sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PLANO DE AÇÃO

             PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
       O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o
desejo    de  transformar  sonhos     em   realidade  objetiva  é uma
preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre
estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas
nem sempre, as nossas atividades diárias são delineadas em etapas
concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa
rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão
inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para
alcançar o que desejamos.
       Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e
fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das
atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão,
de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de
necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e
recursos (humanos) disponíveis visando à concretização de objetivos
em prazos determinado e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações" (PADILHA. 2001 p.30)
       Entendemos que planejar, em sentido amplo è um processo que
"visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que
apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes
previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas
considerando as condições do presente, as experiências do passado,
os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais,
econômicos e político de quem planeja e com quem se planeja.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta
tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o
futuro,    estabelecer   caminhos      que    possam    nortear   mais
apropriadamente      a  execução     da  ação    educativa,  prever  o
acompanhamento e a avaliação da própria ação. “Planejar e avaliar
andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221).
          A partir dessas questões o entendimento do conceito de
participação, do trabalho associado de pessoas analisando situações,
decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em
conjunto, deve ser o eixo norteador das ações propostas.
OBJETIVOS GERAIS
  •   Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos
      diferentes turnos.
  •   Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos
      problemas.
  •   Garantir uma educação de qualidade, como um direito
      inalienável do educando.
  •   Promover o diálogo aberto escola-família. na solução dos
      problemas com vistas as sugestões no intercâmbio das
      relações.
  •   Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos
      com a realidade da escola.
  •   Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando
      junto ao corpo
       docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da
      aprendizagem                 com vistas a sua melhoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ÁREA DE ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE:
  •   Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do
      planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a
      partir de reflexões coletivas.
  •   Promover    encontros    e  reuniões   com   temas   relevantes
      identificados a partir da observação e análise da realidade
      escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola -
   reunião pedagógica.
 • Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na
   escola.
 • Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos
   desenvolvidos.
 • Analisar e refletir sobre o sistema de avaliação promovendo
   ações de melhoria no processo ensino aprendizagem.
 • Elaborar um conselho de classe que forneça dados e
   informações     relevantes    no    processo   de    ensino   e
   aprendizagem,     bem   como    colher  dados   e  informações
   significativas que subsidiem o trabalho com o educando.
 • Acompanhar os professores da sala de apoio pedagógico e da
   Sala de Recursos, dando suporte aos mesmos.
ÁREA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS
 • Proporcionar    meios   de   interação   com   as   tecnologias
   existentes na escola.
 • Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao
   educando.
 •   Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de
   projetos e ações    educativas.
 •      Observar   de   forma   sistemática   e  assistemática   o
   desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma
   preventiva.
 • Promover     dinâmicas    de   grupo    para   socialização   e
   desenvolvimento de valores.
 • Acompanhar o rendimento escolar com vistas à sua melhoria
   e registrar em fichas próprias o desempenho da turma e
   individual, bem como comportamentos inadequados, tendo
   como premissa reverter os casos de baixo rendimento e
   analisar e promover a integração do aluno.
  • Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o
    relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar
    condições de acesso e permanência na escola.
  • Acompanhar e garantir o desenvolvimento do aluno na Sala
    de Apoio e Sala de Recursos.
ÁREA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA
  • Promover palestras e encontros com temas de interesse
    educativo.
  • Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria
    do rendimento escolar do aluno.
  • Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como
    analisar os dados com vistas à sua melhoria.
  •   Promover ações culturais que aproximem a família da escola.
  •    Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com
    vistas a sugestões no intercambio das relações.
  •    Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento
    de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.
ESTRATÉGIAS
  • Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e
    reflexões com os temas: Diretrizes curriculares, avaliação,
    metodologias, etc
  • Reunião quinzenal entre a equipe pedagógica.
  • Conselho de Classe.
  • Acompanhamento da hora atividade.
  • Parada pedagógica (para tratar temas emergenciais).
  • Elaboração de gráficos do rendimento escolar.
  • Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do
    rendimento escolar.
  • Palestra para pais com o tema: “O papel da família na
  aprendizagem do aluno”.
• Palestra com toda a comunidade escolar - família, professores,
  funcionários da secretaria e de serviços gerais.
• Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEED/NRE
• Coleta de dados para caracterização da comunidade para
  subsidiar as ações em 2006/2007/2008
• Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que
  necessário
• Observação sistemática e assistemática de atitudes e
  comportamento      dos   alunos    para    as    intervenções
  necessárias.
• Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e
  Sala de Recursos para avaliação e conseqüente melhoria das
  atividades.

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