ESCOLA ESTADUAL
DONA BETI
Especialista
Responsável:Cristiane Meireles de Oliveira
Público-alvo:
Alunos das séries finais do Ensino Fundamental
Ser
MATEMÁTICO é...
Resolver
seus PROBLEMAS
Acabar
com todos os COMPLEXOS
Saber a sua FUNÇÃO
E ser DETERMINANTE
Superar seu LIMITE
Seja qual for a VARIÁVEL
Ou a sua DERIVADA
Mas ter sempre a RAZÃO
Não ser um TERMO INDEPENDENTE
Estar sempre em CONJUNTO
Em busca de uma SOLUÇÃO.
Saber a sua FUNÇÃO
E ser DETERMINANTE
Superar seu LIMITE
Seja qual for a VARIÁVEL
Ou a sua DERIVADA
Mas ter sempre a RAZÃO
Não ser um TERMO INDEPENDENTE
Estar sempre em CONJUNTO
Em busca de uma SOLUÇÃO.
"Carla
Patricia de Oliveira"
Boa
sorte a todos!
E
lembrem-se que o importante é competir.
INTRODUÇÃO
Frente
às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática
eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática,
propomos a realização de uma gincana com atividades lúdicas
voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição
importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à
desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma
disciplina fria e distante da realidade dos alunos. Um bom
profissional de qualquer área necessita dominar, em menor ou maior
grau, a matemática. Não se trata da matemática abstrata cercada de
seus teoremas e axiomas que está presente no pensamento dos
matemáticos e que muito contribui para o avanço das idéias e
aprimoramento das técnicas, mas a matemática escolar ministrada nos
ensinos fundamental e médio. A MATEMÁTICA
pode ser divertida e a resolução de problemas pode proporcionar
momentos nada enfadonhos, pois ela pode
ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, pois
brincando também se aprende. A
Gincana de Matemática acontecerá no dia 26/06/2012, as 7:00 hs
envolvendo alunos do Ensino Fundamental do turno matutino,buscando
desenvolver o raciocínio lógico matemático, humanismo e cidadania.
Além
de promover esse contato mais próximo com a Matemática de forma
lúdica, as provas oportunizaram a vivência de situações que
exigem solidariedade e companheirismo entre os alunos.
OBJETIVO
Desenvolver o raciocínio
lógico matemático, humanismo, cidadania, promovendo um contato mais
próximo com a matemática de forma lúdica, onde as provas
oportunizam a vivencia de situações que exijam criatividade,
solidariedade, companheirismo entre todos os participantes.
PROCESSO
Os alunos foram divididos em
equipes de cores :AMARELO, VERDE, VERMELHA BRANCO,AZUL. Cada equipe
deverá escolher 4 alunos para representar a equipe nas tarefas de
questões de matemática. As tarefas antecipadas foram divulgadas com
3 semanas de antecedência da culminância;As tarefas relâmpagos
serão divulgadas durante a culminância da gincana com tarefas
surpresas , perguntas e respostas de matemática também envolvendo o
raciocínio lógico. Cada equipe terá o líder , o vice líder e os
representantes de cada série envolvida, coordenando os trabalhos,
juntamente com o professor coordenador. Na culminância serão
apresentadas as normas
da gincana
e a ordem de apresentação das tarefas. As tarefas da Gincana
da Matemática
serão
desenvolvidas conforme Cronograma abaixo:
TAREFA
As
tarefas foram divididas em duas etapas: As antecipadas citadas abaixo
e as relâmpagos divulgadas no dia da culminância.
TAREFAS ANTECIPADAS:
TAREFA 1: Responder algumas questões de matemática;(10 pontos)
TAREFA 2: Responder
alguns charadas matemáticas;(10 pontos)
TAREFA 3: Arrecadação
alimentos perecíveis(30 Kg) .(10 pontos)
TAREFA 4: Mascote da
equipe(10 pontos).Cada mascote tem que mostrar sua relação com a
matemática.
TAREFA 5: Desfile com as formas geométricas( 10 pontos).
TAREFA 5: Desfile com as formas geométricas( 10 pontos).
TAREFA 6:
Caracterização do matemático PITÁGORAS;(10 pontos)
TAREFA 7: Grito de
guerra:(10 pontos)
TAREFA 8: Paródia
musical com o tema "A matemática no dia a dia"(10 pontos)
Orientação:
O tema pode ser qualquer assunto de matemática. A paródia pode ter
aproximadamente entre 5 à 10 minutos. No dia da apresentação
(culminância) será filmada cada paródia.
TAREFA
RELÂMPAGO:Será
divulgado durante a Gincana.( 20pontos)
NORMAS
DA GINCANA
- A gincana terá o seu início às 7 horas do dia
- Valor total da gincana somará em 100 pontos.
- A ordem de apresentação das equipes será definida através de sorteio realizado.
- Para a tarefa relâmpago será considerada vencedora da prova, a equipe que 1º concluí-la e de maneira correta. Se a equipe errar, as outras equipes receberão metade da pontuação.
- Os jurados avaliarão as tarefas da paródia musical, do desfile de moda geométrico, da caracterização do matemático, bem como o grito de guerra, paródia e das suas decisões, não se interporá recursos.
- Caso haja empate em alguma das provas, a pontuação máxima desta será atribuída às equipes empatadas.
- A contagem dos alimentos será feita por um representante da instituição com o auxílio de um componente da equipe e fiscalizada por um integrante de outra equipe.
A
EQUIPE SERÁ PUNIDA COM PERDA DE 100 PONTOS
SE:
- Pelo menos um de seus integrantes agredir verbalmente, fisicamente ou através de gestos que caracterizem falta de respeito ou agridam a moral de integrantes de sua equipe, das equipes adversárias, do jurado, bem como a comissão organizadora do evento e seus convidados;
- Pelo menos um de seus integrantes, durante a realização do evento, promover algum tipo de ação que danifique total ou parcialmente o espaço físico onde o evento está sendo realizado;
- Pelo menos um de seus integrantes atrapalhar a apresentação das demais equipes.
ATENÇÃO
- O(s) componente(s) da equipe cuja atitude se enquadre em pelo menos um dos itens listados na norma anterior e continuar atrapalhando o andamento da gincana, será punido com nota zero na disciplina de Matemática e responderá por seu ato, de acordo com as sanções disciplinares constantes no regimento escolar.
AVALIAÇÃO
A Gincana terá uma nota na disciplina de
matemática e física, a equipe vencedora terá um passeio em um
clube e o aluno vencedor ganhará um aparelho celular.A gincana será
composta por jurados, professores da escola, que avaliaram a
apresentação das equipes em cada tarefa. A
avaliação se dará com o
preenchimento de uma filha de avaliação por equipe que obedecerá
aos seguintes critérios:
I – Interesse na execução das tarefas
II – Comprometimento com as tarefas
assumidas
III – Freqüência (não se afastou do
grupo durante os trabalhos)
IV – Disponibilidade para com a equipe de
trabalho
V – Elaboração de um relatório sobre
as atividades desenvolvidas.
OBS: Os alunos serão avaliados durante
todo o processo antecipado e presencial da gincana por seus
respectivos representantes e líderes. O aluno que não participar de
nenhuma tarefa não receberá pontuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário