sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MODELO DE PDI

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)



PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
NOME COMPLETO: Maria Eduarda dos Anjos
DATA DE NASCIMENTO:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:

2- DADOS FAMILIARES:
NOME DO PAI:
NOME DA MÃE:
PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DO PAI:
PROFISSÃO, ESCOLARIDADE E IDADE DA MÃE:
NÚMERO DE IRMÃOS:
MORA COM:


3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
Endereço da escola:
Ano de escolaridade atual (classe regular):
Idade com que entrou na escola:
História escolar (comum) e antecedentes relevantes:
História escolar (especial) e antecedentes relevantes:
Motivo do encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):
4- AVALIAÇÃO GERAL

ÂMBITO FAMILIAR
Apontar de forma descritiva as condições familiares do aluno
1- Características do ambiente familiar (condições da moradia e atitudes):

2- Convívio familiar (relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas):

3- Condições do ambiente familiar para a aprendizagem escolar:

ÂMBITO ESCOLAR
Apontar de forma descritiva as condições da escola para atender às Necessidades Educacionais do aluno
1- Em relação à cultura e filosofia da escola:

2- Em relação à organização da escola (acessibilidade física, organização das turmas; mobiliários adequados, critérios de matrícula, número de alunos nas salas, interação com as famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de avaliação, formação continuada de professores, desenvolvimento de projetos, atividades propostas para a comunidade escolar, grupos de estudo etc.):

3- Em relação aos recursos humanos (professor auxiliar de sala, instrutor de LIBRAS, tutor na sala de aula, parceria com profissionais da saúde etc):

4- Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários, professores, gestores, pais etc.)

5- Em relação ao professor da sala de aula regular (formação inicial e continuada, motivação pra trabalhar, reação frente às dificuldades do aluno, aspecto físico da sala de aula, recursos de ensino-aprendizagem,, estratégias metodológicas, estratégias avaliativas, apoio de especialistas etc.):




5- AVALIAÇÃO DO ALUNO

5.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:
1- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno global de desenvolvimento?
1.1-Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
1.2-Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?

2- Tem outros problemas de saúde?
2.1- Se sim, quais?

3- Faz uso de medicamentos controlados?
3.1- Se sim, quais?
3.2- O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
Sim.A aluna fica sonolenta e não consegue captar as informações .


4- Existem recomendações da área da saúde?
4.1- Se sim, quais?

5.2- NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO

Caso o aluno apresente alguma necessidade educacional especial, descreva:
1- Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s) apresentada(s): Deficiência Intelectual e Deficiência Física.
2- Sistema linguístico utilizado pelo aluno, na sua comunicação:
3- Tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno:
4- Tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno:
5- Implicações da NEE do aluno para a acessibilidade curricular:
6- Outras informações relevantes:


5.3- NECESSIDADES APRESENTADAS:
  • Acompanhamento individualizado;
  • Tempo disponível para uma aprendizagem eficaz;
  • Atividades lúdicas com músicas e comunicação acessível através da informática.
  • 5.4- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO





FUNÇÃO COGNITIVA
E
METACOGNITIVAS










PERCEPÇÃO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.


Observações:

ATENÇÃO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: seleção e manutenção de foco, concentração, compreensão de ordens, identificação de personagens.


Observações:

MEMÓRIA (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: memória auditiva, visual, verbal e numérica.


Observações:

LINGUAGEM (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos compreensão da língua oral, expressão oral, leitura, escrita, uso de outros sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)


Observações:

RACIOCÍNIO LÓGICO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: compreensão de relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de situações-problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e de enunciados, causalidade, sequência lógica etc.


Observações:


FUNÇÃO MOTORA
E
PSICOMOTORAS
DESENVOLVIMENTO E CAPACIDADE MOTORA (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: postura, locomoção, manipulação de objetos e combinação de movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação motora.


Observações:


FUNÇÃO INTERPESSOAIS - AFETIVOS
ÁREA EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: estado emocional, reação à frustração, isolamento, medos; interação grupal, cooperação, afetividade.


Observações:

LÍNGUA
PORTUGUÊSA


MATEMÁTICA


HISTÓRIA


GEOGRAFIA


Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que constituirão os objetivos no planejamento pedagógico no AEE:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PARTE II: PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO

NOME DO ALUNO:
SÉRIE: __________________ANO: __________________
DATA DE NASCIMENTO: ___
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: _________________________
PROFESSORA DO AEE: ___________________
PROFESSORA DA CLASSE REGULAR:

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
ÂMBITOS

Ações necessárias:
Ações já existentes:
Ações que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis
ESCOLA







SALA DE AULA







FAMÍLIA







SAÚDE








2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

Tipo de AEE
( ) sala de recursos multifuncionais
( ) intérprete na sala regular
( ) professor de LIBRAS
( x ) professor de apoio
( ) domiciliar
( ) hospitalar
( ) outro? Qual?
Frequência semanal
( ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
( x ) todo o período de aula, na própria sala de aula
( ) outra? Qual?
Tempo de atendimento
( ) 50 minutos por atendimento
( x ) durante todas as aulas, na própria sala de aula
( ) outro? Qual?
Composição do atendimento
( x ) atendimento individual
( ) atendimento grupal
( x ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
Outros profissionais envolvidos
( x ) Fonoaudiologia
( x ) Psicologia
( ) Assistência Social
( x ) área médica. Qual a especialidade? _______________
( ) outro? Qual?
Orientações a serem realizadas pelo professor de AEE
( x ) orientação ao professor de sala de aula. Quais?
( x ) orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( x ) orientação aos colegas de turma. Quais?
( ) orientação ao diretor da escola. Quais?
( x ) orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
( x ) orientação à família do aluno. Quais?
( ) orientação aos funcionários da escola. Quais?
( ) outras orientações. Quais?


3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:

ÁREAS A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva
Área Motora
Área Social
OBJETIVOS
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
ATIVIDADES DIFERENCIADAS
Descrever as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( x ) comunicação alternativa
( x ) informática acessível
( ) LIBRAS
( x ) adequação de material
( ) outra? Qual?
METODOLOGIA DE TRABALHO


O planejamento para o trabalho é traçado a partir de uma avaliação diagnóstica, realizada de maneira interventiva, objetivando a percepção das potencialidades da aluna, de acordo com suas reações, sem mediação e, posteriormente, com mediação.O trabalho é centrado na realidade da criança, em sua identidade, seu nome, sua família, suas motivações, no que ela já sabe, em seu repertório de competências, em suas motivações, no que ela já sabe, em seu repertório de competências, em suas habilidades, em sua singularidade.
RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Descrever os recursos/equipamentos que serão produzidos e utilizados para o aluno, no AEE:


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE:


AVALIAÇÃO DO PERÍODO


No final do período, descrever as conquistas do aluno e quais objetivos foram alcançados, no AEE. Registrar de que forma as ações do AEE repercutiram no desempenho escolar do aluno.
DATA:
NOME DA PROFESSORA DO AEE: Cristiane Meireles de Oliveira
ASSINATURA DO PROFESSOR DO AEE:


16 comentários:

  1. Adorei o seu blog! Essas postagens sobre as salas de recursos irão me ajudar bastante nessa minha jornada de 2014, pois atuarei em uma sala de recursos e agradeceria se você tiver mais informações e encaminhasse para o meu e-mail: may-wilma@hotmail.com. Obrigada, sucessos e felicidades na sua carreira profissional! ;-)

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  2. Parabéns pelo trabalho executado. Percebo muita segurança e propriedade nos conhecimentos expostos. Também sou de Sala de AEE, em Fortaleza -Ceará. Mas minha realidade está bem longe da que você apresenta.

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  3. poderia me enviar esse material?
    gianirojas@uol.com.br
    grata

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  4. poderia me enviar esse material?
    gianirojas@uol.com.br
    grata

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  5. Olá, também trabalho na sala de recursos e atendo uma aluna com sindrome de west, ela fala normalmente, mesmo com dificuldade caminha sozinha, já sabe ler, mas ainda não faz registro de nada, já pesquisei muito mas não encontro nada sobre o assunto, se ela conseguira escrever. Você poderia me dar algum parecer sobre isto, você também atende alunos com esta sindrome?

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  6. Olá bom dia!!!
    Por gentileza você poderia me enviar este conteúdo.
    Desde já vos agradeço
    rafa-mantena@hotmail.com

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  7. Oi tem como vc me enviar no meu e-mail?

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  8. Bom dia!
    Também trabalho na sala do aee e gostaria de receber este conteúdo se possível!desde já obrigado.

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  9. boa noite poderia me enviar esse materia: vivianbfaria@hotmail.com

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  10. Por favor seria possivel encaminhar esse conteudo para meu email.
    grasibmgobbi@gmail.com

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  11. Parabéns, excelente o modelo acima.

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  12. BOA NOITE, ESTOU PRECISANDO DESTE MATERIAL, GOSTEI MUITO. fabianacarladearaujoalvesaçves@gmail.com

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  13. gostaria de receber o material
    miacs1969@gmail.com

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Se puder me enviar, agradeço. smottabtaga@gmail.com

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  16. Boa tarde! Sua matéria poderá me ajudar muito na organização e na construção dos PDI que tenho que fazer.
    Se for possível envie pra mium por favor.
    gilvanaabdias@gmail.com

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