O
plano de AEE são as ações desenvolvidas para atender as
necessidades do estudante. São específicas do AEE para que o
estudante possa ter acesso ao ambiente e conhecimentos escolares de
forma a garantir a permanência, participação e desenvolvimento do
estudante na escola.
1.
Identificação do aluno:
Solicitar
na escola o prontuário do aluno para preenchimento.
2.
Resumo do Caso:
Relatar
brevemente a história de vida do aluno.
3.Registro
sobre uso de medicações:
Em
contato com a familia solicitar receita médica para registrar a
medicação do aluno.Caso ele não faça uso, indicar na ficha.
4.Tipo
de dificuldade:
Tendo
o relato do caso em mãos, identifique e assinale o tipo de problema
que o aluno apresenta, pode assinalar mais de um tipo. Registre no
campo de observações aspectos relevantes que complementem o item.
5.
Habilidades, dificuldades, intervenções e resultados esperados.
A-
Função Cognitiva
Desenvolvimento
Psicomotor:
Está
relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das
aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É
sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto
e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
Exemplos:Função
motora fina, função motora grossa, marcha, postura, descer escadas,
pular corda, dançar, recortar, equilibrio, coordenação olho-mão,
jogar bola, lateralidade, orientação espaço-temporal, postura,
etc.
Esquema
corporal: observar condições de equilíbrio motor, a capacidade de
aplicar conceitos espaciais e de lateralidade em seu próprio corpo,
se é capaz de reproduzir estruturas rítmicas.
Coordenação
grafo- manual: observar a qualidade dos traçados realizados com
instrumentos grossos e finos, representação gráfica esquemática
ou reconhecível.
Comunicação
e linguagem
Compreensão verbal: compreensão de
diálogo, entendimento das palavras e seus significados aplicados,
definição de palavras por suas características, compreensão do
significado de uma leitura oral de um texto ou explicação.
Raciocínio Verbal: compreensão de
relações de igualdade e diferença entre duas ou mais palavras,
compreende relações entre o essencial e secundário num texto ou
numa história.
Fluência
Verbal: faz relatos do cotidiano ou de histórias com seqüência
lógica e compreensiva, inventa frases, descreve cenas, faz
narrativas orais, manifesta e explica seus pensamentos ou idéias.
Memória
Memória visual: reconhece lugares
conhecidos e desconhecidos, reconhece itinerários de seu cotidiano,
lembra-se de narrativas e reconta histórias oralmente, repete uma
seqüência de palavras significativas.
Memória verbal e numérica: relata
coisas que fez durante o dia em seqüência temporal correta, é
capaz de dar recados em ambiente familiar ou escolar, repete frases
complexas, reconhece datas significativas como: aniversário, páscoa
e natal. Sabe dizer a sua idade e reconta contos e histórias com
suas próprias palavras.
Atenção e concentração
A
atenção trata da
organização do comportamento, é a capacidade de se manter centrado
na atividade realizada.Exemplo: seleção e manutenção do foco,
concentração,compreensão de ordens, identificação de
personagens, etc.
- Nível de abstração; capacidade de representação ou simbolização.Exemplo: verbal, escrita, desenho, gestual ou expressão corporal.
- Nível de Generalização: capacidade de fazer uso de determinado conceito em outros contextos ou situações.O desenvolvimento dessa habilidade mantém relação com raciocinio, memória voluntária, a criatividade dentre outras funções.
- Criatividade: capacidade de solucionar problemas com exito ou realizar atividades de formas diferenciadas, não convencionais, por meio de desenhos, dramatizações, danças e etc. No entanto, a criatividade, revela desenvolvimento das funções mentais superiores que, por sua vez, indicam potencialidade e capacidade para internalização dos conteúdos abstratos e complexos.
Raciocinio
lógico: ao avaliar o
aluno, considere os seguintes aspectos: Compreensão de relações de
igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de
conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de
problemas cotidianos; resolução de situações problema,
compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
enunciados, causalidade,sequencia lógica, etc.
Percepção:
ao avaliar o aluno,
considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil,
sinestésica, espacial e temporal.
Aprendizagem
Mencionar
a estabização do alfabeto,nomes, números, sequência numérica,
etc.
Citar
as fases da escrita segundo teoria da “Teoria da Psicogenese da
Lingua Escrita” de Emilia Ferreiro.
Avaliar
a leitura e produção textual.
Avaliar
a aprendizagem das operações matemáticas.
Compreensão
de relações de igualdade e diferença, compreensão de enunciados,
capacidade de conclusões lógicas, resoluções de problemas
cotidianos, compreenção de ordens, causalidade, sequencia lógica,
etc.
B-
Área Emocional / Afetiva / Social
Sociabilidade/
afetividade
É
o envolvimento do aluno com os colegas, professores e funcionários,
além de ter relação com a questão do interesse de regular o
comportamento, as interrelações em sala de aula oportunizam
“trocas” que resultam em aprendizagens significativas.
Relatar
o relacionamento do aluno com a família e também como ela aceita a
deficiencia e apoia os atendimentos. E como é a relação com o meio
social. Por exemplo:Estado emocional, reação a frustração,
interação grupal, cooperação, resistência as regras, timidez
excessiva, enfrentamentos de medos e inseguranças.
Atividade
da vida autônoma( AVA)
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: se é capaz de ter
autonomia em atividades da vida diária como: comer, uso do banheiro,
locomoção, vestir-se, calçar-se, abotoar as roupas, higiêne
pessoal, etc.
C.
Desenho
Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo.
GARATUJA
(2 aos 4 anos)
- Desorganizada: movimentos amplos e desordenados. Ainda é um exercício. Não há preocupação com a preservação dos traços, sendo cobertos com novos rabiscos várias vezes.
- Ordenada:movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. Figura humana de forma imaginária, exploração do traçado; interesse pelas formas.
- Nominada:
- Escrita.
PRÉ-ESQUEMÁTICA
(4 aos 7 anos)
- Conquista da forma;
- Descobre a relação entre representação e coisa representada;
- Tanto o espaço quanto a cor são usados segundo seu significado emocional e não tem, na maioria das vezes, relação com o real.
ESQUEMA
( a partir dos 7 anos)
-
Organiza a forma no espaço do papel;
- Repete esquemas desenvolvidos para uma determinada coisa;
- Tamanho e proporção são relativos ao sentimento, mas também ao conhecimento sobre as coisas, assim como a cor.
REALISMO
(início aos 8 anos)
- Muitos adultos não chegam a esta fase;
- Preocupação em fazer construção exata do real;
- Preocupação estética;
- Maior exigência;
- Figuras humanas diferenciadas;
- Figura-fundo;
- Pintura
6. Outros Dados que são Importantes para a elaboração do Plano.
Vamos
pesquisar, dentro das ações necessárias, o que já existe
disponível na U.E., o que o aluno traz com ele.
7.
Objetivos do plano
Considerando
as necessidades listadas , organize seus objetivos de intervenção
de forma clara e prática.
Com
base nas dificuldades enfrentadas pelo estudante na participação e
desempenho de atividades para seu aprendizado e com base nas
potencialidades deste estudante, liste quais são os objetivos.
8.Organização
do atendimento
Para
atingir estes objetivos como você propõe a organização dos
atendimentos de AEE?
Incluir
o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência
entre o período pretendido e a realização da atividade, e analisar
o desempenho do estudante ao longo das atividades.
9
Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas no atendimento ao
estudante
Para
atender a cada um dos objetivos propostos descreva atividades que
pretende realizar.
10-Seleção
de materiais a serem produzidos para o estudante. Necessidades de
adequações.
(Por
exemplo, para comunicação facilitada ou alternativa). Reveja os
objetivos e as atividades propostas e relacione os materiais
necessários para a efetivação de sua proposta.
11-Recursos
Humanos previstos.
Indicar
a necessidade de A.D.I.
12.
Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
(Informática
acessível/tecnologia assistiva, mobiliário adaptado,...). Dos
materiais selecionados no item 5, quais não estão disponíveis em
sua escola e necessitam ser adquiridos?
13-
Tipos de parcerias, profissionais e/ou instituições, produção de
materiais para o aprimoramento do atendimento ao aluno.
A
partir das informações que você já tem do caso, que profissionais
poderão colaborar com o AEE para que haja maior compreensão do caso
e que possivelmente possam se tornar parceiros de um trabalho em rede
colaborativa?
Exemplo:
Capsi, Psicólogo, Neurologista, Fisioterapeuta, Psiquiatra,
Fonoaudiólogo, Oftalmologista. CRS. UBS, AACD, AMA, APAE etc.
Pensando
nos profissionais já listados no item anterior, como você proporia
o trabalho em parceria?
Que
mecanismos deveriam ser constituídos para que haja o fortalecimento
desta equipe, a comunicação imediata das novidades e novos
propósitos (necessidades)? Que instituições podem colaborar com o
projeto de inclusão de seu estudante e de que forma isto poderia
acontecer?
Descrever
os recursos/materiais que serão produzidos e utilizados para o aluno
no AEE.
14.
Lista dos principais resultados esperados
Faça
uma lista dos principais resultados esperados. Cada um dos objetivos
projetados deverão produzir resultados pela intervenção do AEE.
Quais são os resultados que você espera em cada um dos objetivos
propostos? Esta projeção será muito importante para verificações
em reavaliações.
Quando
um objetivo não for alcançado poderemos revê-lo e adequá-lo ou
então, precisaremos mudar as estratégias (atividades) propostas no
atendimento.
15.
Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao estudante na
comunidade escolar.
A
quem e quais? Descreva a quem o AEE irá orientar e quais são as
informações relevantes a serem passadas, no caso apresentado.
16.Avaliação
dos resultados
Visa
antecipar ou indicar maneiras de como avaliar os resultados
esperados. Indicação das formas de registro.
- O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
- O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento,onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
- No registro deverão constar as mudanças observadas em relação ao estudante no contexto escolar. O que foi que contribuiu para as mudanças observadas. De que forma as ações do plano de AEE repercutiram no desempenho escolar do estudante.
17.
Reestruturação do Plano (semestralmente)
Relacionar
pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os resultados
esperados não sejam atingidos.
- Pesquisar e implementar outros recursos.
- Estabelecer novas parcerias.
- Outros.
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