sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Projeto matemática Gincalculando


ESCOLA ESTADUAL DONA BETI

Especialista Responsável:Cristiane Meireles de Oliveira
Público-alvo: Alunos das séries finais do Ensino Fundamental

Ser MATEMÁTICO é...
Resolver seus PROBLEMAS
Acabar com todos os COMPLEXOS
Saber a sua FUNÇÃO
E ser DETERMINANTE
Superar seu LIMITE
Seja qual for a VARIÁVEL
Ou a sua DERIVADA
Mas ter sempre a RAZÃO
Não ser um TERMO INDEPENDENTE
Estar sempre em CONJUNTO
Em busca de uma SOLUÇÃO.
"Carla Patricia de Oliveira"
Boa sorte a todos!
E lembrem-se que o importante é competir.
INTRODUÇÃO
Frente às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática, propomos a realização de uma gincana com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma disciplina fria e distante da realidade dos alunos. Um bom profissional de qualquer área necessita dominar, em menor ou maior grau, a matemática. Não se trata da matemática abstrata cercada de seus teoremas e axiomas que está presente no pensamento dos matemáticos e que muito contribui para o avanço das idéias e aprimoramento das técnicas, mas a matemática escolar ministrada nos ensinos fundamental e médio. A MATEMÁTICA pode ser divertida e a resolução de problemas pode proporcionar momentos nada enfadonhos, pois ela pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, pois brincando também se aprende. A Gincana de Matemática acontecerá no dia 26/06/2012, as 7:00 hs envolvendo alunos do Ensino Fundamental do turno matutino,buscando desenvolver o raciocínio lógico matemático, humanismo e cidadania. Além de promover esse contato mais próximo com a Matemática de forma lúdica, as provas oportunizaram a vivência de situações que exigem solidariedade e companheirismo entre os alunos.
OBJETIVO
Desenvolver o raciocínio lógico matemático, humanismo, cidadania, promovendo um contato mais próximo com a matemática de forma lúdica, onde as provas oportunizam a vivencia de situações que exijam criatividade, solidariedade, companheirismo entre todos os participantes.
PROCESSO
Os alunos foram divididos em equipes de cores :AMARELO, VERDE, VERMELHA BRANCO,AZUL. Cada equipe deverá escolher 4 alunos para representar a equipe nas tarefas de questões de matemática. As tarefas antecipadas foram divulgadas com 3 semanas de antecedência da culminância;As tarefas relâmpagos serão divulgadas durante a culminância da gincana com tarefas surpresas , perguntas e respostas de matemática também envolvendo o raciocínio lógico. Cada equipe terá o líder , o vice líder e os representantes de cada série envolvida, coordenando os trabalhos, juntamente com o professor coordenador. Na culminância serão apresentadas as normas da gincana e a ordem de apresentação das tarefas. As tarefas da Gincana da Matemática serão desenvolvidas conforme Cronograma abaixo:

TAREFA
As tarefas foram divididas em duas etapas: As antecipadas citadas abaixo e as relâmpagos divulgadas no dia da culminância.

TAREFAS ANTECIPADAS:

TAREFA 1: Responder algumas questões de matemática;(10 pontos)
TAREFA 2: Responder alguns charadas matemáticas;(10 pontos)
TAREFA 3: Arrecadação alimentos perecíveis(30 Kg) .(10 pontos)
TAREFA 4: Mascote da equipe(10 pontos).Cada mascote tem que mostrar sua relação com a matemática.
TAREFA 5: Desfile com as formas geométricas( 10 pontos).
TAREFA 6: Caracterização do matemático PITÁGORAS;(10 pontos)
TAREFA 7: Grito de guerra:(10 pontos)
TAREFA 8: Paródia musical com o tema "A matemática no dia a dia"(10 pontos)
Orientação: O tema pode ser qualquer assunto de matemática. A paródia pode ter aproximadamente entre 5 à 10 minutos. No dia da apresentação (culminância) será filmada cada paródia.
TAREFA RELÂMPAGO:Será divulgado durante a Gincana.( 20pontos)
NORMAS DA GINCANA
  • A gincana terá o seu início às 7 horas do dia
  • Valor total da gincana somará em 100 pontos.
  • A ordem de apresentação das equipes será definida através de sorteio realizado.
  • Para a tarefa relâmpago será considerada vencedora da prova, a equipe que 1º concluí-la e de maneira correta. Se a equipe errar, as outras equipes receberão metade da pontuação.
  • Os jurados avaliarão as tarefas da paródia musical, do desfile de moda geométrico, da caracterização do matemático, bem como o grito de guerra, paródia e das suas decisões, não se interporá recursos.
  • Caso haja empate em alguma das provas, a pontuação máxima desta será atribuída às equipes empatadas.
  • A contagem dos alimentos será feita por um representante da instituição com o auxílio de um componente da equipe e fiscalizada por um integrante de outra equipe.
A EQUIPE SERÁ PUNIDA COM PERDA DE 100 PONTOS SE:
  • Pelo menos um de seus integrantes agredir verbalmente, fisicamente ou através de gestos que caracterizem falta de respeito ou agridam a moral de integrantes de sua equipe, das equipes adversárias, do jurado, bem como a comissão organizadora do evento e seus convidados;
  • Pelo menos um de seus integrantes, durante a realização do evento, promover algum tipo de ação que danifique total ou parcialmente o espaço físico onde o evento está sendo realizado;
  • Pelo menos um de seus integrantes atrapalhar a apresentação das demais equipes.
ATENÇÃO
  • O(s) componente(s) da equipe cuja atitude se enquadre em pelo menos um dos itens listados na norma anterior e continuar atrapalhando o andamento da gincana, será punido com nota zero na disciplina de Matemática e responderá por seu ato, de acordo com as sanções disciplinares constantes no regimento escolar.

AVALIAÇÃO
A Gincana terá uma nota na disciplina de matemática e física, a equipe vencedora terá um passeio em um clube e o aluno vencedor ganhará um aparelho celular.A gincana será composta por jurados, professores da escola, que avaliaram a apresentação das equipes em cada tarefa. A avaliação se dará com o preenchimento de uma filha de avaliação por equipe que obedecerá aos seguintes critérios:
I – Interesse na execução das tarefas
II – Comprometimento com as tarefas assumidas
III – Freqüência (não se afastou do grupo durante os trabalhos)
IV – Disponibilidade para com a equipe de trabalho
V – Elaboração de um relatório sobre as atividades desenvolvidas.
OBS: Os alunos serão avaliados durante todo o processo antecipado e presencial da gincana por seus respectivos representantes e líderes. O aluno que não participar de nenhuma tarefa não receberá pontuação.

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