AVALIAÇÃO
EDUCACIONAL DO ALUNO
RELATÓRIO
CIRCUNSTANCIADO
Avaliação
Educacional Diagnóstica
- Tem por finalidade conhecer o nível de competência curricular do aluno, ou seja, o nível de aprendizagem alcançado nas diversas áreas do currículo, seu estilo de aprendizagem, seus interesses e suas motivações, assim como o grau de ajuda e os recursos de que precisa para progredir em sua aprendizagem.
- No caso de aluno(a) com algum tipo de necessidade educacional especial é importante conhecer algumas características de suas necessidades possíveis de influir em seu desenvolvimento e em seu processo de aprendizagem, a fim de identificar a ajuda e os recursos de que precisam. Vale lembrar, no entanto, que as dificuldades de aprendizagem dos alunos(as) em geral não derivam exclusivamente de condições internas, mas dependem de múltiplos fatores: de suas experiências educacionais, pessoais e familiares e, especialmente, do tipo de resposta educacional que lhe é oferecida. Neste sentido, a avaliação deve ser ampla e equilibrada, considerando tanto as potencialidades e aptidões do aluno(a) quanto suas dificuldades.
Trata-se
de identificar os fatores que facilitam ou limitam o processo de
aprendizagem e de participação dos alunos(as). Alguns aspectos a
considerar são os seguintes:
1.Aspectos
físicos e ambientais: acessibilidade,
iluminação, nível de ruído, distribuição de espaço, etc.
2.Ambiente
da sala de aula ou aspectos interativos:
atitudes e expectativas dos docentes, relações
professor(a)e(a)s/aluno(a)s, relações entre os alunosetc; e
3.Prática
pedagógica: estratégias
metodológicas, programação, procedimentos de avaliação, tipos de
apoio etc.
Procedimentos
da avaliação
1.Observação
do processo: atuação
ou execução – para analisar e valorar certas situações
educacionais no âmbito da sala de aula, de que modo influem no
processo de aprendizagem dos aluno(a)s e proceder a um acompanhamento
e a um controle sistemático deste. Esta informação é de vital
importância para retroalimentar o processo de ensinar e tomar
decisões orientadas para a melhoria do planejamento e da atividade
educacional, no que relaciona a metas, conteúdos, estratégias,
necessidades de apoio, adequações, recursos etc.
2.Observação
de produto ou resultados: quando
o propósito da observação é proceder a uma qualificação da
atuação do aluno(a). Nesses casos, a observação deverá ser
“controlada”. Tal controle tornará possível uma maior
objetividade.
Técnicas
e recursos que facilitam o controle dos processos de aprendizagem dos
aluno(a)s:
1.Registro
de Episódios:
anotação dos fatos, episódios ou incidentes mais significativos ou
relevantes na conduta e desempenho dos aluno(a)s. Normalmente, esta
técnica é utilizada em casos específicos de aluno(a0s ou grupos de
aluno(a)s que evidenciam dificuldades em termos de comportamento ou
de interação.
2.Diário
do Professor:
registro escrito das observações informais feitas pelo professo(a)
sobre o impacto das estratégias aplicadas a aluno(a)s ou a grupos de
aluno(a)s: sentimentos ou percepções próprias ou expressadas pelos
aluno(a)s em face de determinadas propostas, situações ou atitudes.
3.Registro
de Observação:
é um modelo que permite registrar em relação aos objetivos
estabelecidos, a partir de uma série de indicadores, possível de
observar durante as atividades da sala de aula.
1.Lista
de verificação:
é uma relação de dados sobre tipos de conduta ou de
características, habilidades, avanços obtidos na aprendizagem,
aspectos observados pelo(a) professor(a) com base na relação
presença/ausência. É recomendável que incluam observações que
permitam registrar aspectos qualitativos do desempenho. É utilizada
com freqüência, para registrar sistematicamente traços de conduta,
cumprimento de tarefas e progresso obtido na aprendizagem.
2.Análise
dos trabalhos e das produções do aluno(a): esta
análise proporciona informações sobre as produções dos
aluno(a)s, seus erros mais freqüentes e sobre a maneira como
organizam o trabalho, seus hábitos, bem como sua evolução ao longo
do curso. É uma boa maneira de determinar a distância da criança
em relação a seu grupo e como é o tipo de trabalho que se
desenvolve na sala de aula, bem como o tipo de tarefa que realizam
com maior freqüência, quais não realizam nunca e como o(a)
professor(a) avalia as tarefas dos aluno(a)s.
O que
deve conter na avaliação educacional diagnóstica?
1.Conduta
do aluno diante da avaliação
2.Desenvolvimento
cognitivo e psicolingüístico
3.Desenvolvimento
psicomotor
4.Desenvolvimento
emocional
5.Desenvolvimento
social
6.Estilo
de aprendizagem
7.Avaliação
dos conteúdos (português, matemática, história,
geografia,ciências)
8.Contexto
sócio-familiar
9.Análise
do contexto da sala de aula
10.Análise
do contexto escolar
Os
dados de referência podem ser encontrados no Caderno Saberes e
Práticas da inclusão: Avaliação para identificação das
necessidades educacionais especiais, MEC/Brasília/2005.
Plano de Desenvolvimento Individual do Aluno
Apresenta
o percurso estratégico e avaliatório de forma processual e
descritiva do aluno
Constitui-se
em um aporte instrumental importante para a regulação da
aprendizagem do aluno, por eles mesmos e pelos docentes, bem como
para a avaliação da intervenção pedagógica em seus múltiplos
aspectos.
A
dinâmica e a lógica do plano de desenvolvimento individual do aluno
funda-se na perspectiva do exercício contínuo do planejamento
político-pedagógico.
Parte da
premissa de que os processos de aprendizagem dos saberes sociais e
culturais, no interior da escola, não podem e não acontecem ao
acaso, nem, tão pouco, prescindem da mediação, da ação planejada
e sistemática e da orientação pedagógica tangenciadas pelas
intenções educativas presentes na proposta curricular da escola.
Encerra
processos de planejamento e avaliação que não diferem daqueles
necessários à atividade pedagógica, à aprendizagem e ao
desenvolvimento de todos os alunos, não só daqueles que apresentam
necessidades educacionais especiais.
Embora
seja um plano individual, não pode ser realizado fora dos contextos
das trocas sociais nas salas de aula, na escola, na família e na
comunidade.
Não se
resume ao processo avaliatório, mas articula-se intimamente com o
projeto político-pedagógico da escola
Não
dispensa:
1.A
proposta curricular prevista no projeto político-pedagógico;
2.O
relatório circunstanciado emitido por outros profissionais que
atendem o aluno;
3.A
avaliação educacional diagnóstica inicial do aluno;
4.O
planejamento curricular;
5.As
estratégias de avaliação dos conhecimentos e capacidades
trabalhadas no processo de ensino e aprendizagem da turma e do aluno;
6.O
uso dos diversos instrumentos de avaliação;
7.avaliação
constante de seu processo e resultados.
Quem elabora e como organizar o PDI?
O PDI
é um meio de comunicação, que possibilita aos pais e ao pessoal da
escola determinarem, conjuntamente, como parceiros iguais, as
necessidades dos alunos, os serviços que lhes serão providos para
atender àquelas necessidades e os resultados esperados.
Propicia
uma oportunidade para resolver as diferenças que possam existir
entre os pais do aluno e a escola.
Acolhe
por escrito o compromisso de prover os recursos necessários que
asseguram para o aluno o recebimento dos serviços especia.
É um
instrumento de gestão que assegura aos alunos os serviços de
atendimento educacional especializado que necessitarem.
É um
documento de monitoramento utilizado por pessoas autorizadas de
vários órgãos governamentais para determinar se os alunos estão
recebendo educação pública, adequada e gratuita, a respeito da
qual os pais e a escola concordaram.
Serve
como um dispositivo de avaliação para determinar a extensão dos
progresso dos alunos em direção aos resultados projetados.
O PDI
deve ser disponibilizado pela escola a todos os alunos com
necessidades educacionais e com necessidades educacionais especiais a
fim de garantir o sucesso deles no mesmo espaço escolar em que os
demais alunos estejam estudando.
Etapas e ações para o processo de desenvolvimento do PDI
O processo de revisão do PDI
O
processo de revisão do PDI tem o objetivo de atender às novas
circunstâncias que poderão surgir. Tem as seguintes etapas:
1.Avaliação
da equipe sobre o PDI originalmente preenchido
2.Negociação
dentro da equipe para concluir divergências
3.Negociação
e recomendações ao aluno, a família e a equipe escolar
4.Confirmação
das decisões sobre o aluno: equilíbrio entre as atividades
projetadas, adequação à idade, melhoria da imagem e da
participação social, aumento das competências.
5.Revisão,
implementação e monitoramento trimestral ou no tempo estimado pelo
PDI.
6.Considerações
aos desejos e preferências do aluno e da família.
Deve-se
levar em conta as seguintes questões na revisão do PDI
1.As
atividades de aprendizagem indicadas para a gestão pessoal, o lazer
e o trabalho estão em equilíbrio?
2.As
atividades de aprendizagem estão levando em consideração os
desejos e preferências do aluno e da família?
3.As
atividades de aprendizagem aumentarão as competências do aluno?
4.As
atividades de aprendizagem promoverão a melhoria da imagem e da
participação do aluno na sociedade?
5.As
atividades de aprendizagem levarão o aluno a resultados
significativos para ele?
6.O
aluno está utilizando o que está aprendendo?
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