-
NOME COMPLETO: Maria Eduarda dos AnjosDATA DE NASCIMENTO:ENDEREÇO: BAIRRO:CIDADE:
2- DADOS FAMILIARES:
-
NOME DO PAI:NOME DA MÃE:PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DO PAI:PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DA MÃE:NÚMERO DE IRMÃOS:MORA COM:
3- INFORMAÇÃO
ESCOLAR:
Nome
da escola: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
Endereço da escola:
Ano de escolaridade atual
(classe regular):
Idade com que entrou na
escola:
História escolar (comum)
e antecedentes relevantes:
História escolar
(especial) e antecedentes relevantes:
Motivo do encaminhamento
para o atendimento educacional especializado (dificuldades
apresentadas pelo aluno):
4- AVALIAÇÃO GERAL
ÂMBITO
FAMILIAR
|
Apontar de forma
descritiva as condições familiares do aluno
1- Características do
ambiente familiar (condições da moradia e atitudes):
2- Convívio familiar
(relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas):
3- Condições do
ambiente familiar para a aprendizagem escolar:
|
ÂMBITO
ESCOLAR
|
Apontar
de forma descritiva as condições da escola para atender às
Necessidades Educacionais do aluno
1-
Em relação à cultura e filosofia da escola:
2-
Em relação à organização da escola (acessibilidade física,
organização das turmas; mobiliários adequados, critérios de
matrícula, número de alunos nas salas, interação com as
famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de
avaliação, formação continuada de professores, desenvolvimento
de projetos, atividades propostas para a comunidade escolar,
grupos de estudo etc.):
3-
Em relação aos recursos humanos (professor auxiliar de sala,
instrutor de LIBRAS, tutor na sala de aula, parceria com
profissionais da saúde etc):
4-
Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários,
professores, gestores, pais etc.)
5-
Em relação ao professor da sala de aula regular (formação
inicial e continuada, motivação pra trabalhar, reação frente
às dificuldades do aluno, aspecto físico da sala de aula,
recursos de ensino-aprendizagem,, estratégias metodológicas,
estratégias avaliativas, apoio de especialistas etc.):
|
5-
AVALIAÇÃO DO ALUNO
5.1- CONDIÇÕES DE
SAÚDE GERAL
Caso
o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento
e/ou problemas de saúde, descreva:
1-
Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência
visual, deficiência física, deficiência intelectual ou
transtorno global de desenvolvimento?
1.1-Se
sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
1.2-Se
não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
2-
Tem outros problemas de saúde?
2.1-
Se sim, quais?
3-
Faz uso de medicamentos controlados?
3.1-
Se sim, quais?
3.2-
O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
Sim.A
aluna fica sonolenta e não consegue captar as informações .
4-
Existem recomendações da área da saúde?
4.1- Se sim, quais?
|
5.2- NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO
Caso
o aluno apresente alguma necessidade educacional especial,
descreva:
1-
Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s)
apresentada(s): Deficiência Intelectual e Deficiência Física.
2- Sistema linguístico
utilizado pelo aluno, na sua comunicação:
3- Tipo de recurso
e/ou equipamento já utilizado pelo aluno:
4- Tipo de recurso
e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno:
5- Implicações da
NEE do aluno para a acessibilidade curricular:
6- Outras informações
relevantes:
|
5.3-
NECESSIDADES APRESENTADAS:
- Acompanhamento individualizado;
- Tempo disponível para uma aprendizagem eficaz;
- Atividades lúdicas com músicas e comunicação acessível através da informática.
- 5.4- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
FUNÇÃO
COGNITIVA
E
METACOGNITIVAS
|
PERCEPÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção
visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.
Observações:
|
ATENÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: seleção e
manutenção de foco, concentração, compreensão de ordens,
identificação de personagens.
Observações:
|
|
MEMÓRIA
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: memória
auditiva, visual, verbal e numérica.
Observações:
|
|
LINGUAGEM
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos compreensão da
língua oral, expressão oral, leitura, escrita, uso de outros
sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)
Observações:
|
|
RACIOCÍNIO
LÓGICO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: compreensão de
relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e
capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados;
resolução de problemas cotidianos; resolução de
situações-problema, compreensão do mundo que o cerca,
compreensão de ordens e de enunciados, causalidade, sequência
lógica etc.
Observações:
|
|
FUNÇÃO
MOTORA
E
PSICOMOTORAS
|
DESENVOLVIMENTO
E CAPACIDADE MOTORA (considerar as potencialidades e
dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: postura,
locomoção, manipulação de objetos e combinação de
movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação
espaço-temporal, coordenação motora.
Observações:
|
FUNÇÃO
INTERPESSOAIS - AFETIVOS
|
ÁREA
EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL (considerar as potencialidades e
dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: estado
emocional, reação à frustração, isolamento, medos; interação
grupal, cooperação, afetividade.
Observações:
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LÍNGUA
PORTUGUÊSA
|
|
MATEMÁTICA
|
|
HISTÓRIA
|
|
GEOGRAFIA
|
|
Com
base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno,
indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que
constituirão os objetivos no planejamento pedagógico no AEE:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PARTE
II: PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
NOME
DO ALUNO:
SÉRIE:
__________________ANO: __________________
DATA
DE NASCIMENTO:
___
PERÍODO
DA EXECUÇÃO DO PLANO: _________________________
PROFESSORA
DO AEE: ___________________
PROFESSORA
DA CLASSE REGULAR:
1- AÇÕES NECESSÁRIAS
PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
ÂMBITOS
|
Ações
necessárias:
|
Ações já
existentes:
|
Ações
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis
|
ESCOLA
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SALA
DE AULA
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FAMÍLIA
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SAÚDE
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2- ORGANIZAÇÃO DO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo
de AEE
|
(
) sala de recursos multifuncionais
(
) intérprete na sala regular
(
) professor de LIBRAS
(
x ) professor de apoio
(
) domiciliar
(
) hospitalar
(
) outro? Qual?
|
Frequência
semanal
|
(
) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(
x ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(
) outra? Qual?
|
Tempo
de atendimento
|
(
) 50 minutos por atendimento
(
x ) durante todas as aulas, na própria sala de aula
(
) outro? Qual?
|
Composição
do atendimento
|
(
x ) atendimento individual
( ) atendimento
grupal
(
x ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais envolvidos
|
(
x ) Fonoaudiologia
(
x ) Psicologia
(
) Assistência Social
(
x ) área médica. Qual a especialidade? _______________
(
) outro? Qual?
|
Orientações
a serem realizadas pelo professor de AEE
|
(
x ) orientação ao professor de sala de aula. Quais?
(
x ) orientação ao professor de Educação Física. Quais?
(
x ) orientação aos colegas de turma. Quais?
(
) orientação ao diretor da escola. Quais?
(
x ) orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
(
x ) orientação à família do aluno. Quais?
(
) orientação aos funcionários da escola. Quais?
(
) outras orientações. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS
MULTIFUNCIONAIS:
ÁREAS
A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
|
Apontar as áreas e o
que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva
Área Motora
Área Social
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OBJETIVOS
|
Descrever
os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no
AEE:
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ATIVIDADES
DIFERENCIADAS
|
Descrever
as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
(
x ) comunicação alternativa
(
x ) informática acessível
(
) LIBRAS
(
x ) adequação de material
(
) outra? Qual?
|
METODOLOGIA
DE TRABALHO
|
O
planejamento para o trabalho é traçado a partir de uma
avaliação diagnóstica, realizada de maneira interventiva,
objetivando a percepção das potencialidades da aluna, de acordo
com suas reações, sem mediação e, posteriormente, com
mediação.O trabalho é centrado na realidade da criança, em sua
identidade, seu nome, sua família, suas motivações, no que ela
já sabe, em seu repertório de competências, em suas motivações,
no que ela já sabe, em seu repertório de competências, em suas
habilidades, em sua singularidade.
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RECURSOS
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
|
Descrever
os recursos/equipamentos que serão produzidos e utilizados para o
aluno, no AEE:
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CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
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Descrever
o período e pontuar os critérios que serão utilizados para
avaliar o desempenho do aluno, no AEE:
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AVALIAÇÃO
DO PERÍODO
|
No
final do período, descrever as conquistas do aluno e quais
objetivos foram alcançados, no AEE. Registrar de que forma as
ações do AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.
|
DATA:
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NOME
DA PROFESSORA DO AEE:
Cristiane Meireles de Oliveira
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ASSINATURA
DO PROFESSOR DO AEE:
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Adorei o seu blog! Essas postagens sobre as salas de recursos irão me ajudar bastante nessa minha jornada de 2014, pois atuarei em uma sala de recursos e agradeceria se você tiver mais informações e encaminhasse para o meu e-mail: may-wilma@hotmail.com. Obrigada, sucessos e felicidades na sua carreira profissional! ;-)
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho executado. Percebo muita segurança e propriedade nos conhecimentos expostos. Também sou de Sala de AEE, em Fortaleza -Ceará. Mas minha realidade está bem longe da que você apresenta.
ResponderExcluirpoderia me enviar esse material?
ResponderExcluirgianirojas@uol.com.br
grata
poderia me enviar esse material?
ResponderExcluirgianirojas@uol.com.br
grata
Olá, também trabalho na sala de recursos e atendo uma aluna com sindrome de west, ela fala normalmente, mesmo com dificuldade caminha sozinha, já sabe ler, mas ainda não faz registro de nada, já pesquisei muito mas não encontro nada sobre o assunto, se ela conseguira escrever. Você poderia me dar algum parecer sobre isto, você também atende alunos com esta sindrome?
ResponderExcluirOlá bom dia!!!
ResponderExcluirPor gentileza você poderia me enviar este conteúdo.
Desde já vos agradeço
rafa-mantena@hotmail.com
Oi tem como vc me enviar no meu e-mail?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirTambém trabalho na sala do aee e gostaria de receber este conteúdo se possível!desde já obrigado.
boa noite poderia me enviar esse materia: vivianbfaria@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor seria possivel encaminhar esse conteudo para meu email.
ResponderExcluirgrasibmgobbi@gmail.com
Parabéns, excelente o modelo acima.
ResponderExcluirBOA NOITE, ESTOU PRECISANDO DESTE MATERIAL, GOSTEI MUITO. fabianacarladearaujoalvesaçves@gmail.com
ResponderExcluirgostaria de receber o material
ResponderExcluirmiacs1969@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe puder me enviar, agradeço. smottabtaga@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde! Sua matéria poderá me ajudar muito na organização e na construção dos PDI que tenho que fazer.
ResponderExcluirSe for possível envie pra mium por favor.
gilvanaabdias@gmail.com