PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o
desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma
preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre
estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas
nem sempre, as nossas atividades diárias são delineadas em etapas
concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa
rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão
inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para
alcançar o que desejamos.
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e
fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das
atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão,
de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de
necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e
recursos (humanos) disponíveis visando à concretização de objetivos
em prazos determinado e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações" (PADILHA. 2001 p.30)
Entendemos que planejar, em sentido amplo è um processo que
"visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que
apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes
previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas
considerando as condições do presente, as experiências do passado,
os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais,
econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta
tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o
futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais
apropriadamente a execução da ação educativa, prever o
acompanhamento e a avaliação da própria ação. “Planejar e avaliar
andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221).
A partir dessas questões o entendimento do conceito de
participação, do trabalho associado de pessoas analisando situações,
decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em
conjunto, deve ser o eixo norteador das ações propostas.
OBJETIVOS GERAIS
• Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos
diferentes turnos.
• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos
problemas.
• Garantir uma educação de qualidade, como um direito
inalienável do educando.
• Promover o diálogo aberto escola-família. na solução dos
problemas com vistas as sugestões no intercâmbio das
relações.
• Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos
com a realidade da escola.
• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando
junto ao corpo
docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da
aprendizagem com vistas a sua melhoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ÁREA DE ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE:
• Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do
planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a
partir de reflexões coletivas.
• Promover encontros e reuniões com temas relevantes
identificados a partir da observação e análise da realidade
escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola -
reunião pedagógica.
• Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na
escola.
• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos
desenvolvidos.
• Analisar e refletir sobre o sistema de avaliação promovendo
ações de melhoria no processo ensino aprendizagem.
• Elaborar um conselho de classe que forneça dados e
informações relevantes no processo de ensino e
aprendizagem, bem como colher dados e informações
significativas que subsidiem o trabalho com o educando.
• Acompanhar os professores da sala de apoio pedagógico e da
Sala de Recursos, dando suporte aos mesmos.
ÁREA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS
• Proporcionar meios de interação com as tecnologias
existentes na escola.
• Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao
educando.
• Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de
projetos e ações educativas.
• Observar de forma sistemática e assistemática o
desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma
preventiva.
• Promover dinâmicas de grupo para socialização e
desenvolvimento de valores.
• Acompanhar o rendimento escolar com vistas à sua melhoria
e registrar em fichas próprias o desempenho da turma e
individual, bem como comportamentos inadequados, tendo
como premissa reverter os casos de baixo rendimento e
analisar e promover a integração do aluno.
• Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o
relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar
condições de acesso e permanência na escola.
• Acompanhar e garantir o desenvolvimento do aluno na Sala
de Apoio e Sala de Recursos.
ÁREA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA
• Promover palestras e encontros com temas de interesse
educativo.
• Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria
do rendimento escolar do aluno.
• Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como
analisar os dados com vistas à sua melhoria.
• Promover ações culturais que aproximem a família da escola.
• Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com
vistas a sugestões no intercambio das relações.
• Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento
de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
• Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e
reflexões com os temas: Diretrizes curriculares, avaliação,
metodologias, etc
• Reunião quinzenal entre a equipe pedagógica.
• Conselho de Classe.
• Acompanhamento da hora atividade.
• Parada pedagógica (para tratar temas emergenciais).
• Elaboração de gráficos do rendimento escolar.
• Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do
rendimento escolar.
• Palestra para pais com o tema: “O papel da família na
aprendizagem do aluno”.
• Palestra com toda a comunidade escolar - família, professores,
funcionários da secretaria e de serviços gerais.
• Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEED/NRE
• Coleta de dados para caracterização da comunidade para
subsidiar as ações em 2006/2007/2008
• Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que
necessário
• Observação sistemática e assistemática de atitudes e
comportamento dos alunos para as intervenções
necessárias.
• Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e
Sala de Recursos para avaliação e conseqüente melhoria das
atividades.
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